.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de junho de 2017

-JESUS ESCOLHEU E ENVIOU DOZE DISCÍPULOS-José Salviano


11º DOMINGO DO TEMPO COMUM
18 de Junho de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mt 9,36-10,8


Naquele tempo:
36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas,
porque estavam cansadas e abatidas,
como ovelhas que não têm pastor.
Então disse a seus discípulos:
37'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.
38Pedi pois ao dono da messe
que envie trabalhadores para a sua colheita!'
10,1Jesus chamou os doze discípulos
e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus
e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
2Estes são os nomes dos doze apóstolos:
primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão;
Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João;
3Filipe e Bartolomeu;
Tomé e Mateus, o cobrador de impostos;
Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;
4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes,
que foi o traidor de Jesus.
5Jesus enviou estes Doze,
com as seguintes recomendações:
'Não deveis ir aonde moram os pagãos,
nem entrar nas cidades dos samaritanos!
6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!
7Em vosso caminho, anunciai:
O Reino dos Céus está próximo'.
8Curai os doentes, ressuscitai os mortos,
purificai os leprosos, expulsai os demônios.
De graça recebestes, de graça deveis dar!
Palavra da Salvação.(CNBB).

Jesus diante daquela multidão, percebeu que se tratava de pessoas desamparadas, e que necessitava de ajuda. Pessoas carentes, principalmente da palavra confortadora, e cheia de vida eterna. Então, Jesus disse que eram como ovelhas sem pastores.
Isso acontece no mundo de hoje. Multidões a deriva, sem um pastor que lhes conduza ao caminho certo. Em vez disso, estão entregue a “pastores”  que são falsos, pois o que eles querem é se aproveitar da ingenuidade dos fracos, e tirar-lhes o seu pouco dinheiro, para aumentar o seu patrimônio acumulado às custas das doações dos miseráveis.
Hoje também a MESSE É IMENSA! E com poucos pastores para orientar. Para catequisar. Os poucos padres que temos são constantemente bombardeados, pelas tentações. São tentados pelas coisas mundanas, pelo viver sem limites, pela mídia que busca fazer a cabeça dos fracos, transformando-os em POBRES COM CABEÇA DE RICOS.
Isso é um vírus mortal existente no mundo de hoje. Muitas pessoas atraídas pelas novelas, sem o saber estão sendo levadas a acreditar que mesmo sendo pobres, temos de pensar como ricos, e desprezar os irmãos fracos e oprimidos, e a defender a postura daqueles que vivem da exploração dos assalariados e portanto, miseráveis. Aprendem também que devemos fulminar todos aqueles que se propõem a defender os direitos dos fracos.
A messe hoje é maior que nos tempos de Jesus, e os trabalhadores são muito poucos. E a culpa também é nossa pois estamos fazendo muito pouco, ou nada pelas vocações sacerdotais.
Muitos incentivam o filho do vizinho a ser seminarista. Porém, o seu filho, não.
O exemplo de vida cheia de santidade dos pais, já é um incentivo para a vocação dos filhos. Mas isso não basta! É necessário mostrar aos nossos filhos, que A MESSE É MUITO GRANDE e não podemos ficar de braços cruzados.
Hoje Jesus também nos chama para a missão de evangelizar. Jesus está nos chamando para a luta contra o poder do mal, a batalha contra todas as forças do mal que arrastam os nossos jovens para longe dos caminhos de Deus!
Jesus hoje está convidando não somente 12 de nós, mas nós todos a arregaçar as mangas e ir à luta pela salvação da humanidade.
Jesus deu poderes aos discípulos. Ele também nos dará poderes, se aceitarmos o seu convite para trabalhar na colheita. Seremos poderosos! Poderemos perdoar os pecados, podemos transforma pão e vinho no corpo e sangue de Cristo, podemos unir os casais que se amam de verdade, transformando-os em maridos e mulheres.
Caríssimas e caríssimos.  Hoje Jesus está convidando você e eu a irmos pelo mundo e anunciar a palavra de Deus por todos os cantos. Procure em sua paróquia como você pode fazer isso. Evangelizar. Catequizar. Anunciar os ensinamentos de Jesus pela palavra e pelo testemunho. Vai lá! O momento é agora. Não deixe para amanhã. Pode ser tarde demais. Pois os ramos que não dão frutos serão jogados no fogo... Cuidado!

Jesus enviou os 12 discípulos para anunciar a Boa Nova pelas cidades e povoados, e fez algumas recomendações, entre elas, Jesus disse: "Mas, se em algum lugar as pessoas não quiserem recebê-los, nem ouvi-los, vão embora. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente.
        
Prezados irmãos. Este é o maior pecado. O pecado de recusar o convite, o chamado, a visita de Jesus em nossas vidas. Porque o maior pecado é a falta de fé, ou seja, a nossa recusa diante do convide de Jesus à conversão, convite a uma vida na presença de Deus. Isso aconteceu naqueles tempos e continua a acontecer nos dias de hoje.

Em todas as missas nós ao fazer a profissão de fé, declaramos que Jesus é o Filho de Deus feito homem... Então, meus irmãos, nós sabemos que Jesus é o próprio Deus, e mesmo assim, saímos da missa e continuamos a crucificá-lo com os nossos pecados.  E o maior de todos os pecados, repito, é recusar o convite de Jesus para uma vida engajada. Não basta ir à missa aos domingos. É preciso fazer mais! Lá fora há um mundo se corrompendo a mil por hora! Você vai continuar aí parado? Vai continuar a ir apenas à missa aos domingos, ou mesmo aos domingos e durante a semana e achar que está fazendo muito?  Não! Jesus não precisa de nós, mais Ele quis contar com a nossa participação na conversão dos infiéis, dos não engajados, dos pecadores.

Jesus sendo o próprio Deus, não precisava de ninguém para realizar a sua missão. Porém, para nos dar o exemplo, ele se fez precisado de ajuda, e escolheu os discípulos para ajudá-lo na missão de salvar a humanidade.
E desse modo, nós, eu e você, também somos convidados a nos integrar nessa missão, nesse grupo dos escolhidos para seguir, copiar, imitar Jesus, e ao mesmo tempo fazer com que todos acreditem nele, e o sigam também.

Jesus, ao enviar os seus 12 escolhidos, também recomendou-lhes que:

“Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!
Recomendou para que eles não perdessem tempo tentando converter os pagãos, nem se arriscassem em visitar o samaritanos, pois esses, viviam em constante confrontos com os judeus.
Mas sim, disse que eles deveriam ir primeiro ao encontro das ovelhas perdidas da casa de Israel.
É o que devemos fazer hoje, nós os escolhidos para levar a palavra de deus ao mundo sem Deus.
Não fiquemos no conforto dos limites paroquiais, mais sim, vamos à periferia, vamos nas escolas, vamos onde estão aqueles que embora não busquem a Deus por causa do que possam pensar seus amigos incrédulos, ELES ESTÃO SEDENTOS DE DEUS!

Um bom domingo a todos vocês. José Salviano

---------------------------------

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Senhor da Messe e Pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos o teu forte e suave convite: -"Vem e  segue-me"! Derrama, sobre nós o teu Espírito.
Que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz.
Senhor. Que a Messe não se perca por falta de operários!
Desperta nossas comunidades para a Missão.
Ensina nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de
Pastores.
Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros.
Dá perseverança aos nossos seminaristas.
Desperta em nossos jovens a vocação para o ministério pastoral em tua Igreja.
Senhor da Messe e pastor do rebanho. Chama-nos para o serviço de teu Reino e de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho. Ajuda-nos a responder SIM. Amém.


2 comentários:

  1. Belíssima reflexão! Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Levar a mensagem de Jesus aos outros, é uma questao de: Fé; recompensa; honra; alegria; amor; reconhecimento; trabalhar para a realizaçao do prejeto de salvaçao que Jesus nos ofertou. Entao como disse o Jose Salviano, nao vamos ser tolos de trabalhar para as coisas mundanas e falsas e sim para as coisas que nos traz vida eterna, alegria e felicidade verdadeiras, ou seja, vamos ficar com Jesus.

    ResponderExcluir