.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 4 de junho de 2017

“DAI A DEUS O QUE É DE DEUS.” – Olivia Coutinho


Dia 06 de Junho de 2017
 

Evangelho- Mc 12,13-17
 
 
Estamos no mês de Junho, mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus!
É um tempo propício para refletimos sobre o compromisso que assumimos com Jesus, a partir do nosso batismo, e sobre  a intensidade do seu amor por nós, um amor imenso que o fez passar por  grandes sofrimentos para nos recolocar  no coração do Pai.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir,  podemos perceber claramente, que os  piores inimigos que nos distanciam do coração do Pai, é a ganância, o desejo do ter, do poder e do prazer. Foram esses inimigos, presentes no coração  das lideranças políticas e religiosas do tempo de Jesus, que não deixaram eles enxergarem na pessoa de Jesus, a presença  do Messias, o Cristo Filho de Deus.
A adesão do povo à Jesus, ia crescendo  dia pós dia, o que aumentava ainda mais a ira dessas autoridades que detinham o  poder. Porém Jesus, não se intimidava diante de seus opositores, Ele continuava  falando  do Reino abertamente, sem medo.
Fariseus e herodianos, eram grupos rivais, eram as lideranças locais dos povoados da Galileia.  Esses dois grupos, ao se sentirem ameaçados pela a presença de Jesus, e abriram mão de suas diferenças, se unindo, no mesmo propósito  de eliminar Jesus, tirando-o do caminho deles. Para evitar um confronto direto com o povo, o qual lhe era submisso,  eles  preferiram incitar o próprio povo  contra Jesus, armando uma cilada contra Ele. “As autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Aproximando de Jesus, eles  disseram: 'Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”
Esta pergunta maliciosa, revestida de uma  aparência de fidelidade a Deus, era na verdade uma intenção de acusar Jesus: Se Ele dissesse: “deve pagar”,  Ele poderia ser acusado junto ao povo, como amigo dos romanos. Se Jesus dissesse: “Não deve pagar”, poderia ser acusado junto às autoridades romanas como subversivo. Portanto, o plano parecia perfeito, para eles, Jesus não tinha saída.
Porém Jesus, na sua sabedoria Divina, não perde tempo com discussões, limitou-se apenas em dizer: “Trazei-me uma moeda para que eu a veja. “Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou:
“De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda? “Eles responderam: “É de César’. “Então Jesus disse”: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.” Jesus disse isto, porque  Ele sabia que  eles  já reconheciam a autoridade de César, ou seja, já estavam dando a Cesar o que era de Cesar.  O que  faltava, era  eles devolverem   a Deus o que era de Deus, isto é: devolver a Deus, o povo que eles oprimiam!  Com isto, o plano arquitetado pelos opositores de Jesus, mais uma vez, cai por terra, mostrando-nos que as forças do mal nunca sobrepõem o bem!
  Muitos de nós, condenamos as atitudes dessas autoridades que tramaram contra Jesus, mas será que nós também, de alguma forma, não estamos tramando contra Ele, planejando algo contra o nosso irmão? Será que estamos acolhendo bem, um novo integrante que chega com idéias novas na nossa comunidade? Ou  ficamos com  medo dele se destacar e tomar o nosso lugar?
O que estamos dando a Deus? Estamos entregando  a Ele os frutos produzidos através dos dons que Ele nos deu?
 A vida é a maior expressão do amor de Deus,  não conduzi-la para o bem, é não dar a Deus o que é de Deus! Partilhar a vida, praticar a justiça, o perdão  é viver a lei do amor, é dar a Deus o que é de Deus.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir