.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

VIGILÂNCIA E PRONTIDÃO NOS ENSINA JESUS – Maria de Lourdes Cury Macedo


Domingo, 7 de agosto de 2016.
Evangelho de São Lucas 12, 32-48.


Jesus confia o Reino de Deus aos seus discípulos, os quais Ele compara a um pequeno rebanho. Jesus aconselha viver os valores do Reino que são o amor, a justiça, a partilha, a fraternidade, o perdão, a união, a paz... Esse é um tesouro que o ladrão não rouba e a traça não destrói. É um tesouro que nos levará para o céu. Viver os valores do Reino de Deus é possuir um tesouro inesgotável e seguro, diferente do tesouro de bens materiais, que se não for usado em benefício dos irmãos, da comunidade, não levará ao céu e sem valor aos olhos de Deus. Por isso Jesus diz: “onde estiver o seu tesouro, aí estará o seu coração”. A qual tesouro você dá valor?
O verdadeiro tesouro que não será tirado é o Reino dos céus, por isso Jesus convida seus discípulos à vigilância e ensina-os por meio de parábolas, que são pequenas histórias tiradas da vida cotidiana do povo, que é preciso vigiar, estar de prontidão porque ninguém sabe a hora que o dono da casa vai chegar e nem quando o ladrão vem para saquear.
 No tempo de Jesus os judeus usavam a túnica e o manto, eram roupas largas e amplas. Para trabalhar ou quando caminhavam costumavam prender as vestes com um cinto comprido e largo para terem melhor desempenho. A túnica solta indicava que o serviço estava pronto, indica descanso. Por isso Jesus diz para estarem com os rins cingidos, isto é, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas, prontos e vigilantes para desempenharem seu serviço. É assim que deve estar os seguidores de Jesus, pronto para o trabalho, de prontidão para servir.
Havia o costume antigo dos empregados ficarem esperando o patrão, a noite, com as lâmpadas acesas, para que quando ele chegasse, estivessem prontos para abrir a porta, recebê-lo e servi-lo. Se não estivessem de túnica arrumada e com as lâmpadas acesas, não poderiam ir logo abrir a porta, causando aborrecimento ao patrão. Os empregados não sabem a hora que o patrão vai chegar da festa. Não importa a hora, o que importa é estar de prontidão esperando seu patrão para bem servi-lo.
Com essa parábola Jesus quer ensinar a seus discípulos que todos devem estar preparados para receber o Senhor, que vem para o julgamento. Devem estar sempre preparados, revestidos da paz, que vem do alto, glorificando e louvando sempre a Deus. Preparados para assumir a vontade de Deus sempre que ela se manifeste.
Essa parábola se refere à hora da morte, pois ninguém sabe a hora que vai partir desse mundo. Por isso é preciso estar vigilante e preparado para esperar o Senhor que vem.  Cada um de nós deverá receber o Senhor e prestar-lhe contas de nossos dias, como tem sido a nossa vida, assim como os empregados da parábola, não sabemos a hora em que o patrão virá.
Jesus nos aconselha praticar as virtudes, não nos deixar levar pelas coisas do mundo que nos atrapalham viver os valores do Reino de Deus como: as paixões, as ocasiões de pecado, o comodismo, o orgulho, a vontade própria, o egoísmo... Jesus ainda fala do ladrão que sempre chega de surpresa, quando menos esperamos. Por isso, toda vigilância é necessária. A morte sempre chega de surpresa, portanto só nos resta vivermos preparados e vigilantes.
A vigilância cristã deve ser atitude constante, rotineira. Devemos ocupar o nosso tempo com qualidade. Viver sempre com equilíbrio, buscando cumprir bem os próprios deveres, nossos gestos e ações deve fazer bem a nós e ao próximo, precisam ser gestos de amor. É necessário vivermos o momento presente com consciência, que é o tempo que temos para realizar a vontade e ensinamentos de Jesus. A hora de amar é agora, de perdoar, de ser responsável, de ser justo, fraterno, de valorizarmos o próximo. Aproveitemos, pois, o nosso tempo gastando-o com os valores do Reino de Deus.
Jesus confiou a todos nós responsabilidades, temos que ser fieis e prudentes, servidores do Reino, a exemplo do Senhor que serviu até a morte.         
Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes


Nenhum comentário:

Postar um comentário