.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

“QUEM SE ELEVA SERÁ HUMILHADO, QUEM SE HUMILHA, SERÁ ELEVADO.” – Olivia Coutinho


22º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 28 de Agosto de 2016

Evangelho de Lc14,1.7-14

 Numa sociedade onde impera o individualismo, a competitividade, o povo vai se distanciando cada vez mais do projeto de Deus, deixando de lado os valores do evangelho, da ética e da moral.
Enquanto caminhou por este chão, Jesus nos ensinou com a própria vida, que a grandeza de uma pessoa,  não está em títulos, em ser o primeiro e sim, em estar  a serviço do Reino, no lugar onde Deus o plantou,  para produzir frutos!
Como Mestre de toda a história, Jesus serviu-se de meios humanos bem simples, para nos ensinar, que é na gratuidade e  na humildade, que  seremos classificados por Deus, como  primeiros no Reino dos céus.
O evangelho que a liturgia deste domingo coloca diante de nós, nos convida a pautar a nossa vida no exemplo de Jesus, que mesmo sendo Deus, não quis ocupar  o primeiro lugar aqui na terra, deixando-o para os pequenos!
 “Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo” (Fl 2, 6-7).
O texto começa dizendo, que Jesus, num dia de sábado, foi comer na casa de um dos chefes  dos fariseus. Percebendo  que os convidados escolhiam   os primeiros lugares, Jesus conta uma parábola, no sentido de chamar a atenção das pessoas, sobre a importância da humildade, não, uma humildade de fachada, mas uma humildade de sentirmos verdadeiramente  pequenos, necessitados de Deus.
Quando nos colocamos diante  Deus, vazios do nosso “eu,” Deus toma o nosso “nada” e nos eleva, preenchendo o nosso coração da sua divindade! Divinizados, tornamos mais humanos, mais humanos, tornamos mais  próximos do outro e simultaneamente mais próximos de Deus!
 Com esta parábola, Jesus tenta mudar a mentalidade de muitas pessoas, que ainda hoje, gostam de ser incensados pelo o povo, de serem notadas admiradas, bajuladas...
 São muitos, os que  escondem  atrás do manto da bondade,  se mostrando  pessoas honradas quando na verdade não o são. Estes,  querem sempre ocupar os primeiros lugares, lugares denominados pelo mundo como lugar de honra!
Para o mundo, ser  humilde, é ser bobo, para Deus, ser humilde, é ser grande!  
 “O primeiro no reino dos Céus é aquele que serve.”  Estas palavras de Jesus, nos  leva a um questionamento: O que é mais importante: sermos aplaudidos pelo o mundo, ou abraçados por Deus na eternidade?
No conceito dos homens, ser grande, é possuir bens, é ter poder, fama, enquanto que para  Deus, ser  grande, é  ser o último, é ser àquele  que serve!
Com o seu testemunho, Jesus  nos ensina, que o caminho que nos leva a salvação,  perpassa pelo o caminho da humildade, caminho que Ele mesmo  percorreu,  ora se misturando com os pobres  e marginalizados, ora sentando à mesa da refeição com os seus adversários.
A nossa vida cristã, deve ser  marcada sim, mas não por títulos,  e sim, pela vida de comunhão e acima de tudo, de humildade!
 A humildade é  a característica marcante  de um  verdadeiro seguidor de Jesus, é a virtude que mais nos aproxima da perfeição, que nos torna parecidos com Jesus!  
 Uma pessoa não é humilde de nascença, ela vai tornando humilde à medida que em que ela vai reconhecendo a suas imperfeições, a sua pequenez diante do Senhor!
No final do evangelho, Jesus nos recomenda: “... quando deres um banquete, convide os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois eles não te podem  retribuir!”
Façamos o que Jesus nos recomenda,  mas não fiquemos somente no Banquete lá  da nossa casa,  façamos a diferença, nos   misturando com os excluídos, dentro do espírito da  igualdade no  banquete  da partilha.  

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário