.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Bendita és tu entre as mulheres-Helena Serpa

21/08/2016 -  Domingo – 1ª. Leitura -  Festa da Assunção  de Nossa Senhora

“A Assunção de Maria é um grande mistério que diz respeito a todos nós, sobre o nosso futuro. Maria nos precede na estrada para a qual são encaminhados aqueles que, diante do Batismo, ligaram a sua vida a Jesus, como Maria entrelaçou a Ele a sua própria vida. Ela foi a primeira a acreditar no Filho de Deus, e é a primeira a subir aos céus em corpo e alma. Inicialmente, acolheu e tomou conta de Jesus quando ainda era criança, e é a primeira a ser acolhida pelos braços de seu Filho para ser levada ao Reino eterno do Pai. A festa de hoje preanuncia os “novos céus e a nova terra”, com a vitória de Cristo ressuscitado sobre a morte e a derrota definitiva do mal. Para tanto, a exaltação da humilde moça da Galileia, expressada no canto do Magnificat, se torna canto de toda a humanidade, que se compraz no ver o Senhor que se inclina sobre todos os homens e todas as mulheres, humildes criaturas, e assume com Ele todos no céu”. (Trecho retirado do site da Rádio Vaticano – homilia do Papa Francisco)


Apocalipse  11,19;12,1.3-6.10 – “uma mulher vestida de sol”

No Livro das Revelações, o Apocalipse, em linguagem simbólica, São João descreve para nós a visão de um grande sinal no céu como a figura de uma mulher vestida de sol, que tinha uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça e estava sendo perseguida por um dragão. Esta figura representa para nós Maria a Mãe de Jesus que é também a Mãe da Igreja e o dragão, o inimigo de Deus que persegue a Igreja de Jesus Cristo. Maria é a Arca que leva Jesus em si para entregá-Lo à humanidade. A Igreja é a Arca que apresenta Jesus aos homens.  Esta revelação nos mostra também como Maria foi preservada por Deus que lhe preparou um lugar na Sua glória, como afirma a Tradição da Igreja, sendo ela assunta ao céu pelos merecimentos do Seu Filho Jesus Cristo.  

Salmo 44 – “À vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir”.
O salmo canta a figura da rainha que se encontra à direita do rei,  “tal se nos mostra Maria na glória celestial  É a mesma glória que envolve o Filho e a Mãe! Ele nos aparece tão belo! E ela como se nos apresenta suave e terna em seu sorriso de Mãe, estendendo-nos os braços, num convite amoroso, para que vamos a Ela e possamos um dia partilhar de sua bem-aventurança! ”  (trecho retirado do site www.lepanto.com.br). – Qual a imagem que você tem de Maria?

2ª. leitura – 1 Cor 15, 20-27 – “em Cristo, somos todos vitoriosos”
Em Adão todos morrem, em Cristo todos reviverão! Esta é uma verdade que nos garante a Ressurreição daqueles que acreditam em Jesus Cristo o primeiro a ressuscitar dos mortos. A morte já veio por intermédio de Adão que pecou. A ressurreição vem para nós por intermédio de Cristo que nos deu a salvação. A morte é o pecado, afastamento de Deus, a ressurreição é vida nova, em Cristo Jesus!  Deus já concedeu a vitória ao Seu Filho e com Ele nós também somos vitoriosos. Por isso, também acreditamos no privilégio de que Maria não passou pela morte, ela apenas adormeceu e foi assunta ao céu pelo poder de Deus. “Os Apóstolos, ao abrirem o túmulo da Mãe de Deus para satisfazer a piedade de São Tomé e ao desejo deles todos, não encontrando mais ali o corpo de Nossa Senhora, deduziram e perceberam que Ela havia ressuscitado. Não era preciso ver à ressurreição para crer no fato, era uma dedução lógica decorrente das circunstâncias celestiais de sua morte, de sua santidade, da dignidade de Mãe de Deus, da sua Imaculada Conceição, da sua união com o Redentor, tudo isso constituía uma prova irrefutável da Assunção de Nossa Senhora”. ( retirado do site )  - www.lepanto.com.br.

Evangelho – Lucas 1, 39-56 – “Bendita és tu entre as mulheres

Neste Evangelho Maria visita a sua prima Isabel e se coloca à sua disposição como serva do Senhor, confirmando aquilo que já havia dito ao Anjo Gabriel. Maria revelou a sua humildade e submissão à vontade do Pai quando, mesmo reconhecendo a sua pequenez assumiu a missão de Mãe do Salvador, e não ficou nos lauréis que o título lhe conferia.  Nada reteve nada para si! Entregue ao Espírito Santo ela se determinou a servir a Deus e não perdeu tempo, correu para ajudar Isabel, sua prima, que precisava da sua ajuda. O Espírito Santo confirmou-a como mãe do Salvador quando João Batista pulou no ventre de Isabel e ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”  E completou, dizendo: “Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.     Como para confirmar toda a graça que recebeu de Deus Pai e inspirada nos livros do Antigo Testamento Maria cantou o Magnificat assumindo ser bem aventurada pelos prodígios que nela aconteciam. Por isso, afirmou: “doravante todas as gerações me chamarão bem aventuradas, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor” .   Com Maria, somos também bem aventurados, porque acreditamos nas promessas do Senhor e cheios (as) do Espírito Santo sentimos a presença de Jesus que nos motiva a ir ao encontro de todos os que hoje estão à nossa espera. Nossa Senhora é nosso modelo, por isso, agradecidos, nós também dizemos quando  rezamos o rosário: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” – Você acredita que Nossa Senhora está no céu ao lado de Jesus   e que intercede por nós? – Você tem Nossa Senhora também como sua mãe? – Como é a sua devoção para com Maria? – Você costuma rezar o terço e pedir a sua benção? – Ore hoje com Maria e sinta o carinho e a ternura dela, como sua mãe, rainha do céu e da terra!


2 comentários:

  1. MUITO OBRIGADO SENHOR EU TE AMO E TE ADORO ,MARIA SANTA MAE DE DEUS ROGAI POR NOS

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir