.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Debaixo da figueira-Helena Serpa

24/08/2016 – 4ª. Feira  -  Bartolomeu – Natanael - apóstolo -  Apocalipse  21,9-14 – “A Igreja brilha no mundo através de nós.”
O Livro das Revelações, o Apocalipse, foi escrito por São João, quando estava preso na Ilha de Patmos. Ele contém revelações de Jesus para a Sua Igreja e é todo escrito com figuras simbólicas. Na leitura de hoje a Igreja de Jesus Cristo nos é mostrada como a cidade santa, descida do céu brilhando com a glória de Deus, esposa do Cordeiro.   “João viu Jerusalém pura e santa – a igreja do Senhor lavada no sangue do Cordeiro! A figura da cidade santa e perfeita representa o estado abençoado do povo de Deus que habita na Sua presença, por isso, tem a glória de Deus.  O número doze se destaca como o número do povo de Deus”. A visualização de São João exalta a grandeza e beleza da Igreja de Deus representada pelas doze tribos de Israel e tendo como alicerce os doze apóstolos de Jesus Cristo.  Essas figuras, portanto, fazem com que cada vez mais nós tenhamos a convicção de que a nossa Igreja Católica Apostólica é aquela que foi fundada por Jesus, fundamentada no testemunho dos Seus apóstolos e que nos leva a ter por ela o respeito, a admiração e obediência que ela merece. A Igreja brilha no mundo através de nós. Nós somos a Igreja, cada um de nós é um tijolo nesse edifício espiritual e nos sustentamos uns nos outros, formando o Corpo de Cristo. Portanto, nunca deveríamos falar mal da Igreja, pois assim, estaríamos denegrindo a nossa própria pessoa.   - Você procura se aprofundar na doutrina da Igreja Católica? – Você tem em mãos o Catecismo da nossa Igreja e já procurou conhecê-la melhor? - Quando alguém fala mal da Igreja Católica, você fica calado (a) por ignorância ou argumenta com segurança em sua defesa? – Você se considera Igreja ou acha que somente o Papa, os Bispos e os padres fazem parte dela?

Salmo 144 –  “Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso reino glorioso!
Os amigos do Senhor formam a Igreja, Seu Corpo Místico. A Igreja somos todos nós, inseridos no mistério de Cristo e, portanto, somos chamados a espalhar os Seus prodígios entre os homens. De geração em geração os amigos do Senhor propagam o Seu reino e o Seu poder.

Evangelho – João 1, 45-51 – “debaixo da figueira”

Natanael representa a nossa humanidade desconfiada e preconceituosa que tem dificuldade de acreditar nas evidencias de Deus. Não acreditamos quando alguém nos fala das coisas de Deus e só confiamos naquilo que vemos, experimentamos e comprovamos. Hoje, Jesus também nos chama através das pessoas mais simples e despretensiosas, que nos dizem: “Vem ver”!  Às vezes perdemos o nosso precioso tempo buscando solução para os nossos problemas junto de pessoas a quem consideramos muito especial e famoso que nos prenunciam coisas que desejamos e, por isso, deixamos para trás o convite de Jesus. Contudo, Jesus tem paciência e faz de tudo para nos atrair ao seu reino de amor. Ele conhece a nossa história e sabe qual é a palavra chave para que possamos acolher o Seu apelo. Se compreendêssemos melhor que Jesus está vivo e atuante na nossa vida e quer dar mais sabor e alegria à nossa existência, com certeza, não relutaríamos em atender ao Seu chamado. Jesus também nos vê debaixo das “figueiras” (diversas situações)  nas quais nos encontramos, conhece os apelos do nosso coração e quer nos curar, nos transformar, animar. Quando apenas “ouvimos falar” de Jesus nós desconfiamos e nos esquivamos, no entanto, a partir do momento em que temos uma experiência pessoal com Ele nós também dizemos como Natanael: “ Tu és o Filho de Deus, tu és rei na minha vida!”  Se confiarmos em Jesus e no seu chamado para segui-Lo, muitas maravilhas também haveremos de presenciar: o céu aberto e os anjos subindo e descendo. - Você ainda é como Natanael foi ou já pode dizer que Jesus é o rei da sua vida? – Você sabe que Jesus conhece tudo sobre você e que o (a) viu desde que você estava sob a figueira, isto é, em todas as situações da sua vida?

4 comentários:

  1. SENHOR VOZ QUE NOS VES ,VOZ QUE SABES TUDO DE NOS ,OBRIGADO POR TUDO ISSO,IREMOS UM DIA DEIXARMOS,NOS CONVERTER NOSSOS CORAÇOES AMEM

    ResponderExcluir
  2. Jose Maria Nascimento24 de agosto de 2016 às 05:14

    Obrigado Senhor! !! Obrigado Helena! !!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Helena...
    Leio tuas reflexões todas as quartas feiras no programa de Rádio!
    Ir. Cleuza, MC Guaratuba - PR.

    ResponderExcluir
  4. DEUS te ilumine e te abençoe. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir