.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

SEJAMOS TRABALHADORES NA VINHA DO SENHOR!- Olivia Coutinho

 
Dia 17 de Agosto de 2016
 
Evangelho de Mt20,1-16a
 
O  Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos apresenta uma longa parábola, que se bem meditada, nos ajudará a mudar a nossa postura diante do outro! 
Nesta parábola, o patrão simboliza o Pai, a Vinha, o Reino de Deus! O sentido principal da comparação feita por Jesus, é destacar a incomparável generosidade de Deus! 
Provavelmente, uma das razões que levou Jesus a contar esta longa parábola, tenha sido o ciúme presente no meio de seus primeiros seguidores. Os primeiros seguidores de Jesus, sentiram-se enciumados por Ele acolher os pagãos. Estes primeiros cristãos, tinham muitas dificuldades em aceitar os pagãos em pé de igualdade com eles  diante de Jesus, eles sentiam-se no direito de terem privilégios, por se considerarem o povo escolhido, os primeiros a aderirem a aderirem a proposta de Jesus!
Os pagãos, eram discriminados pelos judeus, eram vistos como impuros pecadores. Este povo excluído, sem identidade, representa os “últimos” os que Jesus classifica como primeiros! 
A parábola chama a nossa atenção sobre a importância da igualdade entre irmãos! Ninguém deve se considerar maior, ou com mais direitos do que o outro, pois para Deus todos são iguais, todos possuem os mesmos direitos.
Através de uma história, Jesus nos mostra que a lógica de Deus é diferente da lógica dos homens, para os homens, uma pessoa vale por aquilo que ela produz, aquele que não produz, é descartado, podemos constatar isto claramente vendo o descaso da nossa sociedade para com os idosos, os doentes... Enquanto que para Deus, o valor de uma  pessoa, está na sua essência, em ser um de seus filhos!
Todos são convidados a trabalhar na Vinha do Senhor, uns acolhe este chamado no alvorecer de sua vida, isto é, no auge da sua juventude, outros, já mais maduros e outros na idade avançada! O importante para o dono da vinha, não é o tempo que acontece a adesão, e sim a resposta que se dá ao seu chamado!
No Reino de Deus, todos tem os mesmos direitos, independente do tempo de serviços prestados! A recompensa é igual para todos: um lugar reservado no coração do Pai!
Como operários mais antigos da vinha do Senhor, não temos o direito de reivindicar privilégios, pelo contrário, devemos privilegiar, acolhendo com carinho os novos trabalhadores que vão se somando a nós, no cultivo da vinha!
Para Deus, o que é creditado a nosso favor, é a gratuidade no servir, o amor que colocamos no que fazemos, afinal, tudo que temos e que somos nos foi dado gratuitamente por Ele, portanto, todos os nossos dons, devem ser colocado à serviço do Reino!
Muitos irmãos,  tem algo  a oferecer, mais ainda vagueiam por aí, ao invés de barreira, sejamos caminho, para que estes irmãos, encontrem “ trabalho” na vinha do Senhor, onde todos tem salário justo, e ninguém é demitido!
Nunca esqueçamos: Deus, é um Pai solícito, Ele está sempre pronto para nos acolher, sem considerar o tempo da nossa adesão a sua proposta de vida nova anunciada por Jesus!
A Salvação é graça de Deus, não a alcançaremos por nossos méritos, e sim, pela sua misericórdia! 
Onde se cultiva o amor fraternal, não há concorrência, não  inveja, ciúme, pois existe  igualdade, um querer bem a todos!
NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários:

  1. Olívia Coutinho, que bela reflexão; cada dia que passa a luz divina ILUMINA mais esta equipe deste blog. Admiro muito seus trabalhos de evangelizadores. Que DEUS abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te ilumine e te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir