.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Sempre Alerta!-Diac. José da Cruz

25 de agosto
1ª Leitura  1 Coríntios, 1, 1-9
Salmo 144/145, 1b "Bendirei o Vosso nome pelos séculos dos séculos"
Evangelho Mateus 24, 42-51
“Sempre Alerta!”
Um dia perguntei a um escoteiro qual seria o significado desse lema tão importante no escotismo, "Devemos estar sempre alerta,  para fazer o bem quando necessário, um bom escoteiro todo dia descobre uma possibilidade de ajudar pessoas em suas necessidades” ,  respondeu-me.
Pois bem, o "Sempre alerta" dos escoteiros, nesse evangelho é o VIGIAI dos cristãos. Porque muitas vezes a gente pode perguntar, vigiar o que, estar vigilante para que, exatamente?
A esse respeito, o Pe. Zezinho tem uma música muito simples mas também muito profunda.
"Quando Jesus passar, eu quero estar no meu lugar" . Tem gente que gosta de VIGIAR a Vida dos outros, outros gostam de participar de tudo que é Vigília de oração, eu mesmo já flagrei gente dormindo na Capela do Santíssimo em uma noite de oração, sapato de um lado, bolsa de outra, confortavelmente acomodada no tapete macio, a distinta dormia que até roncava, uma intercessora de araque.,
Tem ainda os penitentes atletas, passam a vida correndo do pecado e mal cometeram um deslize, vão voando ao confessionário, aterrorizados pela idéia de morrerem em pecado e irem para as profundezas do inferno. Não é essa Vigilância que Jesus recomenda aos discípulos, e nem somos contra vigília de oração, até já participamos de algumas delas.
Retomamos o lema do escoteiro, Vigiar é exatamente isso: perceber a possibilidade de ajudar alguém, de servir uma pessoa, de ser solidário com alguém que sofre, de ajudar a pastoral ou o grupo em alguma tarefa difícil e cansativa, mesmo que não faça parte do seu trabalho. Visitar um enfermo, ajudar na compra de um medicamento, visitar quem está preso e levar uma palavra der esperança, visitar pessoas que perderam um ente querido. Olha só que leque diversificado de obras boas. Mas para isso é preciso ter sensibilidade e percepção e isso vem com a oração, ela nos torna íntimos de Deus e nos leva a experimentar Jesus em tantas e tantas situações do quotidiano. Muita gente desavisada está a espera do Senhor que virá nas nuvens e nem percebe que ele já chegou e chega em cada momento de nossa vida, naquelas situações que as vezes passam desapercebidas.
É claro que, se não estamos acostumados com essas repetidas vindas do Senhor em nossa vida, iremos entrar em pânico quando ele vier definitivamente. O evangelho exemplifica essa ação vigilante com o servo Fiel e Prudente que está á frente de sua Família e tem a missão de alimentá-la...As pessoas mais próximas de nós, na Vida Familiar ou na comunidade, têm fome e precisam ser alimentadas no momento oportuno. Quando faltar amor, daremos amor, quando faltar a esperança, daremos esperança, quando falar compreensão e misericórdia, daremos compreensão e misericórdia, enfim, quando faltar nessas pessoas coragem, ânimo, conforto e consolo, daremos tudo isso.
Mas é bom pensar com seriedade nessa missão, e ter consciência de que em todas essas necessidades em que servimos as pessoas, o alimento é um só JESUS CRISTO. Perto de todos nós, que nos dizemos cristãos, ninguém pode perecer por falta dessas coisas. O vigilante está muito atento as necessidades dos outros... Não é um olhar para cima e nem para nós, mas para o outro....(Diácono José da Cruz - Paróquia Nossa Senhora Consolata - Votorantim SP- E-mail jotacruz3051@gmail.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário