.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Por fora bela viola, por dentro pão bolorento-Diac.José da Cruz

SÁBADO DA 23ª SEMANA DO TC 10/09/2016
1ª Leitura 1 Cor 10. 14-22
Salmo 115/116, 17a "Irei-vos oferecer um sacrifício de louvor"
Evangelho Lucas 6, 43-49
"Por fora bela viola, por dentro pão bolorento"
As árvores frutíferas nunca nos decepcionam naquilo que são e naquilo que oferecem. A qualidade do fruto pode variar um pouco, dependendo de fatores extras como o solo, a semente ou a técnica do plantio, mas uma laranjeira sempre irá nos dar laranjas, uma macieira nos dará maças e assim vai. Isso é óbvio!
No mundo vegetal sim, essa é a lógica. Mas na vida cristã isso nem sempre acontece, porque falta coerência entre Fé e Vida, entre o que se crê e se celebra, e aquilo que se vive. De um cristão se espera mansidão, solidariedade, compreensão, tolerância, amor, perdão, alegria...Nós somos assim? É isso que Jesus pede a cada um de nós neste evangelho: coerência!
A nossa boca deve sempre falar do que o nosso coração está cheio. E o que há em nosso coração? Caa um examine-se a si mesmo e tire suas conclusões. Muitas vêzes, na comunidade, na família, no ambiente de trabalho ou escolar, destilamos veneno da amargura, da irritação, da intolerância, semeando discórdia e divisão e nesses casos, o nosso coração mais se parece com um tanque de ácido corrosivo e destruidor.
A Palavra de Deus nos transforma, ela semeia dentro de nós, a essência do Bem Supremo mas o que falta de nosdsa parte é valorizarmos e cuidarmos dessa semente da Palavra, sermos fiéis ao que Deus nos fala em Cristo Jesus, e nos disciplinarmos a partir desse ensinamentos. Se não houver de nossa parte nenhum esforço para mudarmos, nenhuma atitude que nos permita uma transformação pela força e poder dessa Palavra, seremos cristãos apenas na aparência, isso é, uma bela parreira de uva, com aqueles cachos que dão água na boda só em olhar, mas quando a pessoa come essas uvas, sai cuspindo, por causa do seu azedume.
Encontramos nesta vida pessoas que não professam nenhuma Fé, não frequentam nenhuma Igreja, entretanto são bondosas, tolerantes, compreensivas, solidárias, estão sempre buscando a verdade e a prática da justiça. A atitude dessas pessoas nos desconcertam, e mais desconcertados ficamos quando descobrimos que nem cristãs elas são. Temos que confessar meio envergonhados, que muitas dessas pessoas, têm uma conduta bem mais cristã que a nossa....
E se alguém achar que estou exagerando, veja nos evangelhos sinóticos pessoas como o Centurião Romano, a mulher cananéia, Zaqueu entre outras....
Diácono José da Cruz
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP
E-mail jotacruz3051@gmail.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário