.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Jesus veio para curar a nossa ‘mão seca’-Helena Serpa

05/09/2015 - 2ª. Feira – XXIII semana comum - 1 Coríntios 5, 1-8 – “Um pouco de fermento leveda toda a massa
Precisamos estar consciência de que as nossas más ações como também as nossas boas ações têm influência na nossa família, na comunidade e no mundo onde vivemos. Não podemos “justificar” nossas iniquidades nem as dos nossos irmãos tapando o sol com uma peneira.  Quando erramos devemos reconhecer o nosso erro para mudar de vida, do contrário, com o tempo,  estaremos todos sendo “farinha do mesmo saco”. As coisas vão se tornando normais e já não enxergamos o que está certo nem errado. Se as nossas atitudes são de bem estaremos contribuindo para o crescimento da nossa comunidade, se não,   devemos  ter consciência e optar pelo bem comum: ou nos afastar ou mudarmos de vida. “Um pouco de fermento leveda toda a massa”, portanto, precisamos, com misericórdia e firmeza, nos admoestarmos mutuamente e orarmos uns pelos outros pedindo que o Espírito Santo enfraqueça em nós o domínio da carne a fim de que o nosso espírito seja salvo para o dia do Senhor  -  Você tem alguma influência dentro da comunidade sobre os seus irmãos? – Como tem sido o seu proceder fora da comunidade: é o mesmo que você demonstra dentro dela? – Você tem consciência tranquila diante de Deus dos exemplos que  você tem dado aos seus (as) amigos (as)?

Salmo 5 – “Na vossa justiça,  guiai-me, Senhor!”
O pecado nos afasta de Deus, nunca poderemos nos esquecer disso! As trevas não resistem à luz, portanto como o salmo anuncia, nós precisamos pedir urgentemente refúgio ao Senhor, que nos afasta da iniquidade e do mal. Sob a proteção do Senhor nós nos regozijaremos e caminharemos com firmeza, portanto, não nos esqueçamos de pedir a Ele que nos guie pelos caminhos da nossa existência.

Evangelho – Lucas 6, 6-11 – “Jesus veio para curar a nossa ‘mão seca’ ”

Jesus não conseguia fazer-se entender que o ser humano é muito mais importante para Deus do que todos os regulamentos por mais que manifestasse, no meio do povo, prodígios e milagres.  Os mestres da lei e os fariseus apreciavam a Lei de Deus apenas no que se relacionava com as regras de comportamento, de organização e disciplina do povo, mas não a tinham no coração, como  um princípio de vida e libertação do ser humano.  Ao contrário do que eles pregavam, Jesus fazia questão de anunciar que viera para os pecadores mostrando que o pecado nos deforma e nos afasta do convívio com Deus e também com as pessoas. Por isso, Ele fazia questão de acolher a todos que estavam “marcados” pelo estigma do erro, da culpa e que de alguma forma se sentiam excluídos do convívio com aqueles que se consideravam “puros e bons”. Hoje, também, o propósito de Jesus é restaurar a vida de todos os que se encontram em situação de exclusão, por isso, a qualquer hora, em qualquer momento, mesmo quando todos nos apontam e acusam Jesus está pronto para nos colocar no centro, nos tirando do meio da multidão.  Ele nos olha com um olhar especial e percebe a nossa chaga! Ele sabe o que está nos deformando e quer que tenhamos consciência da nossa dificuldade, por isso, nos manda estender a mão a fim de expor o nosso pecado para reconhecermos que precisamos de  perdão e de acolhimento. O olhar carinhoso de Jesus nos revigora e a     Sua Palavra é para nós como uma promessa que se cumpre: “Levanta-te e fica aqui no meio”! “Estende a tua mão”!  Na medida em que obedecemos à Sua Palavra, também vão caindo por terra os nossos complexos de inferioridade, o medo de revelar quem nós somos, os nossos defeitos, a nossa “mão seca”. Tudo então se torna muito natural e simples e perdemos a inibição e cheios de firmeza enfrentamos todos os olhares ardilosos, pois eles estão ocultos pelo olhar misericordioso de Deus. Ninguém, jamais, em momento algum pode perder a chance de atender à ordem de Jesus, porque Ele veio para curar a nossa “mão seca”,  nem que seja em dia de sábado.   –   Quando comete um pecado grave você se sente isolado (a)? – Você costuma reconhecer e confessar os seus pecados? – Você tem coragem de expor os seus defeitos diante das pessoas pondo-se sob o olhar da misericórdia divina? – Para você o que pode significar “em dia de sábado?




Nenhum comentário:

Postar um comentário