.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Vinde às bodas-Helena Serpa


18/08/2016 - 5ª. Feira – XX Semana do tempo comum -  Ezequiel 36, 23-28 – “o coração novo é cheio do Espírito Santo”
 A promessa de Deus é para toda a humanidade! “Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne”!  É um juramento dirigido a todas as gerações da humanidade, em todos os tempos, e abrange os povos de todas as nações. O Senhor nos dá ciência de que almeja manifestar a Sua santidade na nossa vida substituindo o nosso coração de pedra por um coração de carne apto a escutar a Sua voz e seguir a Sua Lei. Porque somos Sua criação, feitos à Sua imagem e semelhança é que Deus deseja nos fazer santos, assim como Ele é Santo. Por isso, Ele promete derramar sobre nós uma água pura que tira todas as impurezas da nossa alma nos tornando capazes de acolher o coração novo, cheio do Espírito Santo.  Aqui está, portanto, o cerne da promessa de vida nova, pelo Espírito Santo, que o Pai fez a toda a humanidade. Precisamos assumir, hoje, a Promessa do Pai, que se cumpre na medida em que nos apossamos do Espírito Santo. Essa obra admirável, Deus quer realizá-la em nós durante todos os dias da nossa vida, em qualquer circunstância que estejamos. Basta que nos deixemos aquietar em Suas mãos entregando a Ele a nossa vontade arrogante e de dura cerviz. Com o coração renovado e cheio do Espírito Santo nós podemos seguir a lei do Senhor, observar os Seus mandamentos e viver desde já na casa do Pai, sendo Seu povo e Ele o nosso Deus. Se pudéssemos todos os dias meditar sobre estas promessas que o Senhor nos faz, tomando consciência desta realidade, com certeza, os nossos momentos aqui na terra seriam muito mais proveitosos, porque estaríamos manifestando a santidade do nosso Deus por meio das nossas ações. – Você costuma pedir ao Senhor que retire do seu corpo o coração de pedra e lhe dê um coração de carne? – O que você entende por um coração de carne? – Você tem manifestado ao mundo a santidade de Deus por meio das suas atitudes? – Você acredita nas promessas do Senhor? – Você tem o Espírito Santo?

Salmo 50 – Eu hei de derramar sobre vós uma água pura, e de vossas imundícies sereis purificados
A oração do salmista confirma o desejo interior de santidade que o Senhor nos acena na primeira leitura. Se tentarmos rezar este salmo de todo o nosso coração, com certeza a obra que Deus deseja realizar no nosso interior começará a dar bons frutos. Um coração puro, um espírito decidido, a alegria de ser salvo, um espírito generoso são prodígios que nós devemos suplicar a Deus para que tenhamos uma vida plena do Seu amor.

Evangelho – Mateus 22, 1-14 – “Vinde às bodas”

Vivemos aqui como uma noiva que espera o encontro final com o noivo. Mesmo que não percebamos, todos nós caminhamos neste mundo em busca do reino que Jesus nos preparou. Lá, para onde caminhamos está sendo preparado o grande Banquete. É a núpcias do Cordeiro e nós não somos apenas convidados, mas participantes da festa.  É a Festa da Salvação, que Deus Pai preparou para cada um que é chamado a participar do Banquete. Jesus Cristo é o noivo, o Filho de Deus que veio desposar a humanidade. Os judeus, os primeiros convidados se excluíram e não deram a mínima atenção para o convite, pois estavam muito entretidos nas suas próprias ocupações.  Mas a festa estava pronta! O rei, então, mandou chamar todas as pessoas que se encontravam pelos caminhos, os maus e os bons. Vieram do jeito que estavam e a festa começou. A parábola que Jesus nos conta explica como tem sido a nossa postura ante o convite de Deus.   Hoje também, são muitas as desculpas que apresentamos para não aceitar o convite de Jesus.   As nossas ocupações e preocupações com os negócios, com a família, as festas, os divertimentos nos roubam de Deus e do Seu reino. Como os primeiros convidados da parábola, mesmo os que se dizem de Deus, muitas vezes, se justificam porque têm muitos afazeres. 
Começando pelo povo judeu, que não aceitou o convite do Pai, Jesus veio até nós. Somos nós hoje, os maus e os bons a quem o Pai chama para participar do Banquete do reino dos céus. De diversas maneiras o Senhor tem insistido conosco, e, se não atendermos ao seu chamado, poderemos correr o risco de perder a grande chance da nossa vida. O tempo do jogo poderá acabar e o juíz dar o apito final.  Outros ocuparão o nosso lugar. Enquanto é tempo, o Senhor nos chama e nos dá uma veste nova que identifica o modo de ser dos participantes do reino dos céus. Essa nova veste é a mentalidade do Evangelho, a veste branca dos ensinamentos Jesus, sem a qual não nos será permitido permanecer na festa. Quando aceitamos o convite de Jesus, mas não seguimos os Seus ensinamentos nós destoamos e damos contra testemunho, por isso, somos também convocados a sair da festa.  Quantas pessoas nós encontramos no meio da comunidade ou da Igreja que teimam em não acolher os mandamentos de Deus e têm a sua concepção própria servindo, muitas vezes, de pedra de tropeço para outros que desejam seguir as práticas evangélicas. Neste caso, apesar de presentes, fisicamente, sentir-se-ão apartados por não caberem mais dentro do reino, isto é da mentalidade evangélica. Precisamos assumir de coração o nosso lugar na festa, e, nos desvencilhar de todos os nossos conceitos e preconceitos para nos deixar guiar pelo Espírito Santo que é quem nos vestirá com a veste da santidade de Deus. - Você já aceitou o convite para participar do Banquete das Bodas? – Você já aceitou a veste da mentalidade evangélica? – Será que você também não é como este homem da veste diferente que, a todo o momento, se posiciona contrário e dá testemunho falso dentro da sua família ou comunidade? – Perceba como são as suas reações e reflita se também precisa emendar- se.


2 comentários:

  1. SENHOR EU QUERO ENTRAR NO SANTUARIO PARA LOUVAR,PERDAO MEU SENHOR QUERO SEGUIR E ACEITAR O VOSSO SANTO MANDAMENTO,DA,ME SIM SENHOR UM CORAÇAO DE CARNE EU NAO QUERO FICAR DE FORA TENDE PIEDADE DE MIM E DE TODOS OS MEUS IRMAOS AMEM.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te ilumine e te abençoe. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir