.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra-Helena Serpa

01/09/2016 - 5ª. Feira – XXII semana comum - 1 Coríntios 3,18-23 – “a nossa limitação humana. 
A nossa existência humana está sujeita a contradições quando estamos diante da mentalidade de Deus e isso, muitas vezes nos perturba! Assim sendo, quando percebemos que somos inteligentes, temos capacidade para criar, para realizar, para fazer fortuna, possuímos dons, adquirimos conhecimento, sucesso, no entanto, diante de Deus, tudo isto não tem o menor significado, nós nos damos conta da nossa limitação humana.  Por isso, nos confundimos e não entendemos que somos seres humanos cheios de sabedoria, no entanto, para que possamos ser distinguidos como sábios diante de Deus, temos que nos reconhecer insensatos perante o mundo. Não podemos nos arvorar da nossa sabedoria humana, porque assim podemos ser apanhados por Deus em nossa própria esperteza. Na realidade, precisamos apreender que existe a sabedoria do mundo e a sabedoria de Deus e que, diante de Deus, os pensamentos dos sábios do mundo, são vãos. São Paulo descreve os sábios conforme a mentalidade que o mundo prega: sucesso, fama, fortuna, prazer, poder, ter.  Por isso, ele nos apresenta uma regra: “se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade, pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus”. Essa regra vale tanto para nós, como para as pessoas a quem “idolatramos” por sua sabedoria, que nos encantam com sua beleza, a quem aplaudimos pelos seus dons. Por conseguinte, devemos fazer uma reflexão acerca do nosso entendimento em relação às pessoas a quem consideramos importantes, sábias, instruídas e a quem valorizamos mais do que às outras.   Na verdade Deus deu a nós, homens e mulheres,  inteligência a fim de que possamos desenvolver o mundo por Ele criado, no entanto, nós extrapolamos a Sua confiança e queremos ser um outro deus. Quando isto acontece a nossa mentalidade fica obscurecida levando-nos à insensatez. “Que ninguém ponha a sua glória em homem algum!”  Tudo é nosso, o mundo, a vida, a morte, o presente e o futuro, mas nós somos de Cristo e Cristo é de Deus. Por isso, precisamos aprender a dar o seu ao seu dono e a glória a quem pertence.    Nós somos a glória de Deus quando irradiamos ao mundo o pensamento de Deus e a Sua mentalidade. – Qual é a mentalidade de Deus? – Qual a palavra chave para decifrar todos os mistérios de Deus? - Qual é o papel do homem na criação de Deus? – O que você tem percebido nas pessoas que adquirem fama e poder?

Salmo 23 – “ Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra”
A primeira manifestação do poder de Deus nos é dada quando olhamos a natureza e tudo o que Ele criou. Precisamos estar atentos: estamos aqui de passagem e enquanto aqui nos encontramos usufruímos tudo quanto Deus colocou a nossa disposição. Porém, a nossa alma tem sede do infinito. Desejamos subir até a morada de Deus e para isso importa mais termos desde já, coração, mente e mãos puras.

Evangelho – Lucas 5, 1-11 – “Jesus nos chama para sermos pescadores de homens!  


Deus está atento aos nossos movimentos, conhece as nossas necessidades e também aproveita os momentos em que estamos parados (as), isto é, desanimados (as) por causa da pesca que não foi boa e entra na nossa barca. Ele precisa de nós para realizar o Seu plano de Salvação em Jesus Cristo. Para isso enviou Jesus que se manifesta na nossa vida de uma maneira muito coerente com o que Ele deseja realizar em nós e por nosso intermédio. Ele vem a nós quando estamos no posto do nosso trabalho ou na lida da nossa casa, passando por algum sofrimento ou enfrentando situações difíceis. Para cada um de nós Ele usa uma metodologia diferente. O importante, é que Ele precisa de nós do jeito que somos e do modo como vivemos. Foi assim que Ele se aproximou de Simão e de André seu irmão, fez um milagre na sua vida e, depois os convidou para serem pescadores de homens, e assim, O seguirem. Primeiramente, Ele avistou as “duas barcas paradas na margem do lago” e percebeu que aqueles homens estavam desalentados e precisavam de ajuda. No entanto, Jesus não os subestimou, mas pediu-lhes ajuda para entrar na sua barca e dali falar para a multidão. Somente depois, Jesus os instruiu para avançar e ir até o lugar onde encontrariam muitos peixes.  Assim também Jesus faz conosco. Ele se manifesta nas situações da nossa vida, aproveita as oportunidades quando estamos de coração aberto, acrisolado, age em nós, transforma as nossas situações de pesar, providencia o que está nos faltando e depois também diz: “Vem”! “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens!” Jesus nos chama para sermos pescadores de homens!  Ele providencia o peixe para nós, porém, necessita das nossas redes a fim de tomar para Ele as almas necessitadas de salvação.      Jesus está esperando a hora de poder nos instruir, dizendo: “Avança para águas mais profundas, e lançai as vossas redes para a pesca.”  Que a nossa pesca seja profícua e não se restrinja somente ao nosso círculo de amizade. Jesus quer que  sejamos pescadores no Seu reino e a rede que Ele nos dá é o Seu amor e a Sua Palavra. – Jesus já realizou algum milagre na sua vida?  - Conte para todos o que mudou na sua vida, qual a sua esperança e o que você tem descoberto com a Palavra de Deus. - Você tem usado o Amor de Deus como rede para atrair as pessoas para Ele? -  Mesmo que você não tenha muita vontade você atende ao chamado de Jesus em atenção à Sua Palavra?

3 comentários:

  1. JESUZ VOZ SOIS O CAMINHO A VERDADE E A VIDA,NINGUEM VAI AO PAI SE NAO POR TI.OBRIGADO MEU JESUZ POIS SEMPRE TENS PALAVRA DE VIDA QUE PASSEMOS A NOS COLOCAR SEMPRE DISPOSTO A DIRIGIR,NOS AOS NOSSOS IRMAOS COM OLHAR DE CARINHO E AMOR AMEM

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento1 de setembro de 2016 às 08:44

    Obrigado Senhor!!! Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir