.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

“EU VIM LANÇAR FOGO SOBRE A TERRA...” Olivia Coutinho

 
20º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Evangelho de Lc12,40-53
 
Dia 14 de Agosto de 2016
 
Nesta segunda semana do mês de agosto, mês das vocações, a Igreja nos convida a refletirmos  sobre a vocação familiar, dando uma atenção especial aos pais! Os pais são os representantes de Deus no seio da  família, eles são os pilares que a sustentam!
Na família, a figura do pai sempre aparece como  ponto de referencia, Deus coloca em suas mãos  o destino e a segurança da família, a eles são conferidas, as maiores responsabilidades!
O evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, nos desperta sobre a importância de cultivarmos em nossos corações o ardor missionário!
O anuncio da Boa Nova do Reino incendeia os nossos  corações com um  fogo ardente que vai alastrando por onde passamos, chegando as raízes de outros corações. 
O texto que nos é apresentado, a princípio, pode nos parecer de difícil compreensão, mas se meditarmos com profundidade, as palavras de Jesus, vamos compreendê-lo facilmente! “Eu vim lançar fogo sobre a terra...” De fato, Jesus veio lançar fogo sobre a terra, Ele veio purificar o mundo, permitindo que a graça e a salvação brilhem em todo o seu esplendor! O fogo que Jesus veio acender aqui na terra, podemos dizer que é o ardor missionário!
O ardor missionário,  é como fogo  que queima dentro de nós, que nos faz avançar para águas mais profundas, nos tornando propagadores do evangelho!
Foi através dos missionários de todos os tempos, que a palavra de Deus se espalhou e continua espalhando no mundo como fagulhas de fogo, de um fogo que nada e ninguém conseguem apagar!
Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre aterra? “Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.” Ao nos trazer a verdade que liberta, Jesus provocou divisões, porque Ele incomodou os que não estavam comprometidos com a vida, àqueles que se beneficiam de um sistema opressor. O anuncio da verdade, incomoda quem quer  continuar vivendo na mentira, explorando o povo!
“... Daqui por diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.” Evidentemente, Jesus veio dividir, dividir, porque nem todos vão aceitá-Lo! A divisão na família, a que Jesus  se refere, é a consequência de aceitar ou não aceitar a sua proposta, numa mesma família, uns  aceitam  a sua proposta, outros não.
Todos são chamados, mas nem  todos aceitam a  proposta de Jesus,  portanto, nem todos serão salvos! 
A salvação é individual e não coletiva, não é pelo fato de pertencermos a uma mesma Igreja, a um mesmo grupo, a uma mesma família, que seremos salvos  e sim, pela nossa obediência a Deus no seguimento a Jesus! 
Todos os que aderirem a proposta de Jesus, serão salvos porque viverão segundo a vontade de Deus!  Já, os que optarem pelas propostas do mundo, ficarão de fora, ou seja, numa mesma família, uns serão salvos e  outros não! 
Jesus não veio trazer a Paz, pelo contrário, Ele provocou conflitos, incomodou os inimigos da Paz! O que Jesus nos trouxe mesmo,  foi a arma para conquistarmos a Paz,  o seu amor, manifestado na sua ressurreição, abriu o caminho para a verdadeira paz, uma paz contrária a paz que o mundo oferece através de armas que tiram vidas! A paz, que é fruto da ressurreição de Jesus, foi conquistada com a arma mais poderosa que existe, a arma que gera vida: o amor! Esta paz, todos nós podemos ter, mesmo em meio as turbulências do mundo, de um mundo que continua rejeitando o dono da paz!
Quando fazemos opção por Jesus, já sabemos dos desafios que 
encontraremos pela frente, Jesus nunca iludiu os seus seguidores prometendo facilidades.
Todo aquele que adere às propostas de Jesus, é criticado, é rejeitado, a cruz é inevitável no seu caminho como foi inevitável no caminho de Jesus.
 
DESEJO A TODOS OS PAPAIS: UM FELIZ DIA DOS PAIS!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários:

  1. valeu Olívia.Sua mensagem vai ajudar muito aqui na ilha do Marajó

    ResponderExcluir
  2. Muito boa reflexão, vamos aproveitar muito aqui em Tucuruí-Pa bbrigado minha irmã que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. amei essa reflexão Olivia parabéns!!! participei da santa missa e prestei muita atenção na homilia,mas compreendi mais sobre o batismo a que Jesus fala,a parte familiar não ,Deus lhe pague e o Espírito santo te ilumine sempre abraço fraterno

    ResponderExcluir