.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

“OS CONVIDADOS DE UM CASAMENTO PODEM FAZER JEJUM ENQUANTO O NOIVO ESTÁ COM ELES?" - Olivia Coutinho

 

Dia 02 de Setembro de 2016

 

Evangelho de Lc,5, 33-39

 

A proposta de vida nova, trazida por Jesus,  agradava o povo e   incomodava os fariseus e mestres das leis  que sentiram-se ameaçados pela presença de Jesus, que dia pós dia, ia ganhando cada vez mais, a confiança do povo!

 No Evangelho de hoje, estes “líderes” questionam Jesus,  pelo o fato de seus discípulos não jejuarem como os discípulos de João e dos fariseus.

Fariseus e mestres da lei, se Infiltravam no meio da multidão que cercava Jesus, para investigá-lo, para saber quais eram  os ensinamentos que  Ele estava passando para os seus discípulos, se Ele estava incitando o povo ao descumprimento das tradições, das normas...

Fechados em si mesmos, eles, não se abriam ao novo, por medo de perder o poder. Inconformados, eles ficavam o tempo todo arquitetando um plano para pegar Jesus, aguardando um  descumprimento de alguma norma, tradição, por parte Dele  ou de seus  discípulos  para  incriminá-lo!

E Jesus, na sua incomparável sabedoria, aproveitava estas situações, para nos passar grandes ensinamentos, o que podemos contatar no evangelho de hoje.  Quando os  fariseus e mestres da lei, questionam a postura dos discípulos de Jesus, alegando que eles não observavam alguns preceitos, como o jejum, Jesus diz a eles: “Os convidados de um casamento podem fazer Jejum enquanto o noivo está com eles?” Com estas palavras, Jesus não nega a importância do Jejum, o que Ele quis dizer, é que o tempo da espera, (a preparação de João) já havia se cumprido e que diante dele, (o noivo) não fazia sentido alguém jejuar!
“Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão.” Dizendo isso, Jesus fala da radicalidade da Boa Nova trazida por Ele, deixando claro, que nada pode ser mais importante do que viver intensamente a Boa Nova do Reino comparada a uma festa de casamento! Aqui pra nós: Tem como jejuar, estando numa festa?

Para esclarecer ainda mais a questão levantada por estes inimigos do Filho de Deus, Jesus conta uma pequena parábola: ” Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha.” A mentalidade velha dos fariseus de ontem e dos fariseus de hoje, é como uma roupa velha, não se remenda esta roupa velha com um pano novo, que é o evangelho, pois há o risco da distorção, ou seja, dentro de uma mentalidade velha, não cabe a  palavra de Deus que é sempre nova!

“Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem.” Jesus é o vinho novo, a novidade trazida por Ele, não cabe dentro de uma mentalidade velha, é preciso estar aberto para acolher esta novidade!

O Texto que nos fora apresentado não tem intenção de provocar uma discussão entre velho e novo, se trata de adequar cada coisa no seu devido tempo e lugar, o que antes poderia ser visto como prioridade, hoje pode não ser!

 Misturar, ou colocar algo acima da Boa Nova que é Jesus, é não estar com Ele por inteiro! Para Jesus, não vale meio termo, ou estamos com Ele por inteiros, ou não estamos!

Jesus nos chama a vivermos a grande novidade, a  sermos portadores e anunciadores da Boa Nova do Reino de Deus! Para atendermos o seu chamado, precisamos eliminar do nosso coração, tudo que é velho, que nos paralisa, que nos distancia do outro!

Recusar o novo, é recusar a graça de Deus, é não viver a Boa nova do Reino!

Jesus é o vinho novo, experimentá-lo é abandonar a mentalidade velha para viver o novo!Experimentemo-Lo...

 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir