.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Jesus e Natanael-Diac. José da Cruz

SÃO BARTOLOMEU SÁBADO 20 de agosto
1ª Leitura Apocalipse 21, 9b  - 14
Salmo 144 (145) , 12 a “Para darem a conhecer aos homens vossa força”
Evangelho de João 1, 45-51

Estamos aqui ainda dentro do primeiro século da Igreja, onde o Diácono Filipe anuncia Jesus a um Judeu Piedoso chamado Natanael. Não se trata de um ateu, mas de um Judeu convicto, daqueles que todos os dias recitava de cor os salmos e se dedicava a infindas orações. Filipe, que certamente conhecia bem a Natanael, procura relacionar Jesus á crença Judaica, citando Moisés e a Lei, que fez alusão a Jesus.
A reação de Natanael é desanimadora “De Nazaré poderá vir algo que valha a pena?”. Certamente a conversa entre ambos não foi tudo em um momento. Filipe deve ter dado um tempo, mas um dia lhe fez o convite “Vem e vê”. Em uma primeira conversa com as pessoas, sobre a nossa Fé e a nossa vivência na Igreja, encontraremos muitos que pensam como Natanael. “A Igreja poderá fazer alguma coisa boa para a sociedade? Para a Família?” Muitos olham a Igreja com certa desconfiança, ou porque já estão ancorados em outra Fé não católica, ou porque se deixaram influenciar pelo ateísmo e nãop creem mais em nada.
O bom Discípulo Missionário não fica fazendo rodeios e nem premeditando discursos convincentes sobre a Doutrina , a Tradição e o Magistério da Igreja, porque o alvo do seu anúncio é Jesus Cristo e por isso vai direto ao assunto e convida seu interlocutor a experimentar Jesus Cristo “Vem e vê”. Natanael topou fazer a experiência, talvez pensasse que, fazendo a experiência, teria ainda maiores argumentos para contradizer os ensinamentos de Jesus de Nazaré, porém, algo de maravilhoso aconteceu...
Diferente da sua primeira reação, Jesus não o olha de maneira estranha, mas o chama de pessoa autêntica e sincera. Natanael se sente surpreso, por aquela não esperava, o homem a quem olhou, primeiro com desconfiança, o conhece e sabe das suas virtudes. E antes que Natanael pense que foi Filipe que deu a Jesus a sua “ficha”, Jesus lhe afirma “Antes mesmo que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”. Jesus não fica olhando e dando atenção só aos membros da nossas Igreja que nele creem mas a todos os que o esperam, ainda que estejam em outras religiões.
Para Natanael isso é suficiente e por isso imediatamente professa a sua Fé chamando Jesus de Mestre, Filho de Deus e Rei de Israel, títulos exclusivamente messiânicos. “Foi porque eu te disse que já te conhecia em baixo da figueira, que tu crestes?. Verás coisas maiores do que essas, como o céu aberto e os anjos subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
O céu está aberto, acabou a distância entre Deus e os homens, o céu perdido pelo pecado de Adão, foi agora resgatado por Jesus. Novos tempos, e o Reino chega na vida e no coração dos que, como Natanael, conseguem abrir mão de suas profundas convicções religiosas, para aderirem a Jesus e seu Reino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário