.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O homem dominado pela iniquidade-Helena Serpa


29/08/2016 – 2ª. feira - Martírio de São João Batista  1ª. leitura – Jeremias 1, 17-19 –“ o homem preparado para a luta”
Através da Palavra dos profetas o Senhor nos exorta, nos consola, nos anima e nos prepara para enfrentar as lutas da nossa vida.  A Palavra de Deus para nós é como uma vitamina que nos fortalece quando estamos abatidos (as) e sem coragem. Assim como o Senhor orientou o profeta Jeremias, ele também nos diz palavras que nos trazem alegria e vigor: “Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te... não tenhas medo...” O Senhor nos incentiva a que estejamos sempre prontos (as) para enfrentar os desafios, confiando Nele que tem o poder de transformar-nos em “cidade fortificada, coluna de ferro, muro de bronze”, figuras que representam o homem preparado para a luta. “Eu estou contigo para defender-te” , isto é o que diz o Senhor a cada um de nós. Amparados nesta verdade nós podemos prosseguir adiante, sem medo, sem temor, Deus fará, Deus proverá, Deus cuidará de nós! –  Como você está se sentindo ultimamente: desanimado(a), sem esperança, ou confiante? – Você confia que esta palavra é dirigida para você, hoje, neste momento? – Você conhece alguém mais que está precisando ser incentivado (a) também com uma palavra como essa? – Faça o que o Senhor mandou que Jeremias fizesse: comunique a essa pessoa tudo o que Deus quer prometer a ela.
Salmo 70 – “Minha boca anunciará vossa justiça”
Nós fomos criados para amar, louvar e servir a Deus. Portanto, que a nossa boca confesse e anuncie as Suas obras  maravilhosas! O Salmo nos ensina a assim fazermos desde a nossa  juventude e até o fim da nossa vida. Cantar as maravilhas de Deus é cantar a nossa vida, a nossa história e experiências.
Evangelho – Marcos 6, 17-29 -  “quando nos afastamos dos caminhos de Deus”
O homem dominado pela iniquidade vê nos homens santos, empecilhos aos seus planos e projetos. Por isso, quando estamos escravizados ao pecado também não gostamos de ouvir as palavras que apontam as nossas transgressões, mesmo que lá no íntimo, reconheçamos que não estamos no caminho certo.

A voz da nossa carne, do orgulho, da vaidade e da soberba é poderosa quando nos afastamos dos caminhos de Deus. Foi isto que aconteceu com Herodes: apesar de ser censurado por João Batista pelo seu pecado de adultério, ele gostava de escutá-lo falar e o admirava. Porém na sua fraqueza e miséria ele deixou-se levar pela inclinação do mal, satisfazendo os apetites de Herodíades, sua amante. Assim, ele foi até as últimas consequências mandando degolar João Batista, homem justo, que dizia apenas a verdade.  Nós também só gostamos de escutar o que nos agrada. A Palavra de Deus que alguém nos ensina é acolhida no nosso coração até o momento em que coincide com os nossos interesses. Quando a Palavra vem de encontro à nossa mentalidade, ou a nossa situação de vida nós simplesmente a matamos a deixamos de lado e ignoramos. Quando queremos ganhar um jogo de conquista de poder e de prazer, vale tudo, até mesmo entregar a cabeça de pessoas inocentes que procuram cumprir com a vontade de Deus. Por essa razão sofremos, na carne, as consequências e, assim, não temos paz. -  João Batista foi fiel até a morte: o que terá feito com que ele assim permanecesse? – Do que você precisa para ser fiel a Lei de Deus?  – O que você teria feito no lugar de Herodes, que queria agradar à filha da sua amante? - Qual é a sua reação quando alguém lhe adverte e mostra o seu pecado? - Você acolhe de coração toda a mensagem da Palavra de Deus, mesmo quando vem de encontro ao seu modo de enxergar as coisas? O que não lhe agrada?

4 comentários:

Jose Maria Nascimento disse...

Obrigado! !!

Ude Macedo disse...

muito bonita sua reflexão, Helena! Deus a abençoe e ilumine.

Lourdes

Mariano Silveira disse...

DEUS te ilumine e te abençoe. Obrigado p/ reflexão.

Anônimo disse...

SENHOR EU TE AMO E TE ADORO,MIZERICORDIA DE MIM QUE SOU PECADOR,ENVIA ,ME O TEU SANTO EXPIRITO PARA QUE EU NAO CAIA EM TENTAÇAO .QUE TODA A HUMANIDADE SE VOLTE PARA TI E SEJA SANTIFICADA AMEM

Postar um comentário