.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 3 de julho de 2018

Somos pessoas cheias da graça de Deus-Helena Serpa


8 DE JULHO DE 2018

XIV DOMINGO DO

TEMPO COMUM

Cor: Verde

 

 

1ª Leitura - Ez 2,2-5


Leitura da Profecia de Ezequiel 2,2-5
2Naqueles dias, depois de me ter falado, Entrou em mim um espírito que me pôs de pé. Então, eu ouvi aquele que me falava,
3o qual me disse: 'Filho do homem, eu te envio aos israelitas, nação de rebeldes, que se afastaram de mim. Eles e seus pais se revoltaram contra mim até ao dia de hoje. 4A estes filhos de cabeça dura e coração de pedra, vou-te enviar, e tu lhes dirás:
'Assim diz o Senhor Deus.`5Quer te escutem, quer não
- pois são um bando de rebeldes -ficarão sabendo que houve entre eles um profeta'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “o Senhor nos manda os Seus profetas”
O profeta é alguém escolhido por Deus para nos exortar, nos admoestar, nos abrir os olhos, mas também para nos consolar, nos amparar e nos dar palavras de conforto e de esperança. Apesar da nossa teimosia e obstinação, Deus como Pai não desiste de nós, por isso, está sempre nos chamando à conversão por meio dos Seus profetas.  O profeta muitas vezes é injustiçado e perseguido, mas não desiste da sua missão e o próprio Deus o motiva a falar em Seu nome. Por isso, até o fim da nossa existência terrena nós sempre teremos a chance de “escutar” o que os profetas nos dizem em nome de Deus. E felizes seremos se escutarmos as palavras dos profetas do Senhor! No entanto, algumas vezes nós nos obstinamos e como um bando de rebeldes não percebemos os recados de Deus para o nosso bem. O pecado nos afasta da convivência dos justos e da intimidade com Deus, porém, nunca poderemos afirmar que tudo está perdido, pois, o Senhor vigia a nossa trajetória e fará tudo para nos dar de novo a vida perto de si. – Você acha que um pai ou uma mãe devem desistir do filho quando ele não segue os seus ensinamentos? – Como você agiria em relação a um filho assim? – Você reconhece a sua rebeldia e desobediência aos ensinamentos de Deus e dos profetas?

 

Salmo - Sl 122,1-2a.2bcd.3-4 (R. 2cd)


R.Os nossos olhos, estão fitos no Senhor:

tende piedade, ó Senhor tende piedade!
1Eu levanto os meus olhos para vós,*
que habitais nos altos céus.
2aComo os olhos dos escravos estão fitos*
nas mãos do seu senhor.R.

2bcomo os olhos das escravas estão fitos*
nas mãos de sua senhora,
2cassim os nossos olhos, no Senhor,*
2daté de nós ter piedade.R.

3Tende piedade, ó Senhor, tende piedade;*
já é demais esse desprezo!
4Estamos fartos do escárnio dos ricaços*
e do desprezo dos soberbos!R.

Reflexão - Piedade, piedade, é o que fala o Salmo de hoje. Sim, devemos assim orar, porque somos rebeldes e desobedientes, porém reconhecendo que assim somos o Senhor terá compaixão de nós. É na fraqueza que se manifesta a força de Deus em nós, por isso, devemos levantar os nossos olhos para o Todo poderoso e a Ele pedir piedade e misericórdia, somente assim seremos atendidos (as) nas nossas súplicas.

 

2ª Leitura - 2Cor 12,7-10


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 12,7-10
Irmãos: 7Para que a extraordinária grandeza das revelações não me ensoberbecesse, foi espetado na minha carne um espinho,
que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me, a fim de que eu não me exalte demais. 8A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim. 9Mas ele disse-me: 'Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta'.
Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas,
para que a força de Cristo habite em mim. 10Eis porque eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor a Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte.
Palavra do Senhor.

Reflexão - A graça de Deus nos basta!”
Esta é uma grande verdade que só descobrimos quando temos a oportunidade de nos sentirmos fracos (as) e dependentes de Deus. São Paulo compreendeu isto, por isso aceitou de bom grado o espinho na carne que deveria ser algo muito violento que lhe maltratava e do que ele desejava se livrar sem conseguir. Nós também desejamos nos livrar de muitas cruzes e dificuldades e não temos em nós a capacidade de afastá-las! Há fardos que carregamos a vida inteira e ininterruptamente nos fazem sofrer. No entanto, se prestarmos atenção descobriremos, como São Paulo, que as “cargas pesadas” que transportamos têm serventia para o nosso crescimento humano e espiritual. Talvez, se não fossem elas, não reconheceríamos a graça de Deus agindo na nossa vida. O Senhor também nos diz: “Basta-te a minha graça”!  É na nossa fraqueza que a força de Deus se manifesta, portanto, nós devemos nos gloriar das nossas incapacidades para que a força poderosa do Cristo atue em nós. Assim compreendendo, com certeza nos será muito mais fácil  conviver com as nossas imperfeições e sentir prazer nas injúrias, nas necessidades e perseguições sofridas por amor de Cristo. Quando nos sentimos fracos cedemos lugar à força de Deus que opera a nosso favor.  - Você já compreende a razão do seu “espinho na carne”?  - Você admite que a sua humanidade seja fraca? – Você se entristece por isso? – Você tem se apossado da graça de Deus? – Ela tem lhe bastado?

 

Evangelho - Mc 6,1-6


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,1-6
Naquele tempo: 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam:
'De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria?
E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Jose, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?'
E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: 'Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares'. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando. Palavra da Salvação.

Reflexão - “somos pessoas cheias da graça de Deus”
Apesar dos milagres que realizava e dos prodígios que fazia nos lugares por onde passava, Jesus só não era reconhecido em Nazaré cidade onde Ele havia crescido e onde morava a sua família. A desconfiança dos Seus conterrâneos bloqueava a ação de Deus por Seu intermédio. Assim também, nós percebemos que é próprio da nossa humanidade não dar valor ao que possuímos e que está à nossa disposição. Preferimos o que vem de fora, o que não conhecemos. Parece assim que damos pouco valor a nós mesmos (as) e não nos achamos dignos (as) de ser pessoas cheias da graça de Deus para dar e receber algo em nosso benefício ou das pessoas do nosso convívio. Jesus hoje quer curar a imagem que temos de nós mesmos (as) e das pessoas que estão perto de nós e são os Seus instrumentos para a nossa libertação e felicidade.    Não podemos desistir dos nossos mais queridos e o Senhor nos escolheu como canais da Sua graça. Precisamos ser curados (as) da nossa timidez, das nossas dúvidas em relação à ação de Deus em nós e através de nós. Confiando na força do alto nós poderemos também fazer milagres e prodígios em nome de Jesus, mesmo dentro da nossa casa e na nossa família.    – Você naturalmente é uma pessoa forte, ou fraca? - Você tem conseguido ser profeta na sua família? – Você se entristece por isso? – Você dar valor às pessoas da sua casa? – Você as considera instrumentos de Deus para sua felicidade?





5 comentários:

  1. Ola, Helena Serpa, gosto muito das tuas reflexões, sempre faço minhas reflexões baseadas nas tua reflexões, sou Diácono Permanente, espero que você continue fazendo esta boa maneira de ajudar a nós Evangelizar. Deus de Abençoe e o Espirito Santo sempre te Ilumine. Diácono Sidi

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, obrigada pela sua reflexão, será de bom proveito para a minha reflexão esse domingo! Paz e bem! Glória a Deus! Adriana - Piratininga

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Helena, a paz de Jesus e o amor de Maria. Leio diariamente suas reflexões. São maravilhosas. Sou Antonio Claret morador de São José dos Campos. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. bom dia...Helena..vc é uma pessoa iluminada por Deus suas reflexões são belissímas...

    ResponderExcluir