.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Em unidade com o irmão-Helena Serpa


15 DE JULHO DE 2018

XV DOMINGO DO

TEMPO COMUM

Cor: Verde
1ª Leitura - Am 7,12-15

Leitura da Profecia de Amós 7,12-15
Naqueles dias: 12Disse Amasias, sacerdote de Betel, a Amós:
'Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia; 13mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino'.
14Respondeu Amós a Amasias, dizendo: 'Não sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros.
15O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: 'Vai profetizar para Israel, meu povo`'.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “o Senhor nos chama a colaborar com a Sua obra”
Quando Deus nos chama a desempenhar alguma missão, nunca poderemos questionar os Seus propósitos. Mesmo que não tenhamos os dons naturais nem a disposição para cumpri-la devemos levar em conta, primeiramente, que a vontade do Senhor para nós é soberana. A história de Amós no serve de exemplo. Amós era pastor de gado. Ele não era profeta nem tampouco filho de profeta, no entanto foi chamado por Deus para profetizar, isto é falar em Seu nome e acatou as ordens do Senhor. A mensagem central da liturgia de hoje é o chamado do Senhor para cada um de nós. Todos nós, mesmo que sejamos “pastores de gado”, padres, freiras ou simples donas de casa somos chamados (as) a profetizar, pois recebemos no nosso Batismo essa capacidade. Mesmo que não nos sintamos aptos nem tenhamos espontaneamente em nós nenhum atributo que nos faça ter certeza de que obteremos sucesso, o Senhor nos chama a colaborar com a Sua obra. O sim que dissermos ao chamado de Deus é a chave para que sejamos capacitados (as) a bem desempenhar a missão que nos for destinada.   No entanto, para que não sejamos falsos profetas precisamos estar atentos (as) aos sinais de Deus e escutá-Lo atentamente. Ele não chama os mais capazes, mas capacita a todos os que são chamados.  -  Você se sente chamado (a) a ser profeta? – Você já deu o seu sim a Deus ou está esperando “saber mais” para poder dar algumas aulas? – De que o Senhor tem lhe falado?

Salmo - Sl 84,9ab-10.11-12.13-14 (R. 8)

R. Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade,
e a vossa salvação nos concedei!

9aQuero ouvir o que o Senhor irá falar:*
9bé a paz que ele vai anunciar.
10Está perto a salvação dos que o temem,*
e a glória habitará em nossa terra.R.

11A verdade e o amor se encontrarão,*
a justiça e a paz se abraçarão;
12da terra brotará a fidelidade,*
e a justiça olhará dos altos céus.R.

13O Senhor nos dará tudo o que é bom,*
e a nossa terra nos dará suas colheitas;
14a justiça andará na sua frente*
e a salvação há de seguir os passos seus.R.

Reflexão - O Senhor nos chama para anunciar a sua salvação e a paz que vem da Sua glória. Quando anunciamos a salvação do nosso Deus nós estamos também refletindo ao mundo a Sua glória e fazendo com que a verdade e o amor se encontrem e a paz e a justiça de Deus prevaleçam no mundo. Deus é bom e nos dará tudo o que é bom se aceitarmos de coração aberto ao Seu chamado para sermos santos (as) e irrepreensíveis aos Seus olhos e levar a Sua santidade para todas as pessoas.

2ª Leitura - Ef 1,3-14

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 1,3-14
3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis
sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós,
abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência. 9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular em Cristo, o universo inteiro:
tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra.
11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade,
nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória,
os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. 13Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória. Palavra do Senhor.

Reflexão – “escolhidos para ser santos”
O Sangue de Jesus adquiriu para nós o direito de sermos filhos e filhas de Deus e, em consequência, também sermos santos. Este é o nosso desígnio, este é o chamado de Deus para nós desde antes da fundação do mundo. O Senhor nos chama à santidade no amor.  Deus é Amor! Ser santo é assumir a filiação de Deus porque Deus é Santo e se somos Seus filhos e filhas adotados (as) por Jesus Cristo somos capacitados (as) a abraçar a Sua santidade e viver no Seu amor.  Em Jesus Cristo nós já participamos da glória de Deus, pois Ele veio unir o céu a terra manifestando o Amor de Deus e em nós deixou a Sua marca, o Espírito Santo que é a garantia da nossa herança. A nossa herança é a santidade, a conquista da vida eterna que só com a ajuda do Espírito nós conseguiremos alcançar. Nós fomos predestinados (as) para a felicidade vivendo desde já como herdeiros (as) das promessas de Deus quando assumimos a graça que Jesus veio nos trazer. Por isso, devemos repensar a nossa vida, revisar a nossa maneira de pensar e de agir para analisar se realmente estamos fazendo jus à grande graça de sermos filhos e filhas amados por Deus.  – Você se considera filho (a) de Deus? – Você tem vocação para a santidade? – Você já entendeu qual é a herança que Jesus veio lhe garantir? – Você acredita que está ligado (a) ao céu?  

Evangelho - Mc 6,7-13

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,7-13
Naquele tempo: 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros.
8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho,
a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: 'Quando entrardes numa casa,
ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes,
sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!' 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo. Palavra da Salvação.

Reflexão – “em unidade com o irmão”
A melhor maneira de se propagar o reino de Deus é justamente dar testemunho de fé e de confiança no poder do Senhor provando isto através do relacionamento com o próximo. Quando nós caminhamos em unidade com o irmão e transmitimos a paz de Jesus nas nossas relações pessoais estamos de alguma forma também anunciando o Evangelho de Cristo e o Seu poder amoroso na nossa vida. Ao chamar os seus doze discípulos e os enviar dois a dois, para que saíssem pelo mundo pregando o Evangelho e levando a todos a Sua paz Jesus abriu para nós a possibilidade de viver em comunidade. Ele não os mandou cada um para o seu lado nem os ordenou que se virassem sozinhos. Pelo contrário, recomendou-lhes que cada um, pessoalmente, se despojasse de toda segurança material e intelectual e seguissem juntos, dois a dois confiando apenas no poder que Ele lhes concedia sobre os espíritos impuros.   O poder de Deus é o Amor. E o Amor de Deus se manifesta em nós através do Espírito Santo que nos motiva a anunciar ao mundo a salvação de Jesus Cristo nos unindo como filhos e filhas de Deus, portanto, irmãos e irmãs. Toda obra que Deus quer realizar no mundo Ele o faz através da unidade, do entendimento, da harmonia e da paz. Por isso quando dois ou mais estão reunidos em nome Dele, Ele está junto. Precisamos caminhar com o irmão, nunca sozinhos. Ninguém se basta a si mesmo, por isso, é necessário que nos esvaziemos das nossas falsas riquezas para nos sentirmos necessitados de ajuda. Quando permanecemos unidos contribuímos para que o reino dos céus seja edificado aqui na terra e que a vontade de Deus aconteça.    Quando está desempenhando alguma missão você se sente melhor só ou na companhia de alguém? – Você sabe cultivar amizades ou não? – Você tem dado testemunho da paz de Jesus através dos seus relacionamentos? – Você sabe caminhar em sintonia com o seu próximo?


2 comentários:

  1. Uma reflexão maravilhosa e vai me ajudar na celebração de amanhã, DEUS abençoe Helena pela sua dedicação e simplicidade com as coisas de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM, OBRIGADO, MUITO ESCLARECEDOR.

    ResponderExcluir