.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

-VAMOS CONSTRUIR UM TESOURO NO CÉU-José Salviano

19º DOMINGO TEMPO COMUM
7 de Agosto de 2016

Ano C

1ª Leitura - Sb 18,6-9

Salmo - Sl 32

Leitura - Hb 11,1-2.8-19

Evangelho - Lc 12,32-48





PRIMEIRA LEITURA

Deus não nos castiga. Porém, Ele por vezes pode dificultar os caminhos dos maus, e facilitar as coisas para os justos. Pois Deus em sua infinita bondade, tem como objetivo preservar a vida dos seus escolhidos, dos que o temem, dos buscam o Reino dos Céus em primeiro lugar. Seja você um desses!


SALMO
Alegrai-vos irmãos e irmãs, nós que seguimos os caminhos do Senhor. Porque Ele nos olha com bons olhos, e nos livra do mal.  Somos felizes por que fomos escolhidos pelo Senhor para anunciar os seus ensinamentos. Portanto, confiemos no nosso Deus, pois Ele é o nosso auxílio e nossa proteção.
Sejamos retos em nosso agir, para que mereçamos sempre a sua graça, e a sua paz.

SEGUNDA LEITURA
O texto de hoje da carta aos hebreus, nos fala do imenso poder da fé.A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera”.
E isso é o antegozo, é a vivência adiantada mesmo ainda na Terra, das maravilhas celestes.
Foi a fé que deu a Abraão a coragem de partir para uma terra desconhecida. 
Nós precisamos ter mais fé, ter mais confiança em Deus. Ora, se somos os seus escolhidos para a missão do anúncio da palavra, por que teríamos de nos preocupar com o desconhecido? Com o futuro? Seja o futuro do amanhã terreno o futuro da nossa alma?
Não se trata de ficar de braços cruzados e não fazermos a nossa parte, mas sim, continuar firmes na nossa missão, sempre aprendendo, praticando e ensinando a palavra, e confiando que Deus nos dará a recompensa na hora da nossa partida.
Desconfiar ou ter medo do desconfiando não é atitude de cristã, e de cristão. É preciso que nos joguemos nos braços de Deus, é necessário que depositemos todas as nossas esperanças nas promessas de Cristo, porém nunca relaxando com as nossas obrigações, para com os nossos deveres com relação a uma vivência diante dos olhos do Pai.
Aqueles que não vivem o Evangelho, em vez de fé, eles dizem: PENSAMENTO POSITIVO.  Fazem ao contrário dos humildes. Nunca realçam as misérias, nunca comentam as desgraças sofridas, é uma espécie de tampar o sol com a peneira.
Às vezes, preocupados com a vida de alguns parentes e amigos ricos, nós lhes perguntamos como está indo aquele problema de saúde, ou aquela desventura relacionada ao desvio do seu filho. Porém, damos de cara na parede, ao fazer-lhes estas perguntas, pois eles não gostam de comentar o que está errado. Somente gostam de realçar o que está fluindo bem, pois o que importa para eles é o pensamento positivo.
Eles consideram que clamores, choros, e reclamações, são coisas de pobres, são atitudes de perdedores, são pensamentos negativos que atraem mais negatividades.
Já nós que temos fé em Deus, cultivemos a nossa postura de total entrega, de confiança total no poder infinito do Pai que nos ama com amor de mãe! Não critiquemos a atitude POSITIVA dos nossos irmãos OTIMISTAS, porém, sejamos cristãos e cristãs autênticos, ao ponto de falar a verdade sobre o que está realmente acontecendo. As coisas aconteceram? Sim! O problema está instalado? Isso é real. Porém, é mais real a providência divina na qual nós apoiamos com todas as nossas forças.  

EVANGELHO
Jesus nos aconselha a não ter medo do futuro, medo da morte.  Nos fala que foi do agrado do Pai nos dar uma vida dedicada ao Reino os Céus.
Em vez de acumular riquezas na Terra, Jesus nos aconselha a construir um tesouro no Céu. E fazemos isso através da caridade. Ele aconselha a vendermos tudo e dar aos pobres.
Aqueles que não depositam sua confiança em Deus, fazem planos de saúde, contratam seguros contra roubo, contra incêndio, seguro automobilístico, seguro da empresa, seguro da residência, colocam aparatos eletrônicos nas entradas de suas casas e prédios, contratam seguranças para lhes acompanhar por todos os lugares por onde andam, entre outras coisas mais.
Até entendemos e aceitamos tais medidas preventivas como necessárias hoje em dia, porém, sabemos que elas e somente elas não nos garantem total segurança diante do que poderá vir.
Somente Deus nos poderá livrar de todos os males. Somente Deus pode e poderá nos proteger realmente das mãos dos malvados. Somente Deus tem o poder de nos iluminar na escuridão da estrada dessa vida, nos guiar por caminhos seguros, mostrando-nos os penhascos, os garranchos e espinhos, os animais ferozes, os laços do maligno e dos nossos inimigos, aqueles que podem nos tirar a paz ou mesmo a vida.
O principal perigo de construirmos tesouros na Terra, é porque onde está o nosso tesouro, está também os nossos pensamentos, emoções e a plena confiança!
O pobre confia em Deus. O rico confia no seu tesouro! Na sua fortuna, no seu poder aquisitivo, no seu poder de compra, etc.
Está aí o porquê Jesus optou pelos pobres, está aí o por que Ele disse que seria mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino do Céu, e porque Jesus não perdeu seu tempo com os ricos e se dirigiu para os pagãos, para os sem tetos, os sem médicos, os excluídos, os explorados...
Neste Evangelho, Jesus nos avisa que devemos estar preparados para o dia da nossa morte. Pois se não estivermos vivendo de acordo com o Evangelho, com certeza poderemos ir para o inferno mesmo.
Estar preparados, é viver em estado de graça. É viver na graça santificante, viver na presença de Deus, sem pecado, sem egoísmo, e com muita caridade.
Devemos estar preparados não somente para a morte que pode ser fulminante e que geralmente nos vem sem menos esperar, mas também devemos estar preparados para A PERDA DA NOSSA CONSCIÊNCIA. É! Isso é coisa séria, coisa que ninguém pensa.
Muitas pessoas, dias antes de morrer, perdem a consciência, não se lembram dos nomes das pessoas, se esquecem dos princípios morais e religiosos, podendo até xingar, espraguejar de forma assustadora para os familiares que sempre viram nela, uma santa pessoa.
É claro que Deus em sua infinita bondade, está vendo aquilo. Está vendo que aquela pessoa antes de perder os sentidos, trilhou os caminhos do bem, buscou a conversão diária, e tudo o mais. Porém, para nos garantir, meus irmãos. É bom que andemos sempre nos caminhos do Senhor, principalmente quando o nosso final está se aproximando. Procurar fazer as pazes com os nossos inimigos, e acima de tudo não relaxar na oração, e praticar sempre mais caridade.  Pois é a caridade acima de todas as virtudes que nos salvará. Ela é mais forte e poderosa do que mil sacrifícios e penitências pelo perdão dos pecados. Vamos repetir as palavras de Jesus: “Não quero sacrifício, mas sim, caridade” 
A oração, por sua vez, é o encontro entre a sede de Deus e a nossa sede. Porque Deus tem sede de que nós tenhamos sede dele.
A gente costuma dizer: é a fome com a vontade de comer! Então é coisa desse tipo, é coisa parecida. Deus sabe de tudo o que precisamos. Porém, Ele gosta que nós lhe pedimos em oração.
Peçamos, rezamos com fé, com devoção, com o necessário recolhimento, numa harmonia de corpo e alma. Pois é o ser humano todo que reza. Tomemos cuidado para não rezar apenas com os lábios. Pois se o corpo reza mais a alma, a mente estiver longe de Deus, a nossa oração não vale de nada!
A oração bem feita é como uma aliança entre Deus e o ser humano ( o homem e a mulher) por meio de Jesus Cristo Senhor nosso.
E orar assim, com os devidos cuidados, é viver em comunhão com Deus, é viver na sua presença.

 Tenha um bom, e santo domingo. José Salviano


Nenhum comentário:

Postar um comentário