.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Jesus veio nos despertar-Helena Serpa

14/08/2016 – XX Domingo comum – 1ª. Leitura – Jeremias 38,4-6.8-10 – “aquele que fala em Nome de Deus!”
Jeremias alertava sobre a eminente remoção do povo de Israel para o exílio na Babilônia, mas rejeitavam a sua profecia, não queriam ouvi-lo e continuavam com as mesmas práticas. Por não suportar ouvir as admoestações de Jeremias os príncipes de Israel pediram ao rei para que o eliminasse. E o rei mandou joga-lo dentro da cisterna sem água, mas cheia de lama! O Senhor, tocou o coração de um etíope que suplicou ao rei e Jeremias foi salvo.  Assim acontece hoje também, com aqueles que anunciam a chegada do reino de justiça de Deus, que age conforme as nossas práticas. Não gostamos de ouvir falar em dificuldades, em morte, em sofrimento, pois só admitimos viver na bonança, livres dos impedimentos, saciando o nosso desejo de estar sempre no bem bom. Por meio dos profetas o Senhor abre os nossos olhos, mas muitas vezes, desejamos manda-los para longe fazendo ouvido de mercador. Não percebemos que o tempo urge e a conversão do nosso coração se torna urgente. Nós também podemos fazer o papel de profeta quando anunciamos a justiça de Deus e abrimos os olhos das pessoas que mesmo morando perto de nós, e vendo a nossa transformação continuam achando que tudo isso é utopia. Mesmo que queiram nos jogar nas cisternas não devemos desistir de abrir-lhes os olhos, porque o Senhor virá em nosso auxílio e não morreremos nem passaremos fome. – Você também se recusa a conversar sobre assuntos que falam de dificuldade, morte e sofrimento? – O que você diz quando o padre na homilia abre os olhos do povo para que deixe suas más ações? – Você acha exagero e fanatismo? – Você tem admoestado as pessoas quando estão agindo mal? – O que você tem falado em Nome de Deus?

Salmo 39 – “Socorrei-me, ó Senhor, vinde logo em meu auxílio”
O Senhor está sempre pronto a vir em auxílio daqueles que O esperam e cofiam no Seu amor. Quem está a serviço do Senhor, tem esperança e não desanima por causa das dificuldades. Mesmo em meio a tormenta e na cova da morte, conserva nos lábios um poema de louvor e espera em Deus confiante. O Senhor é salvação, é auxílio e não tarda quando O chamamos.

2ª. leitura – Hebreus 12, 1-4 – “É Jesus quem completa em nós a obra da fé!”

Jesus é o nosso referencial! Em todas as circunstâncias da nossa vida podemos tê-lo como exemplo e como modelo. “Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz”! A nós também é proposto perseverar no combate contra o pecado, permanecendo fiel à salvação que Ele nos ofereceu. Jesus pregou o nosso pecado na Cruz! Que os nossos olhos permaneçam fixos em Jesus Cristo, pois é Ele quem começa e completa em nós a obra da fé. Não devemos nos deixar abater pelo desânimo, pelo contrário, precisamos colocar os nossos membros à disposição de Cristo, resistindo até o sangue, para não pecar e não ofender a Deus. Todos os santos passaram por muitas provações e são hoje as testemunhas de que é possível vencer esta luta, pois temos em nós a marca do ressuscitado, que recebemos no nosso Batismo. – Você tem lutado contra o pecado ou acha que não é possível vencê-lo? – Onde você encontra força para continuar fiel? – Você é tentado a desistir, diante das dificuldades?


Evangelho – Lucas 12, 49-53 – “Jesus veio nos despertar”

O fogo a que Jesus se refere é o fogo do Espírito Santo que acende em nós o Seu Divino Amor! O Batismo de Jesus foi de sangue, de entrega à vontade de Deus. Pelo Batismo nós também mergulhamos no sangue de Jesus que nos redime e nos liberta de toda passividade, de toda mediocridade e subserviência ao mundo. Por isso, Ele diz que não veio trazer a paz sobre a terra, mas a divisão, mesmo entre os de nossa família. Isso significa que não podemos nos amoldar a mentalidade do mundo e ficar passivos diante das injustiças para não desagradar aos de casa. Jesus veio nos despertar, nos tirar da inanição, nos fazer enxergar mais além e combater contra todos que se opõem à Sua Palavra e aos Seus ensinamentos.
Jesus nos dá a paz, mas não nos deixa na paz da acomodação e estagnação. Precisamos lutar até contra nós mesmos, contra a nossa vontade rebelde, contra nossas ideias humanas, nossos vícios e nossos maus costumes. Devemos lutar para que haja paz na nossa casa e na nossa família, mas tudo em conformidade com o Evangelho que Jesus veio fazer viver. – Em você já foi aceso o fogo do Espírito Santo? – Contra quem você tem lutado para permanecer fiel a Cristo? – Você tem medo de contrariar as pessoas da sua casa quando fala as verdades do Evangelho? – Você tem paz no coração?



2 comentários:

  1. Helena, gosto muito das suas reflexões! Deus a abençoe e ilumine sempre!
    Lourdes

    ResponderExcluir