.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 28 de agosto de 2016

“E A FAMA DE JESUS SE ESPALHAVA EM TODOS OS LUGARES DA REDONDEZA!”- Olivia Coutinho

 
Dia 30 de Agosto de 2016
 
Evangelho de Lc4,31-37
 
Aproximar de Jesus, saber quais são as suas propostas, é o primeiro passo de quem quer fazer a melhor escolha para sua vida!
O conhecimento e a vivencia dos ensinamentos de Jesus, nos habilita a  falar Dele com autoridade, pois  só podemos falar daquele que conhecemos!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos falar de um Deus comprometido com a vida em toda a sua dimensão, um Deus libertador que se manifestou a nós na pessoa de Jesus!  
O texto nos diz que num dia de sábado, Jesus estava numa sinagoga em Cafarnaum, cidade da Galileia, ensinando os discípulos. O povo  percebe de imediato o jeito diferente de Jesus ensinar, Ao contrário dos líderes religiosos daquela época, Jesus falava com autoridade, isto é, Ele falava o que ouvia do Pai, o que Ele e vivia! 
As palavras de Jesus, ao mesmo tempo em que ensinavam,  libertavam, por isto, os seus ensinamentos eram vistos como um ensinamento novo, completamente diferente do que as lideranças religiosas daquele tempo, passavam para o povo. Eles colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas e eles mesmos ficavam só na palavra.
Infelizmente, ainda hoje, existem   muitas  lideranças,  que fazem o mesmo, ditam o que os outros devem fazer mas eles mesmos não fazem nada. Há movimentos, pastorais, que se baseiam  em teorias, sem uma caminhada comprometida  com a vida!
A narrativa nos diz, que na sinagoga, havia um homem possuído por um espírito mal, cuja presença de Jesus o atormentava: “Que queres de nós Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus!” Jesus, o intimou: “Cala-te e sai dele!”. A partir daquele momento, aquele homem se vê completamente livre das correntes do mal que o aprisionava, impedindo-o de ser ele mesmo!
 Nesta sua ação libertadora, Jesus desmascara aqueles dirigentes religiosos através de um olhar, que vai além dos limites impostos por eles! Ao contrário destes "líderes" Jesus enxerga o homem, e não o mal que está nele, o mal, Jesus tem o poder de retirar e o homem, Ele trás de volta à vida!
Aquele homem,  possuído por um espírito mal, representa todas as pessoas que estão  impedidas de falar, de agir como sujeito da sua própria vida e da sua história, àqueles, cuja  vida está sobre o controle de quem os domina.
Não podemos negar a existência e a força do mal, o mal existe e está sempre a nos rondar, mas ele só ganha força em nós, quando nos distanciamos de Deus! 
As estruturas do mal conhecem quem é mais forte do que elas, quem  tem o poder de destruí-las, por isto fazem de  tudo para eliminá-lo,  mas não conseguem, pois o mal não encontra espaço no coração de quem vive integralmente em  Deus!
Com as suas ações libertadoras, Jesus nos ensina uma forma simples de nos livrar do mal, que é, nos preenchendo de Deus! O mal não tem vez, num coração habitado por Deus! 

NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

4 comentários:

  1. um homem muito sábio, o mal SO entra entra em nos quando permitimos

    ResponderExcluir
  2. DEUS te ilumine e te proteja. Obrigado p/ reflexão

    ResponderExcluir
  3. Um homem cheio de Deus não tem espaço para o mal. Bela reflexão!

    ResponderExcluir
  4. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir