.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

-A GANÂNCIA É PERIGOSA- Lc 12,13-21-José Salviano


21 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 12,13-21

 

 

A ganância tem causado muitas intrigas, muitas brigas e mesmo mortes. E o pior é que tudo disso tem sua permanência principalmente entre os próprios irmãos, pela disputa da herança.

Cada um que ficar com a melhor parte do bolo, com as melhores terras, onde a água é abundante, onde há recursos minerais, fertilidade, ou cada um quer ficar com os melhores imóveis. E não adianta o choro desesperado da mãe, as brigas parecem intermináveis.

Está faltando Deus entre eles. Aliás, a presença divina nunca esteve muito forte em uma família que sempre viveu para acumular riquezas, para satisfazer a GANÂNCIA!

Foi por tudo isso que Jesus hoje nos advertiu para que tomemos muito cuidado com todo tipo de ganância. Precisamos lembrar que desta vida não se leva nada. Absolutamente nada.

A  vida de um homem não consiste em abundância de bens materiais. Ser poderoso, ser rico, é o que a maioria almeja.  É o que quase todos pensam, desejam e buscam. Porque entendem que viver se resume em ser rico e poderoso.

Quando Jesus falou em ter vida em abundância, Ele quis dizer uma vida na qual  temos o suficiente para a nossa sobrevivência, e de preferência com saúde, harmonia com todos os familiares e amigos.

E principalmente, uma vida cheia de graças. Uma vida na paz com Deus e com o irmão. Não só o irmão de sangue, mas com todos os nossos irmãos e irmãs.

Viver em paz com Deus e consigo mesmo. É não estar com a consciência pesada pelo dinheiro que tiramos dos que mais necessitam, dos que sofrem...

Do que adianta um homem ganhar fortunas, e não desfrutar a vida com esta paz tão desejada! A paz de espírito, a consciência tranquila, morrer sem remorso e alcançar a vida eterna.

Sabemos de muitos poderosos que buscaram a sua vida toda o acúmulo de bens com tanta ganância que conquistou muitos inimigos, inclusive na própria família. Por isso morreram na solidão, desprezados pelos próprios filhos, completamente abandoados na companhia de enfermeiros contratados. Suspirando, desejosos da presença dos filhos, mas esses os odiaram por causa da sua usura! Da sua prepotência, da sua falta total de caridade!

Pensando bem, a ganância é uma atitude infantil. Uma atitude muito egoísta que na verdade não leva a nada. Pois muitos gananciosos se comprazem em si mesmos. Pois só pensam em ACUMULAR POR ACUMULAR, sem partilhar nada, sem dar nada, sem pensar naqueles que sofrem, por não terem um pedaço de pão para enganar a fome.

Vivamos em paz! Em paz com a nossa consciência, em paz com os nossos familiares, com os nossos amigos, e principalmente em PAZ COM DEUS!

 

 

Fica com Deus. José Salviano



2 comentários:

  1. Parabéns José Salviano pela belíssima reflexão! Retrata a realidade atual dentro do contexto do evangelho. Deus te ilumine sempre. Maria Auxiliadora Lopes de Brito, Rio Verde MS.

    ResponderExcluir