.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Aprendendo a discernir com Jesus-Helena Serpa


28 de outubro de 2019

2ª. FEIRA SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS

APÓSTOLOS – FESTA

Cor Vermelho

1ª Leitura - Ef 2,19-22


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,19-22
Irmãos: 19Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “não somos mais considerados estrangeiros nem migrantes”
Ao vir ao mundo e vestir a nossa roupagem, Jesus Cristo quis nos dar a dignidade dos santos, isto é, dos filhos de Deus, que é Santo. Adotados por Ele, somos parte da família de Deus e integrantes do Seu reino imaterial. Assim, portanto, nos tornamos pedras vivas do edifício espiritual que tem como fundamento os apóstolos e profetas e o próprio Jesus como pedra principal. Mesmo que ainda estejamos aqui na terra podemos nos considerar parte desta habitação espiritual e, por isso, não somos mais considerados estrangeiros nem migrantes no reino de Deus que se edifica aqui na terra. Em Cristo, somos novas criaturas, restauradas pelo poder da sua Ressurreição, e caminhamos em busca da santidade, vocação que nos foi proposta no nosso Batismo. Pelo poder do Espírito Santo nos tornamos morada de Deus e juntos formamos um templo santo no Senhor. Nunca poderemos nos esquecer de que, se somos da família de Deus, pertencemos à linhagem do céu e, desde já, perseguimos o nosso destino final que é a pátria prometida pelo Pai.    Você tem consciência de que é cidadão (ã) do céu? – Você já percebe que há em si uma vida espiritual além da sua vida material, física? – O que o seu corpo material faz é o mesmo o que o seu espírito aconselha?  - Você se considera pedra viva nesta construção espiritual?

 

Salmo - Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)


R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
2Os céus proclamam a glória do Senhor, *
e o firmamento, a obra de suas mãos;
3o dia ao dia transmite esta mensagem, *
a noite à noite publica esta notícia. R.

4Não são discursos nem frases ou palavras, *
nem são vozes que possam ser ouvidas;
5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, *
chega aos confins do universo a sua voz.R.

Reflexão - A primeira manifestação de Deus se dá por meio da natureza que proclama a Sua glória e a Sua beleza. Tudo nos fala de Deus! O universo inteiro, o firmamento, a noite, o dia, a chuva, o sol, as estrelas, a lua são para nós mais que discursos e palavras são a prova do amor infinito de Deus para com o homem, objeto da Sua atenção. Nem precisamos de muitas evidências, nem de muito falatório: mesmo que nada ouçamos, até mesmo que não possamos ver nem tocar, nós podemos intuir, perceber em nós mesmos (as) a grandeza e o poder de Deus.

 

Evangelho - Lc 6,12-19


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,12-19
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos
e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos:
14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André;
Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago,
e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados.
19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.  Palavra da Salvação. 

Reflexão – “aprendendo a discernir com Jesus”
Jesus subiu à montanha para orar e pedir ao Pai discernimento, pois sabia da grande responsabilidade que teria em escolher dentre muitos, os doze apóstolos que seriam as colunas da Sua Igreja. Por isso, quando desceu, estava seguro de que os escolhidos eram seguramente aqueles que o Pai Lhe havia indicado, apesar das diferenças de temperamento e até de caráter, dos defeitos e virtudes. Ele sabia que todos teriam a sua função, no plano de Salvação de Deus e não perdeu tempo, começou a ensiná-los por meio das Suas ações, gestos e palavras. Assim, os apóstolos escolhidos, caminharam e aprenderam com Ele a ter intimidade com o Pai, a orar, e, principalmente, a edificar o reino dos céus. Embora haja os desacertos por causa da nossa fraqueza espiritual, com Jesus nós também aprendemos a orar para conhecer a vontade de Deus confiando no discernimento feito, sob a ação do Espírito Santo.  Mesmo que, às vezes, no primeiro contratempo, depois que oramos e discernimos algo, possamos duvidar da nossa oração e do direcionamento que nos foi dado, precisamos nos manter firmes e confiantes. Jesus nunca duvidou de que a Sua escolha fosse segundo a vontade do Pai, mesmo que entre os escolhidos houvesse traidor, covardes e incrédulos. Aprendamos, portanto, com Jesus, a subir a montanha para orar e, ao descer, possamos enfrentar a multidão, os traidores e covardes com serenidade e segurança. – Você costuma orar ao Pai antes de tomar suas decisões?  – Mesmo quando há algum contratempo você confia no direcionamento do Senhor?
 – Você acha que Deus escuta a sua oração?




3 comentários:

  1. José Maria Nascimento28 de outubro de 2019 às 06:11

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir