.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 5 de outubro de 2019

“SOMOS SERVOS INÚTEIS; FIZEMOS O QUE DEVÍAMOS FAZER."- Olivia Coutinho


27º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia  06 de Outubro de 2019

Evangelho de Lc17,7-10

 Ao longo de nossa existência, é comum, sermos acometidos por situações adversas que ás vezes tira o nosso chão. Podemos dizer que estes momentos difíceis, são o termômetro que mede o grau da nossa fé. Quando temos uma fé firme, com raízes profundas, não fraquejamos diante as intempéries da vida! É a fé que nos dá força e coragem para atravessarmos os desertos de nossa vida. Quem tem fé, nunca se se dá como vencido, por maior que sejam as suas dificuldades, ele sempre acredita numa possibilidade.O evangelho que a liturgia deste Domingo  nos convida a refletir, chama a nossa atenção para dois pontos fundamentais na nossa vida que devem  fazer parte do nosso cotidiano: a fé e o servir.  A fé e o servir estão intimamente ligados, não se vive a fé sem servir, não tem como servir, sem ter fé.   O texto está situado no contexto da caminhada de Jesus com os Apóstolos para Jerusalém, o caminho para a cruz. Sem  entender a aceitação de Jesus em passar por tamanho sacrifício, os Apóstolos, ainda imaturos na fé, sentem pesado o seguimento a Jesus, dentro daquele contexto tão  doloroso, já  que eles, já tinham conhecimento de tudo  que estava por vir: a paixão e morte de Jesus.  Aquela caminhada para eles era vista como o fim de tudo, bem diferente da visão de Jesus, que sabia que aquele percurso, era o começo de tudo. Tomados pelo o desanimo, eles recorrem a Jesus: “Senhor aumente a nossa fé.” Jesus questiona a fé dos apóstolos, mostrando não somente a eles, como a nós  também, que não é o tamanho da nossa  fé, que vai nos manter de pé, nos  embates da vida, e sim, a sua consistência. Por menor que seja a nossa fé, ela tem uma força irresistível, pode fazer brotar algo grandioso no nosso meio, a partir de nós. “Se vós tivésseis fé mesmo que pequena como um grão de mostarda podereis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e plante-se no mar’, e ela vos obedeceria!” Portanto, a força  da nossa fé, não está no seu tamanho e sim, na sua consistência.
Tenhamos em mente: Fé, não é algo que se tem e pronto, fé, é uma construção que vai se solidificando através de um processo lento, à medida que intensificamos a nossa  relação  com Deus e com os irmãos. O serviço em favor do reino de Deus é a dinâmica da fé, quanto mais nos entregamos a este amor serviço, mais vamos amadurecendo na fé. 
Precisamos nos conscientizar, de que a nossa vida é um dom de Deus, e que,   por assim ser, ela deve ser  colocada inteiramente à seu serviço. Nossos talentos, nossas aptidões, não nos foram dados para ficarem guardados e nem para serem usados em nosso benefício, mas em benefício do outro. Por tanto, somos servos uns dos outros, fazemos o que deve ser feito.
Praticar a justiça, ser honesto, é nossa obrigação, ninguém precisa ser elogiado por cumprir esses deveres.
Como seguidores de Jesus, não podemos nos contentar com o que já estamos fazendo, pois se Jesus está em nós e nós Nele, podemos fazer muito mais!
Os méritos daquilo que fazemos,  não devem, ser atribuídos a nós, e sim, à Deus, pois é Deus quem age através de nós. “Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.”
A gratuidade no serviço a Deus, deve ser a marca do verdadeiro seguidor de Jesus, afinal, não se busca recompensa daquilo que se faz por amor!
Jesus nos ensinou com a vida, que é na gratuidade e na humildade que fazemos a diferença no mundo.
Não esqueçamos: Um líder, comprometido com a causa do Reino, não se destaca pela sua autoridade e sim, pelo o seu amor a Deus transformado em serviço.

FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. Muito boa sua reflexão me ajuda muito na minha comunidade obrigado graça e paz

    ResponderExcluir