.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

EU VIM TRAZER FOGO A TERRA-Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/10/2019
-Lucas 12,49-53
 "EU VIM TRAZER FOGO A TERRA, E COMO DESEJARIA QUE JÁ ESTIVESSE ACESO."
A palavra de Jesus pode nos transformar, pois ele não vem nos confirmar no nosso estilo de vida e nas nossas boas obras. Ele acende em nós um fogo para destruir todo compromisso com o egoísmo, com o mundo das trevas. A verdadeira prudência está em assumir essa caminhada com Cristo.
  Sabemos que seguir Jesus significa "ser sinal de contradição". Como disse o velho Simeão a Nossa Senhora, quando ela foi levar o Menino Jesus para ser apresentado no templo de Jerusalém. 
   O caminho proposto pela doutrina de Jesus e pelo Magistério  da Igreja leva o cristão a viver "no mundo, mas como se não pertencesse ao mundo". E, de fato, quando Deus ocupa o primeiro lugar nos ideais e projetos pessoais, nasce aí as vocações para a vida consagrada, religiosa, sacerdotal e missionária.        
  No Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vemos que Jesus participando de nossa humanidade, não assumiu friamente sua missão. Estava ansioso, tinha pressa, queria ver logo sua proposta aceita por todos.    
    Aplicando a imagem do fogo à mensagem cristã. Algumas pessoas no tempo de Jesus pensavam que deveria acontecer uma verdadeira "queimada" para purificar o mundo da injustiça, da violência e de todo o mal.
   Jesus veio trazer um fogo que varre não os pecadores, mas que destrua o mal pela raiz.
   A outra imagem que aparece nesse texto é a do "Batismo". Batismo significa "imersão" certamente, Jesus pensa na imersão de sua morte. Jesus sabe que para começar um mundo novo deve primeiro dar a própria vida e tem que passar pelo sofrimento. 
   Há uma aparente contradição no texto do Evangelho de hoje. Jesus fala de paz e separação. Sua presença em meio à humanidade não a deixará insensível. Há os que aderem à verdade, que é Cristo, e há os que aderem à sua própria verdade, fruto de seus interesses e condicionamentos. Por isso, há uma ruptura natural diante do mistério de Cristo.
Amados irmãos e irmãs: O texto original possibilita várias interrupções. Jesus sente que o fogo ainda não arde, ou alegra-se por ter cumprido a missão? Será batizado, mergulhado na morte. Isso o deixa ansioso, ou o angustia? Ele veio partilhar de nossa vida. Por isso compreende nossas alegrias e nossas  frustrações, angústias e ansiedade, momentos de medo ou de coragem. É o caminho em que o seguimos.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
- Adélio Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário