.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 13 de outubro de 2019

“E AQUI ESTÁ QUEM É MAIOR DO QUE JONAS." Olivia Coutinho



Dia 14 de Outubro de 2019

Evangelho de Lc11,29-32

 No passado, o pecado nos roubou de Deus, desfigurou a nossa imagem e semelhança Dele, ofuscou os nossos olhos diante os sinais evidentes do seu amor! Mas o Criador, no seu infinito amor, não desistiu da sua criação, para nos trazer de volta ao seu convívio, Deus  investiu alto no nosso resgate, enviando seu Filho para nos tirar do cativeiro. Jesus pagou com o seu sangue, o preço da nossa liberdade. E mesmo diante de tão grande prova de amor, ainda existe aqueles, que  ficam esperando por sinais extraordinários, como condição para crer Nele! A espera de grandes sinais, estes, vão perdendo  a oportunidade de vivenciar a manifestação do amor de Deus, através da presença de Jesus no cotidiano de sua vida.        É dentro da nossa realidade que Jesus se manifesta,  falando conosco, nas mais variadas formas, Ele nos fala, através das pessoas, dos acontecimentos, da natureza, nas passagens tristes e alegres da nossa vida. Quem tem os ouvidos e o coração aberto para acolher a sua mensagem, reconhece de imediato a sua manifestação.             
Enquanto que, os que ficam dependendo de sinais extraordinários, para crer Nele, passam por Ele a todo instante e não o reconhece,  não se dão conta, de que a sua liberdade, é o sinal maior da manifestação de Jesus na sua vida. vida.                 O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos faz um apelo à conversão, a uma mudança radical de vida. Ao citar o exemplo dos Ninivitas, que responderam a pregação de Jonas, chamando-os à conversão, Jesus nos mostra claramente, o quão é grande a sua alegria, diante de um povo que se abre à conversão!                        
Jesus, é severo com  aqueles, que estão fechados na sua incredulidade: os doutores da Lei e os fariseus, que pediam um sinal que provasse que Ele era realmente o Messias! Ele é categórico: “Nenhum sinal lhes será dado, a não ser o sinal de Jonas.” Com essas palavras, Jesus preanuncia a sua morte e ressurreição.  Assim como Jonas, que permaneceu três dias dentro de uma baleia, Ele também, permaneceria  três dias, debaixo da terra, para depois ressuscitar! Este sinal, eles não teriam como  contestar.                                                            O texto cita ainda, o exemplo da Rainha de Sabá, que ao ficar sabendo da sabedoria de Salomão, veio de longe para ouvi-lo (Cf 1Rs 10,1-10). E Jesus, que é  maior que Salomão, que estava ali, diante de seus olhos, essas autoridades, não quiseram ouvi-lo.                                                                                    Ao longo de sua vida pública, Jesus realizou muitos milagres,  sinais que levou  o povo a  crer Nele, mas seus opositores, mesmo presenciando tais sinais, não quiseram aceita-lo, não, por falta de evidencia da sua Divindade, mas pelo o fechamento do coração. Quem tem o coração fechado, nenhum sinal, é suficiente para fazê-lo crer em Jesus.           E assim, muitos, ainda hoje, recusam a graça de Deus, ao contrário dos Ninivitas, que bastou, uma única pregação de Jonas, para que eles se convertessem.
Quem está comprometido com o projeto de Deus, não fica esperando por milagres para afirmar a sua fé, não precisa de sinais extraordinários para reconhecer a presença e a intervenção de Deus, por meio de Jesus  na sua vida, pois  ele vê com o coração e sente a sua presença em tudo...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir