.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

“EU VIM LANÇAR FOGO SOBRE A TERRA...” Olivia Coutinho


Dia 24 de Outubro de 2019

Evangelho de Lc12,49-53

Quando fazemos opção por Jesus, já podemos imaginar o que vamos encontrar pelo o caminho. Os desafios serão muitos, vamos ser criticados,  até mesmo, pela a nossa  família, pois nem todos vão concordar com o nosso modo diferente de viver, que com certeza, não será o mesmo de antes.
A cruz é inevitável no caminho de um seguidor de Jesus, quem faz esta opção, é criticado por aqueles que não fizeram a mesma escolha.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, a princípio, pode nos parecer de difícil entendimento, mas se meditado dentro do contexto que Jesus estava vivendo, vamos entendê-lo facilmente! Usando uma linguagem  figurada, Jesus revela a seus discípulos,  a que, Ele veio. “Eu vim lançar fogo sobre a terra...” Certamente,  Jesus usou  um costume do povo, para fazer esta comparação: no final do  inverno, nas pastagens, queimava-se  o capim velho, para que  o capim novo pudesse  surgir na primavera.  O fogo, a que Jesus se refere, tem essa mesma função, eliminar o que é velho  para dar lugar ao novo, ou seja, o fogo citado por Jesus, tem o significado de limpeza, de purificação.
É o fogo, (sentido simbólico)  necessário para eliminar tudo o que impede o surgimento do novo.
Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre aterra? “Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.” Ao nos trazer a verdade que liberta, Jesus provocou divisões, porque Ele incomodou os que não estavam comprometidos com a vida, àqueles, que ainda hoje, se beneficiam de um sistema opressor.
O anuncio da verdade que liberta, incomoda quem quer continuar vivendo  na mentira.
“...Daqui por diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.” Evidentemente, Jesus veio dividir, dividir, porque nem todos vão aceitá-Lo.  A divisão na família, a que Jesus se refere, é a consequência de aceitar ou não aceitar a sua proposta, numa mesma família, uns aceitam-na  a outros não.
Todos são chamados, mas nem todos aceitam a proposta de Jesus, portanto, nem todos serão salvos!
A salvação é individual e não coletiva, não é pelo fato de pertencermos a uma mesma Igreja, a um mesmo grupo, a uma mesma família, que seremos salvos e sim, pela nossa obediência a Deus no seguimento a Jesus.
Todos os que aderirem à proposta de Jesus, serão salvos porque viverão de acordo com a vontade de Deus. Já, os que optarem pelas propostas do mundo, ficarão de fora, ou seja, numa mesma família, uns serão salvos, outros não.
Jesus não veio trazer a Paz, pelo contrário, Ele provocou conflitos, incomodou os inimigos do projeto de Deus, o que Ele nos trouxe, foi a arma com a qual conquistaremos a Paz, que é o seu amor manifestado por nós na cruz.
 Foi a ressurreição de Jesus, que abriu o caminho para a verdadeira paz, uma paz contrária a paz que o mundo oferece através de armas que tiram vidas. 
A paz, que é fruto da ressurreição de Jesus, todos nós podemos ter, mesmo em meio as turbulências deste mundo tão desigual, um mundo que continua rejeitando o dono da paz.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários: