.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

-SÃO POUCOS OS QUE SE SALVAM- Lc 13,22-30-José Salviano


30 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 13,22-30

 

Naquele tempo:
22Jesus atravessava cidades e povoados,
ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém.
23Alguém lhe perguntou:
'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?'
Jesus respondeu:
24'Fazei todo esforço possível
para entrar pela porta estreita.
Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar
e não conseguirão.
25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a
porta, vós, do lado de fora,
começareis a bater, dizendo:
`Senhor, abre-nos a porta!'
Ele responderá: `Não sei de onde sois.'
26Então começareis a dizer:
`Nós comemos e bebemos diante de ti,
e tu ensinaste em nossas praças!'
27Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois.
Afastai-vos de mim
todos vós que praticais a injustiça!'
28Ali haverá choro e ranger de dentes,
quando virdes Abraão, Isaac e Jacó,
junto com todos os profetas no Reino de Deus,
e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente,
do norte e do sul,
e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.
30E assim há últimos que serão primeiros,
e primeiros que serão últimos.'
Palavra da Salvação.
Jesus nos adverte neste Evangelho que no dia do Juízo final, poderemos ouvir da sua boca  as seguintes palavras duras! ”Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!”.
E isso poderá nos acontecer quando lhe pedirmos para nos abrir a porta do Reino dos Céus, dizendo que nós fomos dedicados  aos serviços da paróquia, dedicados a catequese,  aos serviços do altar, etc. porém não praticamos a justiça com os nossos irmãos pobres.
Porque para Deus, o maior pecado é a injustiça. E quanta injustiça nós vemos nos tempos atuais!  Quanta gente que sofre! Muitos morrem de pura fome, quanta  gente que não consegue um emprego, uma vida digna! Enquanto outros, gozam de uma vida farta, e sem  trabalhar!
Quantos que são explorados  por um  salário miserável! E ainda tem gente que trabalha o dia todo por um prato de comida! Que mundo injusto!
A injustiça está presente na empresa, nos serviços públicos, e em toda sociedade.  No emprego, a promoção dos funcionários nem sempre  ocorre pelo seu esforço e pelo seu merecimento. Mas sim, por uma questão  de beleza ou de atração sexual.  A moça mais bela, que embora não é tão competente, pode ser promovida  ao cargo de chefe, enquanto a outra embora seja feia, porém é altamente preparada para exercer aquele posto, não é promovida!
Nos serviços públicos, caracterizados  pelos cabides de empregos, nota-se que as promoções não são realizadas pela competência, mas sim,  por ter sido cabo eleitoral.
E isso acontece nas sociedades do mundo inteiro. Uns povos mais, outros menos. Mais é fato notório proveniente da natureza  injusta do ser humano.
Temos uma  forte tendência para praticar a injustiça, sim. E não só os políticos. Em cada um de nós, está presente  o germe da corrupção, e da injustiça. Lamentavelmente!
E esta tendência a injustiça começa dentro da própria família.  Quantos pais idosos que são abandonados pelos filhos! Isso tem ocorrido pelo fato desses pais terem sido duros com relação  às escolhas de alguns filhos, como no caso de uso de drogas, ou de preferências sexuais.
Tais filhos depois de um certo tempo, cortam relação com os pais, desprezando-os,  e negando  o seu amparo na sua velhice.
A tendência ao egoísmo e à injustiça paira na mente de todos nós. É  claro que uns são mais injustos que outros.
E então como vai ficar o nosso destino naquele dia do julgamento final? Para onde seremos conduzidos? Para a vida eterna, ou para o fogo permanente?
É preocupante refletir sobre as palavras  de Jesus: ”Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?  Jesus respondeu: Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”.

E esse  entrar pela porta estreita, significa  escolher o caminho menos confortável,  como por exemplo,  evitar certos prazeres,  recusar o dinheiro  fruto da corrupção,  negar a si mesmo,  não  ficar rico sugando o suor do pobre, etc.
Não é fácil viver assim, num mundo  em que os espertos estão  surfando na onda  da fartura, do luxo,  da vida fácil! Pois tudo isso nos envaidece, e nos convida  a seguir por esses caminhos...
Mas com Deus tudo é possível! Sejamos justos, para que possamos ouvir naquele dia da boca de Jesus: Bem vindos filhos do meu Pai...

Sejam todos bem vindos. José Salviano.











2 comentários: