.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 13 de outubro de 2019

ORA, AQUI ESTÁ QUEM É MAIS DO QUE JONAS-Adélio Francisco.


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 14/10/2019
-Lucas 11, 29-32
      ..."ORA, AQUI ESTÁ QUEM É MAIS DO QUE JONAS".
  Jesus é, na verdade, o filho de Deus. Ele fala e vive como Filho. O conhecimento de Jesus Cristo revela que o fundamento da fé nele é a sua ressurreição. Jesus ressuscitado confirmou que as suas palavras são verdadeiras e que valem para todos os povos e para todos os tempos.
 No Evangelho que a liturgia nos propõe para hoje, vemos que alguns tinham pedido  a Jesus um sinal estupendo, mas Jesus se nega a realizá-lo. O grande sinal do Reino é Jesus e a sua pregação. Aos seus contemporâneos que não o aceita, Jesus se volta aos pagãos que aceitaram no passado a sabedoria de Salomão e a pregação de Jonas. 
   O evangelista Lucas se fixa na pregação e na sabedoria de Jesus. Esse é o sinal que Deus dá a aqueles que buscavam no maravilhoso a presença de Deus. Em Jesus se revela, portanto, alguém que é maior do que Salomão ou Jonas.
  Pelo que a Bíblia conta, Jonas não era um grande santo, nem muito obediente a Deus. Mas quando afinal foi anunciar a mensagem de Deus na grande cidade pagã, todos os seus habitantes deixaram-se tocar pela graça, e resolveram mudar de vida.
  Muitos de nós conhecemos Jesus há muito tempo, vivemos na Igreja que nos oferece todas as oportunidades de crescimento. Então por que não mudamos de vida? 
    Vimos que no desfecho  do Evangelho de hoje, fala que " assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também o Filho do Homem será um sinal para esta geração." Jesus faz uma forte crítica por causa da descrença " desta geração". Que geração é essa e o que ele tem a ver conosco?
    Jesus é o sinal, que é ao mesmo tempo um apelo à conversão, muito mais urgente  do que o apelo que o profeta Jonas dirigiu aos habitantes de Nínive, que eram pagãos. 
    A "geração descrente" simboliza a dureza do coração humano, em todas as épocas e gerações. Ela não aceita a intervenção de Deus na História, apesar do fato dos suficientes sinais para reconhecê-la. Nem todas as "gerações descrentes" estão incluídas nessa reprovação de Jesus, pois um grande número de pessoas não recebeu o Evangelho e não teve sinais suficientes para  acreditar no Deus de Jesus.
Amados irmãos e irmãs: deveríamos,  com uma certa frequência, para avaliar nossa caminhada espiritual. Às vezes nós duvidamos da existência de Deus e suplicamos que nos envie sinais, a fim de que creiamos.  Durante o sofrimento de Jesus na cruz, alguém gritou:" Se és o salvador, desce da Cruz e nós acreditaremos em ti". Esta frase chegou aos ouvidos de Jesus agonizante, criando mais uma dor profunda. Com certeza, até Nossa Senhora deve ter ouvido essa frase. Quanta tristeza e falta de fé.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
-Adélio Francisco.


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir