.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS-Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 16/10/2019
-Lucas 11,42-46
"AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS,"...
Hoje Jesus continua a externar a sua opinião sobre o formalismo e a hipocrisia na região. A crítica ao formalismo era uma das principais  preocupações do Senhor.
    Atualmente, esse assunto se torna muito sério quando envolve líderes e pregadores da comunidade cristã.
Podemos dizer que como um líder procede, assim também procederá a comunidade. Se o líder em questão for um cego, um legalista, como os denunciados por Jesus, a comunidade provavelmente terá as mesmas características. 
   O Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, convida a todos aqueles que são investidos de alguma responsabilidade na Igreja a meditar sobre isso. 
   O texto apresenta uma série de críticas de Jesus dirigidas aos escribas e fariseus. Há uma série de acusações que começam com a mesma fórmula : "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! "
   Os fariseus da época de Jesus tinham desenvolvido uma série de medidas contra aqueles que se tornavam cristãos : não só eles se negavam a fazer parte do Reino, mas impediam a entrada de outros. 
   Nessas acusações, existe uma comparação implícita entre o discipulado farisaico e o cristão : os fariseus fazem prosélitos para convertê-los em filhos do abismo, os cristãos para fazê-los em filhos de Deus. 
   A cegueira dos fariseus consiste em não saber distinguir o importado do secundário, algo muito grave porque eles são os guias do povo. 
   Meus irmãos e irmãs: se há uma coisa que Deus detesta é a máscara da faculdade ideológica e da hipocrisia. Vimos que Jesus acusa, no Evangelho de hoje, os escribas e fariseus, por meio da expressão "ai de vós ", deixando bem claro que não suporta a corrupção, a desordem moral, as formas sutis de enganar o próximo e os desmandos dos poderosos, que escravizam o povo. Infelizmente o mundo vive infestado por esta sequência de ação demoníaca, que perturba a serenidade e a paz. Mas não serão nunca os ventos contrários a derrubar a esperança em Deus. 
Quem pratica a virtude da humildade conhece bem a mitologia e o ensinamento de Jesus: "Ai de vós fariseus, que gostais das primeiras cadeiras nas sinagogas e das saudações nas praças públicas…". São palavras de Jesus a cada um de nós, a fim de que sejamos autênticos cristãos, capazes de viver com coerência e transparência aquilo que Ele nos propõe. Ninguém Deve tirar vantagens pessoais interesseiras e, menos ainda, prestígios na sociedade, usando uma máscara falsa de uma  filantropia, coberta pela mentira e hipocrisia.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
- Adélio Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário