.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

-A FIGUEIRA QUE NÃO DÁ FRUTOS- Lc 13,1-9-José Salviano


26 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 13,1-9

 

Naquele tempo, vieram algumas pessoas
trazendo notícias a Jesus
a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado,
misturando seu sangue com o dos sacrifícios que
ofereciam.
2Jesus lhes respondeu:
'Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores
do que todos os outros galileus,
por terem sofrido tal coisa?
3Eu vos digo que não.
Mas se vós não vos converterdes,
ireis morrer todos do mesmo modo.
4E aqueles dezoito que morreram,
quando a torre de Siloé caiu sobre eles?
Pensais que eram mais culpados
do que todos os outros moradores de Jerusalém?
5Eu vos digo que não.
Mas, se não vos converterdes,
ireis morrer todos do mesmo modo.'
6E Jesus contou esta parábola:
'Certo homem tinha uma figueira
plantada na sua vinha.
Foi até ela procurar figos e não encontrou.
7Então disse ao vinhateiro:
'Já faz três anos que venho procurando figos nesta
figueira e nada encontro.
Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?'
8Ele, porém, respondeu:
'Senhor, deixa a figueira ainda este ano.
Vou cavar em volta dela e colocar adubo.
9Pode ser que venha a dar fruto.
Se não der, então tu a cortarás.'
Palavra da Salvação.

A figueira representa cada um de nós.  E nós podermos dar frutos ou não.
Mas de que frutos Jesus está  falando?  Ele fala dos bons frutos para o Reino de Deus.  Frutos convertidos em ações concretas que possibilitam a harmonia no convívio social,  e que conduz  a salvação dos nossos irmãos e irmãs.  Frutos de evangelização, frutos de conversão,  frutos de testemunho vivo da nossa fé em Deus por Jesus.
Quando Jesus disse que nós somos a luz do mundo,  Ele estava querendo dizer que nós, embora sejamos opacos,  se estivermos na amizade com Deus, poderemos  refletir a Luz  divina ao mundo sofrido, e sedento de Deus!
Nem todos têm o dom da palavra, porém todos podem catequisar pelo seu testemunho. E é isso o que espera de nós, Aquele que quer que produzimos frutos  de conversão.
O vinhateiro fez um pedido ao agricultor:
'Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás.'
O agricultor que mandou cortar a figueira por que ela não dava frutos, representa o Pai celeste, que  em sua infinita misericórdia, espera  que cada um de nós nos convertamos,  e passemos a dar bons frutos.
Foi por isso que o numa demonstração da  misericórdia do Pai, o pedido do vinhateiro foi atendido.
De nada adianta a figueira  ter bonita folhagem verde, se não tem frutos. Do mesmo modo, do que adianta nós termos gestos e atitudes devotas, postura de santos, rezar com muita piedade, se não produzimos bons frutos?
Nós precisamos produzir frutos de PAZ, frutos de AMOR.
Paz verdadeira sem falsidades, paz que começa dentro de nós, pelo estar contente conosco mesmo, em harmonia com o irmão, e com Deus. E a partir do momento em que a nossa consciência estiver em paz, quando a paz  estiver  em nós, poderemos  transbordá-la ao mundo  em que convivemos. Primeiro o lar, a família, depois a escola, o trabalho e assim por diante.
FRUTOS DE AMOR – Vamos produzir verdadeiros frutos de amor que não se expressa apenas por palavras  vazias, mas principalmente por gestos concretos de pura amizade, de gratidão, de compreensão, de reconhecimento, de ternura, de respeito, e aceitação mútua. Seja no relacionamento íntimo, seja no amor  fraterno, precisamos respeitar o outro, a outra como a nós mesmos. Desejando sempre a ele, o mesmo que desejamos para nós.  Respeitando  os seus gostos, opiniões,  e preferências.  Sem  pretender moldar os nossos  amigos e entes queridos,  a esposa, o esposo, mudando-os para que sejam do jeito que gostamos. Cada um é cada um,  com sua individualidade,  e o máximo que devemos fazer é orientá-lo para  o bem, mas nunca ter a intenção de transformar  a sua personalidade, e o seu caráter, do nosso jeito.  Isso é puro egoísmo e dominação com traços de escravidão.

Tenha um bom dia. José Salviano. 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir