.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

-A QUEM MUITO FOI DADO, MUITO SERÁ EXIGIDO- Lc 12,39-48-José Salviano


23 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 12,39-48

 


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
39Ficai certos: se o dono da casa
soubesse a hora em que o ladrão iria chegar,
não deixaria que arrombasse a sua casa.
40Vós também ficai preparados!
Porque o Filho do Homem vai chegar
na hora em que menos o esperardes'.
41Então Pedro disse:
'Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?'
42E o Senhor respondeu:
'Quem é o administrador fiel e prudente
que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa
para dar comida a todos na hora certa?
43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar,
encontrar agindo assim!
44Em verdade eu vos digo:
o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens.
45Porém, se aquele empregado pensar:
'Meu patrão está demorando',
e começar a espancar os criados e as criadas,
e a comer, a beber e a embriagar-se,
46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado
e numa hora imprevista,
ele o partirá ao meio
e o fará participar do destino dos infiéis.
47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor,
nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade,
será chicoteado muitas vezes.
48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade
e fez coisas que merecem castigo,
será chicoteado poucas vezes.
A quem muito foi dado, muito será pedido;
a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!
Palavra da Salvação.

Jesus disse:

...se o dono da casa  soubesse a hora em que o ladrão iria chegar,
não deixaria que arrombasse a sua casa.

Assim  também, se cada um de nós soubesse o dia da sua morte, ficaria atento, estaria preparado  para não ser remetido ao fogo eterno.

Neste Evangelho, Jesus insiste no mesmo tema, com palavras um pouco diferentes.  Jesus nos adverte para que estejamos de pé, preparados,  quando  a nossa hora chegar.

Aquele adolescente logo após a saída dos seus pais para uma  viagem, convidou todos os amigos e amigas para  fazer uma grande travessura!  Compraram bebidas, colocaram um som ensurdecedor,  e fizeram uma  festa  que se espalhou por toda a casa que não era pequena, inclusive no quintal, incomodando a todos os vizinhos.

Porém, aconteceu que  após decolar, o avião apresentou uma pane perigosa.  Uma das turbinas   incendiou-se  e  aquela aeronave teve de retornar ao aeroporto  e num  pouso de emergência, todos conseguiram ser salvos.  O próximo  voo para aquele mesmo destino ficou remarcado para  o dia seguinte.  Dessa forma  os pais daquele jovem rebelde, teve de voltar para casa. E lá chegando,  deu de frente com toda aquela  festa que era uma loucura!

Nem precisa descrever  aqui a reação dos pais,  a surpresa daquele jovem, e  o desconforto que foi gerado pela inesperada  volta dos pais do amigo aos convidados...  Isso sem falar no merecido castigo aplicado ao filho por aquele pai furioso!

Aquele filho sempre  mereceu a confiança do seu pai. Ele era responsável, estudioso,  dedicado aos seus deveres,  e por isso o seu pai confiou  nele  para que cuidasse da casa enquanto  fazia aquela pequena viagem para resolver pendências urgentes que surgiram   com a sua mãe em outra cidade. Por isso o seu pai  foi severo  com relação a sua traquinagem enquanto ele se ausentou. Pois a  A QUEM MUITO FOI DADO, MUITO SERÁ EXIGIDO.

Assim fará o Pai eterno com cada um de nós.  Principalmente para com aqueles e aquelas que lhes foi dado o privilégio de conhecer as escrituras mais do que a outros. 

Por que a quem não conhece  o Evangelho  como nós, a quem não sabe o que realmente  consiste viver no amor do Pai e no amor do próximo com detalhes,  se cometer uma infração, um pecado, a cobrança de Deus será mais suave do que a nós que conhecemos  os  ensinamentos de Jesus de forma profunda ao ponto de ensiná-los aos nosso irmãos.  Se mesmo assim cometermos pecados,  de nós será cobrado  com mais rigor, do que aos demais que não conhecem como nós o Evangelho de N.S. Jesus  Cristo.

Do mesmo modo, o Reino de Deus é também nosso. E  Deus muito embora não precisasse de nós para expandir o seu Reino, Ele quis contar com a nossa colaboração, com o nosso trabalho, para que o mundo seja mais habitável, e para que odos pudessem  um dia participar da Glória de Deus.

Desse modo, o nosso trabalho pelo Reino seja na paróquia, seja na própria residência  evangelizando pela Internet, por exemplo, seja  como catequista, é uma grande responsabilidade da qual um dia teremos de prestar conta da nossa dedicação  sem reservas, sem preguiça como foi o caso do servo preguiçoso que em vez de aplicar os talentos para obter mais lucros para o patrão,  os enterrou com medo.

Jesus irá cobrar  um dia o mau ou bom uso dos nossos talentos  em benefício  de um mundo melhor.  Ele também irá cobrar  pelos nossos trabalhos  na comunidade  paroquial.  Pelos nossos esforços em levar  Jesus ao irmão seja pela palavra propriamente dita, seja pelo nosso testemunho.

Vamos nos dedicar mais, vamos nos aproximar cada vez mais do Pai, por meio da oração, e dos sacramentos. Vamos nos esforçar para que naquela hora, estejamos prontos para embarcar com coragem, alegria, e esperança de chegar a Glória eterna.

 

Fica com Deus, José Salviano.

 

  

 

 

 

 

 

 

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir