.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

“ELES NÃO TEM MAIS VINHO.” Olivia Coutinho


FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA.

Dia 12 de Outubro de 2019

Evangelho de Jo2,1-11

Com o coração cheio de alegria, nós, cristãos católicos, celebramos hoje, a festa de Nossa Senhora Aparecida!
Nesta Festa, somos convidados a reverenciar Maria, no seu  título de Mãe Aparecida!
Reverenciar a Mãe de Jesus, é reconhecer a imensidão do amor de Deus, que escolheu a via do amor de mãe, para chegar até a nós! Por meio de Maria, Jesus chegou até nós, agora somos nós, que vamos até Ele pelas mãos dela.
O evangelho que a liturgia desta solenidade, nos convida a refletir, narra o primeiro milagre realizado por Jesus, chamado pelo o evangelista João, de primeiro sinal. O episódio acontece numa festa de casamento em Caná da Galileia, festa, em que Jesus, sua Mãe e seus discípulos estavam presentes.
O texto é cheio de simbologia, por isto, é importante não ficarmos presos ao um fato histórico, já que a intenção do autor sagrado, é destacar o casamento de Deus com  povo, Jesus é o noivo! Aproximava-se o tempo do encontro, da proximidade de Deus com o seu povo na pessoa de Jesus! A alegria deste encontro é simbolizada com uma festa de casamento. Maria participa desta festa, ou seja, ela participa do primeiro momento de Jesus! Foi ela que abriu o caminho para o milagre e continua abrindo caminho, para que muitos milagres possam acontecer na nossa vida por meio de Jesus.
Maria não somente, recorre a seu Filho por nós, como também, nos aponta o caminho para alcançarmos a graça, que é, colocando em prática, tudo o que seu Ele nos ensinou a fazer: “Fazei tudo que Ele vos disser.”
A narrativa nos mostra também, a solicitude maternal da Mãe de Jesus, ela se mostrou sensível diante a dificuldade do outro! Com o seu olhar de mãe, Maria  percebe de imediato, a falta do vinho.  Ao invés de levar o fato ao conhecimento do mestre-sala, ela vai direto a Jesus, já sabendo, que Dele viria a solução.
Com esta atitude de Mãe amorosa, que preocupa com seus filhos, Maria evita que os donos da festa, passassem por um vexame, já que na cultura daquele povo, o vinho, era considerado o símbolo da alegria e como tal, não podia faltar numa festa.
É interessante percebermos, que Maria, não pede nada a Jesus, ela simplesmente apresenta-lhe o fato: “Eles não tem mais vinho!” Com esta atitude, ela entrega o problema a Jesus, confiante de que Ele iria agir em favor dos donos da festa.
A confiança que Maria tinha no Filho, era tão grande, que mesmo antes de um parecer Dele, ela dirige-se aos serventes e disse-lhes: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. E o milagre aconteceu: Jesus transforma a água em vinho, em vinho bom!
Esta passagem Bíblica é rica em detalhes, sugestiva a uma profunda reflexão, porque envolve a missão de Jesus e a força intercessora de sua Mãe, que antecipa a sua hora: "Minha hora ainda não chegou."
Maria, não é simplesmente uma figura histórica, e sim, um exemplo de Mulher solidária, atuante, atenta as necessidades do povo! Como Mãe, ela cuida de nós, como nossa intercessora, leva a seu Filho, os  nossos pedidos.
O homem foi criado para relacionar com Deus, e esta relação amorosa, começou a partir do ventre sagrado de Maria, o ventre, que abrigou Jesus, o único mediador entre o homem e Deus!
Somos eternos aprendizes de Maria, com ela aprendemos a sermos mais solidários, a termos um olhar de misericórdia, a dar passos ao encontro de Jesus no encontro com os pobres, os abandonados, os esquecidos às margens do caminho.
Sigamos o exemplo desta grande mulher, estando sempre atentos às necessidades dos nossos irmãos.
Muitos de nós, não temos paciência de esperar pelo o tempo de Deus, como teve Maria, muitas vezes, na busca incessante do imediato, acabamos nos embriagando com um vinho ruim, um vinho que nos traz uma falsa alegria e assim, vamos perdendo a oportunidade de experimentar o vinho novo, o vinho da alegria verdadeira, vinho do amor e da esperança! É de Jesus que vem este vinho bom, ou seja, Jesus é este  vinho bom, o vinho novo, quem o experimenta, não encontra sabor em outros vinhos!
Maria foi a primeira pessoa, a beber deste vinho, bebamos com e como ela, deste vinho Novo que é Jesus.

VIVA NOSSA SENHORA APARECIDA!!!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir