.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

-MATARAM OS PROFETAS- Lc 11,47-54-José Salviano.


17 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 11,47-54

 


 

Naquele tempo, disse Jesus:
47Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas;
no entanto, foram vossos pais que os mataram.
48Com isso, vós sois testemunhas
e aprovais as obras de vossos pais,
pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.
49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou:
'Eu lhes enviarei profetas e apóstolos,
e eles matarão e perseguirão alguns deles,
50a fim de que se peçam contas a esta geração
do sangue de todos os profetas,
derramado desde a criação do mundo,
51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias,
que foi morto entre o altar e o santuário.
Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração.
52Ai de vós, mestres da Lei,
porque tomastes a chave da ciência.
Vós mesmos não entrastes,
e ainda impedistes os que queriam entrar.'
53Quando Jesus saiu daí,
os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal,
e a provocá-lo sobre muitos pontos.
54Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa,
por qualquer palavra que saísse de sua boca.
Palavra da Salvação.

 

Neste Evangelho Jesus enfrenta os saduceus sem medo das consequências que certamente viriam. Jesus os acusa de que os seus antepassados mataram os profetas enviados por Deus, os quais eram odiados por eles, pois esses mesmos profetas denunciavam as suas muitas injustiças. É claro que estamos falando aqui de profetas de verdade, profetas que davam a sua vida pela causa da justiça.

A História se repete. Porque o ser humano não muda. A sua natureza persiste. Quem é mau, continuará sempre mau. E infelizmente, a maldade da classe dominante não só dos tempos de Jesus, afetará toda a sociedade.  Aqueles que adoram o “deus dinheiro”, usam o seu poder para destruir a força dos fracos, os quais são fortes por ser maioria, e pela mão de Deus verdadeiro sempre presente no meio deles.

Para iludir o povo, os judeus construíam para os profetas mortos, belos túmulos.  Assim, a maioria dos profetas foram reconhecidos depois de mortos. Do que adianta isso?

Quais foram durante a História os que podemos comparar aos profetas, depois de Jesus Cristo? Quais foram os que enfrentaram o poder dos saduceus contemporâneos e por isso perderam a suas vidas?

O próprio Jesus enfrentou o sofrimento dos profetas anteriores a Ele. Porém, com uma grande diferença. Jesus, sendo o enviado do Pai, voltou a vida no terceiro dia.

Jesus denunciou os abusos dos saduceus e por isso sofreu as consequências fatais.

Os anciões eram homens ricos e muito poderosos. Eles eram traidores da pátria, pois em conluio com os dominadores romanos, tiravam proveitos. Em troca da colaboração a invasão do Império Romano, eles continuavam no controle do poder religioso. A maioria dos cobradores de impostos eram saduceus, numa grande demonstração de sua traição ao povo sofrido. Pois só existe dominação externa se houver traidores internos.

Um verdadeiro profeta é aquele que denuncia e anuncia.  Ele denuncia as injustiças dos poderosos, e anuncia a justiça de Deus.

O verdadeiro profeta primeiro anuncia  a justiça de Deus para si mesmo, e depois para os outros, ou os demais.

A justiça de Deus foi anunciada por Nosso Senhor Jesus Cristo. E quem é explorador dos fracos, não aceita  o Evangelho.

Naquele dia Jesus enfrentou a elite judaica cara a cara! ”Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.

Jesus está dizendo que os mestres da Lei, detinham o domínio do saber, mais por suas ações distorcidas, eles não entrariam no Reino dos Céus, nem permitiam que o povo entrasse. Eles só pensavam em lucro, dinheiro propriedades, usavam o Templo para ganhar muito dinheiro, e manipulavam a opinião dos homens e mulheres, por meio da sua “catequese” mal intencionada. Pois o poder subiu as suas cabeças de tal modo, que eles misturavam religião, política e economia tudo num bolo só, fazendo com que o povo engolisse goela abaixo o que eles valorizavam como o certo, o verdadeiro!

Jesus combateu tudo isso e muito mais! E foi exatamente isso a causa principal da sua condenação injusta.

Já vi senhoras “piedosas” perguntarem. Se Jesus era tão bom, por o mataram?

Essa mesma pergunta pairou nas mentes de muitos neste mundo de Deus, diante da morte de muitos líderes populares! Principalmente quando as forças dominantes fizeram saber que aquele líder não passava de um arruaceiro, de um agitador, que ganhava a vida sem trabalhar, etc.

Em todos os tempos, em quase todos os povos, a história se repetiu. O domínio dos fracos pelos fortes fez surgir um defensor, um corajoso líder, que um dia acabou sendo condenado sem ter feito mal algum, além de denunciar o mal de alguns.

Foi assim com os profetas antes de Cristo, foi assim com Cristo, e tudo continuou depois de Cristo até os nossos dias.

Quando isso vai terminar? Só depois dessa vida passageira, onde seremos julgados por tudo de bom e de ruim que fizemos ou que deixamos de fazer. Pense nisso! Não seja você como os judeus que não acreditavam na vida pós morte, e por isso aprontavam as maiores barbaridades em cima dos fracos.

A vida eterna existe  sim. E quem disse isso foi Jesus Cristo, aquele que provou ser o próprio Deus por meio de mais de mil milagres.

Pense nisso e não se condene!

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

  

 

 

 



Um comentário:

  1. A palavra de Deus é vida e seu entendimento é preciso para que a salvação seja dada em nome de Jesus.

    ResponderExcluir