.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 20 de outubro de 2019

CUIDADO COM A GANÂNCIA-Adélio Francisco.


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 21/10/2019
-Lucas 12,13-21
" CUIDADO COM A GANÂNCIA "
Jesus adverte-nos contra uma espécie de ganância que se constitui uma forma de idolatria que não nos deixa espaço para viver o ideal cristão : não se pode viver por Cristo e pelo próximo e, ao mesmo tempo, ser invejoso. 
  No Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vemos que aparece alguém do meio do povo, e pede a Jesus para resolver um problema relacionado a seus bens materiais. Observamos que o ponto de partida da parábola de Jesus é um problema de herança. Era frequente na época de Jesus que os doutores da lei assumissem o papel de juízes em casos similares. Mas, Jesus se nega. A sua vida estava plenamente dedicada ao anúncio do Reino de Deus. 
     Conforme as tradições jurídicas judaicas da época de Jesus, o filho mais velho de uma família de dois irmãos recebia dois terços das posses dos pais.
     O  homem que interpela a Jesus, dando-lhe o título de mestre, próprio dos entendidos da lei, é provavelmente o irmão mais jovem que não havia recebido nada de herança. 
      A  discussão entre os dois irmãos pela divisão dependia, em última instância, da avareza insaciável do ser humano. 
    A vida, afirma Jesus, não depende da abundância dos bens materiais.
   O Evangelho referir-se nessa passagem à ganância em matéria de dinheiro, mas há outras formas de ganância: a ambição de prestígio e de poder, o sexo e o prazer. O exemplo do homem rico, que acumula riquezas, pode ser uma outra forma de ambição e ganância.
     Meus caros irmãos e irmãs: a parábola de Jesus, falando da ingenuidade desse rico proprietário, chama nossa atenção. Não devemos colocar nossa confiança nem nosso objetivo de vida na posse de bens. Podemos, porém, trazer a parábola para mais perto de nós. Não podemos deixar-nos levar pelo apego às  pequenas coisas que temos, nem ceder às atrações do consumismo.
   Muitas das vezes o homem cai na tentação de possuí - los bens terrenos, e deixando Deus de lado.
Sabemos, porém, que para a vida eterna não levamos nada conosco, a não ser os merecimentos e o fruto das virtudes praticadas.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
-Adélio Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário