.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Há diferença entre prosperidade e ambição-Helena Serpa



21 de outubro de 2019

2ª. FEIRA DA XXIX SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Rm 4,20-25


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 4,20-25
Irmãos: 20Diante da promessa divina, Abraão não duvidou por falta de fé, mas revigorou-se na fé e deu glória a Deus, 21convencido de que Deus tem poder para cumprir o que prometeu. 22Esta sua atitude de fé lhe foi creditada como justiça. 23Afirmando que a fé lhe foi creditada como justiça, a Escritura visa não só à pessoa de Abraão, mas também a nós, pois a fé será creditada também para nós que cremos naquele que ressuscitou dos mortos Jesus, nosso Senhor. 25Ele, Jesus, foi entregue por causa de nossos pecados
e foi ressuscitado para nossa justificação. Palavra do Senhor.

Reflexão - "Jesus foi ressuscitado para nossa justificação "

Abraão, é o Pai da fé e homem justo porque não duvidou das promessas de Deus, pelo contrário, deu glórias a Ele e lhe foi obediente. Nós, mesmos, somos imperfeitos (as), impotentes, pecadores (as) e não conseguiremos nos justificar, no entanto, poderemos ser considerados filhos e filhas de Abraão, pois,  a verdade que nos leva à justiça é a nossa fé em Jesus, que foi ressuscitado por Deus.  Por esta razão, nunca devemos esquecer e a todo o momento precisamos proclamar  que Jesus Cristo é o nosso Senhor e que foi ressuscitado dos mortos para a nossa justificação. A Ele, nós devemos a vida eterna, por isso Ele é o Senhor da nossa existência.  Na nossa imperfeição, por mais que tentemos nunca poderemos chegar a Deus, nem mesmo ter comunhão com Ele.   Somos justificados (as) pela fé em Jesus Cristo e diante do Pai, Jesus Cristo intercede por nós e se apresenta como nosso defensor. Mas essa verdade nós a devemos cultivar desde já, porque a nossa vida tomará outro rumo, se assim estivermos firmados. Ninguém pode substituir o papel de Jesus na nossa vida, e só Ele, desde já, poderá transformar o nosso coração e nos fazer homens e mulheres renovados no amor do Pai. - Jesus Cristo é o Senhor da sua vida? - Você crê que Ele é a sua Salvação? - Você se considera um homem ou uma mulher justa? – Você crê nas promessas de Deus? – Você é obediente a Deus?

 

Salmo - Lc 1,69-70. 71-72. 73-75 (R. Cf. 68)


R. Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
porque a seu povo visitou e libertou!

69Fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,
70como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos.R.

71para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.
72Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança.R.

73e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74que, libertos do inimigo,
a ele nós sirvamos sem temor +
75em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.R. 

Reflexão - Jesus é o poderoso Salvador de quem fala o salmo de hoje. Ele veio cumprir o que as Escrituras já anunciavam por meio dos profetas e consolidar a aliança de Deus com a humanidade, quando prometeu salvá-la das mãos do inimigo. A aliança de Deus conosco por meio de Jesus é uma aliança de amor e de misericórdia e foi selada com o Seu Corpo e Seu Sangue. Quando somos libertos das mãos do inimigo nós nos sentimos dispostos a servir ao Senhor sem temor, em santidade e em justiça. Que tudo isso seja para o resto da nossa vida. Amém.

 Evangelho - Lc 12,13-21

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,13-21
Naquele tempo: 13Alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: 'Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo.' 14Jesus respondeu: 'Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?' 15E disse-lhes: 'Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas,
a vida de um homem não consiste na abundância de bens.'
16E contou-lhes uma parábola: 'A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: 'O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita'. 18Então resolveu: 'Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: - Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!' 20Mas Deus lhe disse: 'Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?' 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus.' Palavra da Salvação.

Reflexão - "há diferença entre prosperidade e ambição "
A ganância é uma arma que dispara contra o próprio ganancioso, porque, o homem ou a mulher, cobiçosos, têm o coração regido pelo desejo de ter sempre mais, de amealhar, de juntar egoisticamente e nunca estão satisfeitos. Quanto mais conseguem possuir, mais e mais lutam para conseguir, achando que a sua vida "vale mais quanto mais pesarem os seus bens" e não conseguem distinguir a diferença entre prosperidade e ambição. Jesus não condena a prosperidade, a semeadura para produzir mais e ajudar na construção do mundo, mas sim, no querer ter só para si, e regalar-se com o prazer que o dinheiro compra. Por isso, Jesus nos abre os olhos: "Cuidado com todo tipo de ganância!" Precisamos ter em mente, porém, que a ganância e a ambição não estão ligadas somente ao mundo material. Tudo o quanto perseguimos com cupidez e desejamos ter como propriedade nossa se constitui um empecilho para que não sejamos ricos diante de Deus. Deus deseja que o nosso coração seja livre de toda preocupação exagerada com o ter, com o possuir, com o poder. Ele sabe que a nossa alma não descansará em paz se o nosso ideal de vida estiver voltado para a nossa satisfação pessoal e humana. Não sabemos quanto tempo de vida ainda teremos aqui. A nossa alma poderá ser pedida de volta, ainda hoje, e de quem serão os bens que acumulamos?   Necessitamos, portanto, ser ávidos do amor de Deus que é o maior tesouro que precisamos cultivar em nós. A riqueza que acumulamos no céu é uma oferenda perfeita que agrada a Deus.  No entanto, mesmo esse amor, nós não poderemos guardar somente para nós, porque assim estaremos também sendo interesseiros e gananciosos.  Quem ama com o amor que vem do céu é rico diante de Deus e está pronto (a) para retornar à casa do Pai.  - Como você tem administrado o tesouro que tem recebido em vida? -Você o guarda só pra si ou tem construído algo que possa estar servindo para elevar omundo? -  O que você tem feito com o Amor de Deus que está no seu coração? – Você encontra alguma a mensagem  neste Evangelho para a sua situação de vida atual.

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento21 de outubro de 2019 às 05:57

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir