.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

-O REINO DE DEUS É COMO GRÃO DE MOSTARDA-Lc 13,18-21-José Salviano


29 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 13,18-21

 

Naquele tempo:
18Jesus dizia:
'A que é semelhante o Reino de Deus,
e com que poderei compará-lo?
19Ele é como a semente de mostarda,
que um homem pega e atira no seu jardim.
A semente cresce, torna-se uma grande árvore,
e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos.'
20Jesus disse ainda:
'Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus?
21Ele é como o fermento que uma mulher pega
e mistura com três porções de farinha,
até que tudo fique fermentado.'
Palavra da Salvação.

Jesus, como sempre, usou um exemplo tirado do dia a dia do agricultor, do trabalhador da terra, para lhes explicar como funciona o Reino dos Céus.  
O grão de mostarda  e o fermento, são exemplos de expansão, e de crescimento. Muitas vezes pode acontecer que nós os leigos catequistas fiquemos  desanimados quando parece que estamos falando no deserto. Quando parece que o nosso esforço não está atingindo os objetivos, principalmente quando estamos anunciando o Evangelho para um grupo de ovelhas desgarradas, um grupo de pessoas no qual predomina  muitos descrentes, ou coisa desse tipo.
Acontece que nos esquecemos do poder de Deus, da sua assistência 24 horas acompanhando o nosso trabalho  missionário. “Eis que estrarei convosco até o fim dos tempos”. Não somos nós que falamos, mas sim, o Espírito de Deus. A partir do momento que nos convencemos disso, o nosso trabalho fluirá às mil maravilhas. Paulo disse: Não sou eu que vivo, mas sim, é Cristo que vive em mim.
Minhas irmãs, e irmãos. Isso acontece de fato! Isso é maravilhoso. Deus vai abrindo o caminho, vai iluminando  a estrada, vai jorrando as palavras que temos de dizer, de preparar para serem ditas, Ele cuida de tudo, pois quis contar com  a nossa ajuda. Com toda certeza, não somos nós que falamos, não somos nós que escrevemos, mas sim, tudo é feito pela vontade, inspiração  e força do Espírito Santo, como aconteceu com os apóstolos depois de Pentecostes. Nós somos apenas instrumentos de Deus, agindo neste mundo para anunciar a sua palavra.
E esta palavra vai fermentar, vai crescer, vai converter as pessoas, sim. Precisamos acreditar nisso. Pois assim como a semente germina dentro do chão pelo poder de Deus, a semente do Evangelho anunciado por nós, muito embora pareça que os ouvintes não estão dando a mínima importância, vai florescer, vai germinar e dar frutos.
Pois nós somos assistidos pelo Poder do Alto, somos iluminados por Este Poder, somos guiados e por isso nós temos  condições de refletir a Luz de Deus ao mundo.
E o nosso trabalho apostólico vai germinar e crescer ainda mais quando vivemos uma vida digna de ser iluminada pelo Espírito Santo. Quando buscamos, com a força de Deus, viver em santidade, regada pela Eucaristia, e pela caridade, que é a alma de todo apostolado.
Como já sabemos, todos os fiéis, os leigos são encarregados por Deus do apostolado desde o Batismo e da Confirmação. Ele têm a obrigação e gozam do direito, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra.
Isto por que Deus quis contar com a nossa participação, e começou a fazer isso quando Ele  escolheu os doze apóstolos.
Nós não só podemos como devemos  levar a palavra aos nossos irmãos, pois somente por meio de nós é que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo.
Deus quis precisar de nós. Assim, nas comunidades eclesiais, a nossa ação  é tão necessária que sem ela a evangelização não pode  obter seu pleno efeito.
A ação do sacerdote é vital para a vida da comunidade, porém, ele precisa da nossa assessoria, da nossa companhia, da nossa ajuda, e colaboração. A nossa participação na vida da paróquia, é muito importante. Sem ela, o trabalho do padre fica muito difícil.
É muito importante a nossa participação no trabalho do sacerdote. Nós, os leigos,  exercemos uma missão profética também pela evangelização, ou seja,  participamos do trabalho dos padres, pelo  o anúncio de Cristo feito pelo testemunho da vida e também pela palavra.  Nós estamos no meio do povo, e por tanto, somos fermento na massa.  A nossa ação missionária  é muito importante, pois  somos  um como todos os demais, com uma grande diferença: Somos agentes de Cristo!...
O estudo diário da palavra,  a oração,  a Eucaristia, a prática do que aprendemos,  formam a  nossa força neste trabalho maravilhoso de anunciar  Cristo aos nossos irmãos.  Coragem!  Vamos em frente!

Tenha um bom dia. José Salviano

3 comentários:

  1. Muito belo seu comentário. Sinto falta dos comentários, tamvta, dos dehonianos.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir