.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

“MARIA ESCOLHEU A MELHOR PARTE E ESTA NÃO LHE SERÁ TIRADA.” – Olivia Coutinho


Dia 08 de Outubro de 2019

Evangelho de Lc10,38-42

A nossa correria do dia a dia, nos rouba de Deus, da família, dos amigos e até de nós mesmos! A nossa preocupação em fazer, fazer e fazer, nos impede de ser, de ser amigo, de ser pai, mãe, irmão, de ser presença de amor na vida do outro!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chama a nossa atenção  para  a importância de desacelerarmos um pouco da nossa rotina, para reavermos os valores que estamos deixando de lado por estarmos muito ocupados com os afazeres. É a partir da escuta da palavra de Deus  que vamos nos reorganizando interiormente, colocando como prioridade, o tempo para esta escuta.
 A narrativa nos coloca em Betânia, na casa de duas amigas de Jesus: Marta e Maria, duas irmãs, se alegram ao receber o grande amigo em sua casa! As duas querem acolher bem Jesus, cada uma a seu modo. Maria faz opção pela a escuta atenta da sua palavra, enquanto que Marta se ocupa com os afazeres, talvez, querendo oferecer ao amigo, uma agradável hospedagem, o que requer trabalho.
O texto diz que Maria, sentou-se para ouvir Jesus, o que caracteriza uma postura de discípulo, de alguém que quer aprender com o Mestre! Aquele momento para ela, certamente, era um momento único, uma oportunidade,  por isto ela quis vivenciá-lo intensamente. Em Maria, temos o exemplo de como deve ser a nossa postura diante de Jesus, que é a postura da escuta!
Em Marta, embora muito agitada com os afazeres, nós temos o exemplo, da dedicação ao serviço, o que é também muito importante. Marta, certamente, como Maria, desejava ouvir Jesus, só que a sua preocupação exagerada com os afazeres foi maior, privando-a de desfrutar das maravilhas que a visita de Jesus poderia lhe proporcionar.
A falha de Marta, não foi a sua dedicação ao serviço, mas em querer desempenhá-lo,  antes de  tirar um tempo para ouvir Jesus! Quando ela reclama da irmã, com Jesus, Ele, com uma suave repreensão, acalma-a, dizendo: “Marta, Marta tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”! Com estas palavras, Jesus não só corrige Marta, como também nos alerta sobre a importância de priorizarmos a escuta da palavra!
A intenção de Marta, era boa, afinal, ela queria servir bem a Jesus, sua falha foi  colocar o serviço à frente da escuta da palavra, Maria fez o inverso, primeiro ela quer escutar Jesus.  
Como seria bom,  se  nós  fizéssemos como Maria, antes de iniciarmos algum  serviço, tirássemos tempo  para escutar o que Jesus tem a nos dizer.
Deixemo-nos, pois, de nos preocupar com tantos afazeres, paremos um pouco, para ouvir, contemplar os ensinamentos Jesus, o tempo que paramos para ouvi-lo, com certeza ganharemos lá na frente.
A todo instante, Jesus fala conosco, Ele nos fala através das escrituras, dos acontecimentos, das pessoas... Se não tirarmos tempo para ouvi-Lo, o nosso "fazer" não será produtivo,  irá só nos cansar.
Hoje, Jesus continua a nos dizer: "Só uma coisa é necessária..." Quando Jesus   nos chama para ouvi-lo, neste momento, só uma coisa é necessária: ouvi-lo!
O nosso envolvimento com Jesus, começa pela a escuta da sua palavra, é a partir desta escuta, que vamos aprendendo a servir melhor a Deus, na pessoa do irmão!
A eficácia de todos os nossos feitos, está, em nos deixar orientar pelos os ensinamentos de Jesus.
O amor, a busca pela a santidade, deve ser o nosso objetivo primeiro, o horizonte que não podemos perder de vista em meio as nossas ocupações diárias.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir