.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

-RECONCILIAR COM O IRMÃO ENQUANTO É TEMPO- Lc 12,54-59-José Salviano


25 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 12,54-59

 

Naquele tempo:

54Jesus dizia às multidões:
'Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente,
logo dizeis que vem chuva.
E assim acontece.
55Quando sentis soprar o vento do sul,
logo dizeis que vai fazer calor.
E assim acontece.
56Hipócritas! Vós sabeis interpretar
o aspecto da terra e do céu.
Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?
57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário
apresentar-te diante do magistrado,
procura resolver o caso com ele
enquanto estais a caminho.
Senão ele te levará ao juiz,
o juiz te entregará ao guarda,
e o guarda te jogará na cadeia.
59Eu te digo: daí tu não sairás,
enquanto não pagares o último centavo.'
Palavra da Salvação.

 

 

Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho.
Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia.

O significado dessas palavras de Jesus, é o seguinte: Nesta caminhada, temos muitos desentendimentos com os nossos irmãos.  E nestes atritos, nem sempre somos  as vítima, ou mesmo que não tivermos a culpa daquela desavença, podemos exagerar em nossas atitudes de forma que podemos ferir a caridade, podemos magoar, ou até ferir fisicamente os nosso irmão ou irmã.

Sendo assim, precisamos  nos reconciliar com ele, enquanto estamos nesta caminhada  terrestre. Antes que se chegue a nossa hora.

...procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho...

Que caminho é este a que Jesus se refere? É o caminho para a casa do Pai. O Juiz representa Deus que irá nos julgar. E todo maltrato que fizermos aos nossos irmãos, serão  colocados diante de nós,  e poderão servir  para a nossa condenação.

Desse modo, podemos chegar a conclusão, que a nossa salvação está diretamente relacionada com  o nosso relacionamento com os nosso irmão e irmã. Sendo que a CARIDADE  é a virtude principal.

Caridade não se resume em apenas dar esmolas aos necessitados.  A caridade é como um leque.  Ela se espalha, ou se subdivide, assim: dar esmola, dar atenção, ouvir o irmão, não fazer chacota dele, aceitá-lo como ele é, perdoar, corrigir os que erram, porém perdoar, não fazer pouco caso dos  outros, não discriminar, não prejudicar a ninguém, não se julgar melhor do que os outros, não fazer comentários pejorativos a respeito de alguém, e ajudar, ajudar, e ajudar, na medida do possível, ajudar o irmão e a irmã, não só financeiramente, mais  ajudá-lo  a fazer as coisas que eles não conseguem, principalmente se você é mais inteligente, em vez de humilhar o irmão menos dotado, ajude-o a fazer a sua lição de casa, o seu trabalho escolar, etc. não faça por ele, mas sim, ajude-o, ensina-o o como se faz as coisas com paciência e bondade.  

Nunca se esqueça que Jesus está na pessoa do seu irmão necessitado. Se você o rejeita, estará também rejeitando a Jesus. E como posso depois rezar e pedir uma graça a Jesus se eu acabei de discriminá-lo?

Esses são alguns dos muitos exemplos de CARIDADE que citamos aqui. Existem muitos outros mais. Para saber se estou sendo caridoso ou não, basta nos perguntar: Como Jesus agiria diante desse meu irmão que acabou de me abordar, de me xingar, de pedir uma ajuda?

CORREÇÃO FRATERNA – Agir com caridade diante do irmão não significa que devemos aceitar tudo o que ele ou ela faz. Precisamos acolher o nosso irmão como ele é, porém, temos o dever de corrigi-lo fraternalmente.

Veja, por exemplo, a posição de um pai diante do filho. O pai tem por obrigação, corrigir o seu filho. E ele faz isso exatamente por que ama o seu filho, e não quer que ele quebre a cara  um dia quando crescer. Os pais querem tudo de bem para seus filhos. Por tanto, fazem de tudo para que eles aprendam a viver com retidão, com honestidade, e acima de tudo, seguindo o Evangelho. Não se trata de obrigá-los a isso, mas ensinando-os a rezar, levando-os ao catecismo, rezando diante deles, e levando uma vida correta, que lhe sirva de bom exemplo.

Na adolescência, os pais precisam serem firmes, sim, porém, nesta faixa etária, o seu testemunho diante dos filhos fala mais alto do que as palavras. Desista de querer doutrinar  religiosamente os seus filhos na idade da adolescência. Não vai funcionar, pois eles estão na idade da rebeldia, e só ouvem os seus colegas e amigos da mesma idade. Você deveria ter feito isso enquanto eles eram crianças. Aí, sim. É nesta faixa etária que devemos ensinar os nossos filhos a palavra de Deus e a  rezar.  É por isso que dizemos que os pais são os primeiros catequistas das crianças.

Do mesmo modo, o professor, a professora, devem  fazer o seu trabalho de modelar, no bom sentido, os seus alunos.

O papel do professor não deve ser simplesmente  o de administrar conhecimentos. Em primeiro lugar, o mestre tem por obrigação, dar um bom exemplo. Pois a sua vida está exposta  no perímetro escolar. Ao chegar na escola, ao sair dela, e durante a sua permanência naquele recinto, os alunos estão de olho nele o tempo todo. Basta um aluno ter visto um deslize da professora, para que toda a escola fique sabendo!

Neste particular, eles são por demais corporativos.  Pois o aluno espera tudo de bom no comportamento do seu professor, principalmente se ele ou ela  tem o pleno domínio da matéria que leciona, e são justos com seus alunos com relação às notas, e na disciplina.

Seria muito desagradável se um professor fosse bastante exigente quanto ao comportamento de seus alunos, e depois se ficassem sabendo de um escândalo em sua vida particular. Você não acha?

 

Fica com Deus e tenha um bom dia. José Salviano.

   

 

 

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir