.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

A HORA É ESTA-Helena Serpa




18 DE OUTUBRO DE 2019

6ª. FEIRA DIA DE SÃO LUCAS EVANGELISTA

 FESTA


Cor: Vermelho


1ª Leitura - 2Tm 4,10-17b


Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 4,10-17b
Caríssimo: 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o,
porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso.
13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças,
Hoje, dia de São Lucas, a liturgia nos motiva a refletir sobre as dificuldades e os benefícios da vida missionária.  Assim sendo, São Paulo desabafa o seu sofrimento ao sentir-se abandonado por alguns companheiros que o auxiliavam no trabalho do reino. Esta também, é uma situação própria a todos os que se propõem edificar o reino dos céus e ajudar na construção de um mundo novo e mais justo. A dispersão, a desistência e a evasão daqueles que antes eram tão entusiasmados são fatos corriqueiros na nossa missão apostólica, na evangelização, assim como também nos projetos sociais. Há aqueles que desistem por amor ao mundo, outros ainda por motivos relacionados à sua profissão, ou porque a família absorve o seu tempo ou ainda porque voltam-se para outras ocupações. Enfim, muitas vezes são as coisas lícitas da vida que nos afastam do serviço das “coisas” de Deus. Ficamos, muitas vezes, com a sensação de que lutamos sozinhos (as) e meio desamparados (as), todavia, o Senhor nunca nos abandona. Sempre há alguém que é realmente discípulo de Jesus e que permanece fiel como foi o caso de São Lucas. “Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente ouvida por todas as nações”, diz São Paulo. Por mais que tenhamos de enfrentar dificuldades nós nunca estaremos sós, o Senhor está sempre conosco. Saber que Jesus fica perto de nós e que nos dá condições para cumprir com a nossa missão, ainda que outros desertem, fará toda a diferença na nossa disposição de prosseguir na caminhada. Por isso, nunca devemos depositar na capacidade das pessoas o sucesso do trabalho do reino, nem tão pouco desistir da nossa missão, porque alguém nos abandonou. Jamais devemos nos esquecer de que os homens passam, mas Jesus continua nos enviando o Seu Espírito Santo para ser o nosso auxiliador.

– Você já se sentiu abandonado (a) por alguém em quem confiava? – No trabalho que exerce você se desestimula quando as pessoas desistem? - Você é uma pessoa perseverante ou também por qualquer coisa se dispersa?  - Você já desistiu de alguma missão porque alguém o (a) abandonou? 

 

 

Salmo - Sl 144(145),10-11,12-13ab,17-18 (R. 12a)


R. Â Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *
e saibam proclamar vosso poder!R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens *
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
13aO vosso reino é um reino para sempre, *
13bvosso poder, de geração em geração.R.

17É justo o Senhor em seus caminhos, *
é santo em toda obra que ele faz.
18Ele está perto da pessoa que o invoca, *
de todo aquele que o invoca lealmente.R.

Reflexão - Para que possamos perseverar na nossa caminhada de cristãos como anunciadores da Palavra, nós precisamos pedir a ajuda da graça de Deus. Os amigos do Senhor anunciam o Seu reino glorioso e, sabemos que somos realmente  amigos de Deus, quando espalhamos os Seus prodígios  e exaltamos as Suas maravilhas para que todo mundo saiba. O Senhor está perto de todos nós que O invocamos e Nele esperamos.

 

Evangelho - Lc 10,1-9


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,1-9
Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: "A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: `O Reino de Deus está próximo de vós'".
Palavra da Salvação.

Reflexão – “A HORA É ESTA”
O Senhor nos chama para abrir um novo caminho e por meio de nós Ele deseja levar o amor do Pai ao mundo. A nossa missão é muito importante: somos trabalhadores da messe do Senhor, missionários do Seu amor. Ele nos envia e nos orienta a fim de que o nosso trabalho seja frutuoso e não nos percamos no meio do caminho. A nossa postura como anunciadores da Palavra deve ser de prudência, visto que na nossa trajetória estamos sujeitos a enfrentar lobos ferozes, isto é, pessoas que estão a serviço do mal. Porém, a confiança que tivermos no Senhor nos fará vencer todos os desafios.  A nossa vida e o nosso dia a dia deve ser o itinerário que devemos percorrer, pois a todo o momento, e em qualquer circunstância, nós encontraremos os doentes, os necessitados da paz, os carentes de amor e de atenção.  A essas pessoas é que Jesus nos envia.  Ele nos dá a paz e providencia tudo o quanto for preciso para que a nossa missão tenha sucesso.  Por isso não podemos perder tempo: A HORA É ESTA e talvez nem precisemos ir muito longe da nossa casa, aí mesmo onde moramos pode estar aquela pessoa necessitada de conhecer o amor de Deus! – Será que não existe aí perto de você alguém que precisa ter uma experiência com o Amor de Deus? –  Você tem falado de Jesus para alguém? – O seu testemunho é uma prova de que você já teve um encontro com o Salvador? – Você costuma evangelizar?

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento18 de outubro de 2019 às 04:34

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir