.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 27 de outubro de 2019

“...E PASSOU A NOITE INTEIRA EM ORAÇÃO!” Olivia Coutinho


Dia 28 de Outubro de 2019

Evangelho de Lc6,12-19

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos mostra mais uma vez, o quanto  Jesus era dependente do Pai, antes de tomar qualquer atitude Ele recorria ao Pai.
O texto que nos é apresentado nos convida a meditar sobre um momento decisivo na vida de Jesus, o momento em que Ele busca no Pai, discernimento para a escolha daqueles que ficariam responsáveis em dar continuidade a sua missão aqui na terra. 
Como sabemos, Jesus tinha muitos discípulos, e  como seria impossível, instruir bem uma multidão, Ele quis formar um pequeno grupo, o qual Ele poderia dedicar-se mais de perto na formação destes, que mais tarde iriam continuar a sua missão. Evidentemente, um grupo pequeno, participando diretamente do cotidiano de Jesus, teria muito mais condições de absorver os seus ensinamentos, tanto pela escuta da sua palavra, quanto pelo o seu exemplo.
Jesus não quis fazer a escolha dos doze discípulos, que passariam a serem chamados de apóstolos, (enviados) por si só, provavelmente, para não correr o risco de se deixar levar pelo o seu lado humano, isto é, escolher os mais bonzinhos, aqueles de mais fácil convívio, os que Ele tinha mais afinidade.
Para esta escolha, Jesus buscou o auxílio do Pai, e depois de uma noite inteira em oração, Ele já estava certo de quais seriam, os que o Pai havia destinado para serem os seus primeiros colaboradores.
Com a escolha dos doze apóstolos, é formada a primeira comunidade cristã, o embrião da igreja de Jesus! 
É interessante perceber, que esta escolha, não caíra sobre homens especiais, estudados e  sim, sobre pessoas simples, dotadas de virtudes e defeitos como qualquer um de nós, o que mostra-nos  a diferença entre os critérios dos homens e os critérios de Deus. Os homens escolhem pessoas capacitadas para formar uma equipe, enquanto que Deus, primeiro escolhe, depois, Ele capacita os seus escolhidos. 
Como os primeiros apóstolos, nós também, somos escolhidos por Deus, para sermos continuadores da presença de Jesus no mundo, com o compromisso de difundir o evangelho, de fazer com quê o Reino dos céus  aconteça no meio de nós! 
Antes de tomarmos qualquer decisão, atitude, subamos à “montanha” e busquemos discernimento no Pai através da oração, como fazia Jesus!
O subir à "montanha" e descer à "planície" devem ser nossos movimentes constantes. 
Vez por outra, é importante,  subirmos  á “montanha,” nos isolar do mundo a nossa volta, por alguns instantes, para um encontro conosco mesmo, através do encontro com o Pai! Após este encontro, o próprio Pai nos remete à “planície," abastecidos interiormente. 
A oração é sinal de dependência de Deus, de quem reconhece a sua limitação e recorre Àquele que tudo pode. 
Se quisermos seguir os passos de Jesus, não podemos prescindir destas duas vertentes: oração e ação!
Oração: intimidade, encontro e comunhão com Deus, duas vertentes que foram imprescindíveis na vida de Jesus e que devem ser imprescindíveis na nossa vida também.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde querida catequista, desejo uma semana de muita paz e lindas e sabias reflexões. Que o espirito santo o ilumine cada vez mais. Um grande beijo no coração.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir