.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

O amor amado gera mais amor para amar-Helena Serpa


29 de outubro de 2019

3ª. FEIRA DA XXX SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Rm 8,18-25


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,18-25
Irmãos: 18Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente
nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós. 19De fato, toda a criação está esperando ansiosamente
o momento de se revelarem os filhos de Deus. 20Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; 21também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. 22Com efeito, sabemos que toda a criação, até ao tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. 23E não somente ela, mas nós também,
que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. 24Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? 25Mas se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança.
Palavra do Senhor. 

Reflexão - "a liberdade a glória dos filhos de Deus "
Os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós.” Para aqueles que esperam no Senhor a glória futura já se manifesta, em razão da esperança que mantêm de que as promessas de Deus se cumprirão. Assim é, que quando esperamos no Senhor, suportamos os sofrimentos de hoje entendendo que eles não têm comparação com a plenitude que viveremos no tempo vindouro. Porque cremos e confiamos na Palavra do Senhor, nunca poderemos ficar tristes por causa das aflições e das tribulações pelas quais passamos. O pecado dos nossos primeiros pais barrou a harmonia que mantínhamos conosco mesmo, com Deus e com os nossos irmãos e irmãs. Por causa das nossas transgressões, até mesmo a natureza se rebela contra nós, como São Paulo nos diz: "toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus", isto é, a hora em que os homens, assumindo a salvação de Jesus serão libertados do pecado e  irão agir como verdadeiros filhos de Deus.  Por outro lado, há em nós também, um anseio interior muito forte que nos faz esperar pelo dia em que nos sentiremos definitivamente livres (as) da escravidão da corrupção e assim possamos desfrutar da glória futura. A natureza e toda a criação "geme como que em dores de parto" esperando pelo dia em que haverá harmonia entre ela, Deus e os homens.  Pela fé, nós já estamos salvos (as), mas enquanto isso, a esperança nos faz estar firmes e perseverantes aguardando o grande dia em que nos reuniremos aos santos e aos anjos para celebrarmos juntos a glória do Senhor. Enquanto isso, precisamos seguir vivendo o nosso dia a dia na perspectiva de filhos e filhas que desejam encontrar-se com o Pai. – Você acredita na vida eterna? - Como você imagina ser a glória vivida no céu? – Em algum momento você já vislumbra este cenário?  - Você já está aprendendo a acolher o sofrimento com esperança de vida nova?

 

Salmo - Sl 125 (126),1-2ab.2cd-3. 4-5. 6 (R. 3a)


R. Maravilhas fez conosco o Senhor,!

1Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,*
parecíamos sonhar;
2aencheu-se de sorriso nossa boca,*
2bnossos lábios, de canções.R.

2cEntre os gentios se dizia: 'Maravilhas*
2dfez com eles o Senhor!'
3Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,*
exultemos de alegria!R.

4Mudai a nossa sorte, ó Senhor,*
como torrentes no deserto.
5Os que lançam as sementes entre lágrimas,*
ceifarão com alegria.R.

6Chorando de tristeza sairão,*
espalhando suas sementes;
cantando de alegria voltarão,*
carregando os seus feixes!R. 

Reflexão - É quando estamos passando por provação e sofrimento que percebemos as maravilhas que o Senhor faz conosco. Muitas vezes choramos de tristeza por alguma situação difícil e angustiante, mas confiamos em que o Senhor pode mudar a nossa sorte e intervir na hora certa. E assim acontece: "chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!" Quando plantamos a semente no sofrimento colhemos os frutos na alegria. Por isso, nunca poderemos desanimar porque o Senhor fez maravilhas conosco.

 

Evangelho - Lc 13,18-21


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13,18-21
Naquele tempo: 18Jesus dizia: 'A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos.' 20Jesus disse ainda: 'Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.' Palavra da Salvação. 

Reflexão – “o amor amado gera mais amor para amar
Ao comparar o reino de Deus com a semente de mostarda que é um pequeno grão, mas, quando semeado tem a capacidade de crescer, transformar-se, expandir-se se tornando uma grande árvore, Jesus nos revela que o amor que trazemos no nosso coração é como uma pequena semente que, na medida em que é adubada, torna-se grande. Isso significa que o amor amado gera mais amor para ser amado. Por isso é que a manifestação do reino de Deus em nós acontece na medida da nossa dependência ao Seu Amor. Quando deixamos que a semente do amor de Deus caia no jardim do nosso coração, paulatinamente vamos percebendo a mudança e transformação das nossas atitudes a partir da nossa maneira de pensar. Na medida em que percebemos este amor e a ele nos entregamos, cresce em nós, também, o entendimento das coisas que o Senhor preparou para vivermos segundo a Sua vontade. Então, é o reino de Deus que, aos poucos, se instaura na nossa vida mudando a nossa mentalidade e nos fazendo ter Jesus como Rei e Senhor, transformando os nossos pensamentos, sentimentos e ações, conforme os desígnios de Deus. O Senhor vai nos dando conhecimento dos Seus planos e a Sua Palavra vai direcionando a nossa vida e nos tornando capazes de viver conformados ao Evangelho. O Amor de Deus, então, se vai tornando grandioso a ponto de extravasar e abrigar a todos os que dele são carentes. O mesmo acontece com o fermento que aumenta a massa até que tudo fique levedado sem que se perceba. Deus não faz economia do Seu amor, por isso Ele foi ao extremo enviando o Seu Filho para implantar entre nós o Seu reino de amor quando deu a vida em favor de todos nós. Deus é Amor!  – Você sente a semente do amor de Deus no seu coração? – Como você tem adubado esse amor? – Você o tem usado para amar as pessoas da sua vida? – Você se sente amado (a) pelas pessoas com o amor que vem de Deus?


3 comentários:

  1. José Maria Nascimento29 de outubro de 2019 às 04:33

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir