.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 6 de outubro de 2019

-PEDIR COM INSISTÊNCIA- Lc 11,5-13-José Salviano


10 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 11,5-13

 

-

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
5E Jesus acrescentou:
'Se um de vós tiver um amigo
e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser:
'Amigo, empresta-me três pães,
6porque um amigo meu chegou de viagem
e nada tenho para lhe oferecer',
7e se o outro responder lá de dentro:
'Não me incomoda! Já tranquei a porta,
e meus filhos e eu já estamos deitados;
não me posso levantar para te dar os pães';
8eu vos declaro:
mesmo que o outro não se levante
para dá-los porque é seu amigo,
vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele
e lhe dará quanto for necessário.
9Portanto, eu vos digo:
pedi e recebereis; procurai e encontrareis;
batei e vos será aberto.
10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra;
e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós que é pai,
se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra?
12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
13Ora, se vós que sois maus,
sabeis dar coisas boas aos vossos filhos,
quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo
aos que o pedirem! '
Palavra da Salvação.

 

Às vezes temos a impressão de que Deus não nos está ouvindo, ou está nos ignorando. 

Isso não é verdade. Deus sempre nos ouve, nos atende. Só que do jeito dele.  Pode acontecer que Deus não nos dê  exatamente o que lhe pedimos, mas  aquilo que realmente nós necessitamos.

Segundo Santo Agostinho,  Deus não nos atende por que somos maus, ou por que pedimos mau,  ou o que pedimos o que é mau. O que pode nos prejudicar embora achemos que é uma coisa maravilhosa.

Com todo respeito a Santo Agostinho, podemos acrescentar nesta sua lista, unas cositas más.

Nós  não recebemos o que pedimos a Deus, por mais  estes  seguintes motivos:

1-   O QUE NÓS ESTAMOS PEDINDO PODE NÃO ESTAR DE ACORDO COM A VONTADE DO PAI.  Digamos que você tenha pedido a Deus para  que o seu rival se machuque e  perca a competição,  e você ganhe a corrida; ou  suponhamos  que você pediu para que a sua sogra morra!  Ou você pediu para que caia um avião na casa do seu inimigo, etc. É claro, que Deus não irá  atender nenhum desses pedidos absurdos! Pedidos desumanos, e desrevestido de qualquer caridade. Ao contrário, você pediu pela saúde da sua sogra, pediu para que os desempregados  consigam empregos, pediu para que  você consiga fazer um ótimo encontro catequético com a sua turma de adolescentes lá na paróquia, etc.  Neste caso, se você pediu com fé e humildade,  certamente receberá.  

2-   PEDIMOS SEM FÉ. Pedimos sem acreditar que  vamos receber, ou que Deus não tem o poder de nos dar o que pedimos, pedir assim é pura perda de tempo! Nunca vamos conseguir.

3-   PEDIMOS PARA TESTAR A DEUS-  Alguns pedidos que foram feitos a Jesus  com muita arrogância, sem nenhuma humildade, e com o objetivo de testá-lo, não foram atendidos. Os fariseus pediram  um SINAL, UM MILAGRE a Jesus, só para testá-lo. Jesus se negou.  Herodes pediu a Jesus que Ele fizesse trovejar.  Jesus nem se moveu. Continuou de pé em silêncio. Então, minha irmã, meu irmão, se você fizer um pedido ao Pai com o objetivo  de testá-lo, e sem humildade, pode estar certo de que não acontecerá nada.

4-   O QUE PEDIMOS NÃO ESTÁ DE ACORDO COM OS PLANOS DE DEUS- O Plano de Deus é um plano de salvação da humanidade. É um Plano de construção de um mundo novo, um mundo  justo, um mundo melhor, etc.

Tudo o que  lhe pedimos que não  se enquadra neste Plano, mas sim, nas nossas vontades egoísta,  não será concedido pelo Pai.

Digamos que Deus planejou para você, respeitando o seu direito de escolha, uma caminhada de entrega pelos caminhos do sacerdócio. Você entra no seminário,  começa  a se preparar,  e um ano depois, você simplesmente larga tudo, e por incrível que possa parecer, você entra para o mundo do crime!  Aí, você reza pedindo a Deus que lhe dê bastante sucesso naquela aventura diabólica!

Será que você será atendido?  Repetimos que Deus respeitou a sua liberdade de continuar ou não no seminário. Porém, o ato de virar bruscamente de polaridade, é muito grave diante dos olhos do Pai.

Neste Evangelho, Jesus nos mostra que devemos pedir com insistência, com fé, humildade, mesmo que possa parecer que Deus não nos está ouvindo, vamos repetir os nossos rogos, até que consigamos.  Pois muito embora o Pai saiba  o que nós necessitamos, Ele quer  que nós lhe peçamos.

E se pedirmos  com fé e insistência,  precisamos crer que vamos receber.   Pois o próprio Jesus nos garantiu:

...pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto.

Mas  se isso não acontecer, rezemos ao Pai dizendo que seja feita a sua vontade!  Como o fez Jesus no Monte das Oliveiras.

Acreditemos no poder da oração, e a nossa vida será outra vida, com segurança plena, pois nos colocamos  nas mãos de Deus!

 

Fica com Deus. José Salviano.

 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário