.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

FÉ E FIDELIDADE PARA SERVIR O SENHOR – Maria de Lourdes Cury



Domingo, 6 de outubro de 2019.
Evangelho de Lc 17, 5-10.

A liturgia desse domingo aborda o tema da fé. Sem fé nada podemos e nada somos. É a fé que nos faz sermos discípulos missionários de Jesus, nos faz caminhar, ter esperança, não nos deixa desistir da missão, nem desanimar porque são muitos os obstáculos que surgem e se não formos perseverantes alicerçados na fé, logo desistimos de tudo porque os desafios são grandes.
O evangelho de hoje pode ser dividido em duas partes: a força da fé e o servir desinteressadamente.
Jesus está a caminho de Jerusalém com seus apóstolos. Caminha para o lugar de seu sofrimento, sua paixão e morte. Nesse caminhar surgem muitos desafios, exigências e os apóstolos sentem que não são tão fortes para enfrentar os obstáculos, reconhecem seus limites, por isso pedem a Jesus “Senhor, aumenta-nos a fé”. Jesus responde dizendo que se eles tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão superar grandes obstáculos, inclusive a cruz.
Quem tem fé por pequena que seja, consegue realizar coisas grandiosas como o grão de mostarda, que é uma pequenina semente, mas quando semeada se torna uma árvore grande, porque ela tem toda a potencialidade da árvore que lhe deu origem. Na Galileia a mostardeira chegava até três metros de altura.
 Jesus fala que quem tem fé pode ordenar que uma árvore saia de onde está, com raiz e tudo, e ‘vá plantar-se no mar’. Jesus quis mostrar o poder enorme que tem a fé. Não quer dizer que quem tem fé transplante árvores, é uma metáfora que ele usa para nos ensinar que àquele que tem fé muita coisa é possível. A fé acompanhada de obras realiza prodígios em nós. O apóstolo, rico de fé, embora simples e humilde, pode realizar coisas extraordinárias.
A fé é um dom de Deus que recebemos de graça no batismo, se nos esforçarmos em ter uma fé viva, uma confiança ilimitada em Deus, nada será difícil. Seguir o evangelho pode ser difícil se contarmos apenas com nossas forças. Tudo será fácil se contarmos com a ajuda de Deus. O distintivo do cristão será o espírito de fé, uma fé viva e operante, mesmo que seja pequena, será grande, pois realizará prodígios.
Jesus questiona a fé de seus discípulos. Isso nos leva a pensar em nós, queremos seguir Jesus, acreditamos nele e no seu projeto, mas a vida se encarrega de nos demonstrar como é fraca a nossa fé, por qualquer coisa desanimamos, caímos, muitas vezes deixamos o trabalho na comunidade por motivos de relacionamento, de não concordarmos com as atitudes de pessoas que estão na Igreja.
Jesus também nos dá uma lição de perseverança e humildade. Somos servos de Deus. O servo está sempre sujeito à vontade de seu patrão. Se o criado serve fielmente cumprindo sua obrigação, merecerá o salário prometido. Quando cumprimos a vontade de Deus, não fazemos mais que nossa obrigação. E é uma obrigação de justiça, pois tudo que somos e temos recebemos de Deus. Por nós próprios nada somos capazes, mas se nosso trabalho produz frutos, tenhamos em mente que somos apenas instrumentos nas mãos de Deus, é o Senhor que faz todas as coisas usando do nosso trabalho, pois somos servos inúteis.
 Não basta servir a Deus durante uma época da vida, não basta cumprir a vontade de Deus em algumas coisas e por algum tempo. Toda nossa vida deve ser consagrada ao serviço de Deus, por isso é muito importante a perseverança.
O fruto da fé, só pode vir pelo serviço desinteressado a Deus. Só servimos a Deus quando servimos o próximo, portanto nossa melhor atitude é perseverar na missão de servir ao projeto de Deus, transformando o mundo para melhor, pois nisso está a nossa fé. Sejamos a semente semeada que morre para dar origem a uma planta, para dar mais vida a todos que nos rodeiam. Humildemente somos instrumentos na mão do Senhor, não cabe a nós nos orgulharmos do que fizemos, pois esse é um dever de cada um de nós.
É na celebração Eucarística que reabastecemos nossa fé na Palavra de Deus e na mesa Sagrada alimentamos nossa fé nos caminhos do Senhor. Nossa alegria é saber que o Senhor Jesus conta conosco para a missão de evangelizar. Não podemos deixar sua palavra esquecida e abandonada. Deus nos ama infinitamente, levemos a Palavra d’Ele com coragem, entusiasmo, zelo e fé a todas as pessoas.
Todos nós recebemos das mãos de Deus um dom. Se de graça recebemos, de graça devemos exercitá-lo, para que outras pessoas também possam usufruir dele. Quem confia em Deus encontra conforto e paz, mesmo que esteja atravessando momentos difíceis. Portanto, caminhemos ao seu encontro com louvores, com fé e esperança dizendo no nosso coração, “Tudo nós podemos naquele que nos fortalece”. ( Filipenses 4, 13)
Façamos nossa as palavras do apóstolo Paulo: “Anunciar o Evangelho, não é glória para mim; é uma obrigação que se impõe.  Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho”.

Abraços em Cristo!!!
Maria de Lourdes



2 comentários:

  1. Saudações, Maria de Lourdes!!!
    Esta é a segunda vez que tenho a Graça de ler suas reflexões. Obrigada pelo seu Dom! Graças a Deus e a Você, chega até nós para nos Iluminar e Fortalecer na caminhada da Fé, rumo ao Reino Celeste. Vocês, são Luz! Grata!
    Deus te Abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, me esforço para escrever um texto que possa evangelizar e ajudar todos os irmãos e irmãs que leem esse blog. Nosso objetivo é o mesmo: fazer Deus mais conhecido e amado. Deus lhe abençoe sempre. Abraços em Cristo!

    ResponderExcluir