.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 6 de outubro de 2019

“ALEGRA-TE CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO!”- Olivia Coutinho


Dia 07 de Outubro de 2019

Evangelho de Lc1,26-38

O Evangelho que a  liturgia de hoje nos convida a refletir, nos mostra, que os planos de Deus, não seguem a lógica dos homens. Deus não quis chegar até a nós, por si só, Ele quis depender de um abrigo humano, passar pelo o mesmo processo que nós passamos no ventre de nossas mães! A escolhida para fazer este caminho, foi Maria, uma humilde jovenzinha de uma cidadezinha situada aos redores da Galileia chamada Nazaré! Foi a esta jovem, prometida em casamento a um homem chamado José, que Deus enviou um mensageiro para fazer-lhe uma proposta desafiadora: gerar o Filho de Deus, àquele que iria libertar o povo da escravidão do pecado.
A partir do encontro entre o anjo Gabriel e Maria, horizontes se abriram, um novo tempo começa a despontar.
O texto nos convida a contemplar o mistério da encarnação, deixando Jesus entrar na nossa vida, como Maria deixou que Ele entrasse na  sua vida!
O projeto idealizado por Deus, para salvar a humanidade corrompida pelo o pecado, começa a se desenvolver a partir do sim de Maria!
Na sua simplicidade, Maria estava longe de compreender o projeto de Deus que começaria  através dela! Tudo o que lhe fora comunicado pelo o Anjo, era grande demais para sua compreensão, mas mesmo sem compreender, Maria não hesitou em dar o seu “sim” a Deus. As incertezas de Maria deram lugar a certeza, quando o Anjo lhe revelara a promessa de Deus dizendo-lhe, que o Espírito Santo lhe daria total assistência no processo da encarnação. Confiante, de que o Espírito Santo lhe daria a força necessária para que ela pudesse levar em frente a missão que Deus lhe confiara, Maria abraçou por inteiro o projeto de Deus! Com o “sim” de Maria, o sonho de Deus tornou viável, iniciou-se a construção de um novo Reino, um Reino de amor de justiça e de paz!                                                        Uma das mais belas formas de agradecermos a Deus por tamanho amor, é responder ao seu chamado com o “sim” de Maria, um sim sincero, que não fique somente na palavra, mas que a exemplo desta grande Mulher, nos coloque em movimento, à  serviço do Reino!
     
Para dizer “Sim” a Deus, não precisamos saber exatamente o que Ele quer de nós, basta nos colocarmos diante Dele como servos, como fez Maria: Eis aqui o (a) servo (a) do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade!”
Com Maria, e como Maria, apresentemo-nos a Deus, com o firme propósito de dar Ele o nosso sim, um sim de fidelidade ao seu projeto de vida nova para todos!
Com o seu exemplo, Maria nos ensina um jeito simples de sermos de Deus, que é sendo inteiros no amor! Ela foi inteira de Deus, ao realizar a sua vontade. A Mãe de Jesus  abriu mão de todos os seus projetos pessoais, para viver o projeto de Deus!
A oração proferida pelo Anjo, no encontro com aquela que geraria o Filho de Deus, continua na boca e no coração de todos aqueles que veem em Maria, a ternura materna do Pai.
Ave Maria cheia de graça...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir