.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

FAZEI O QUE ELE VOS DISSER-Adélio Francisco.


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 12/10/2019
-João 2,1-11
FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA 
   "FAZEI O QUE ELE VOS DISSER ".
 Sendo Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil, sua festa é chamada de "SOLENIDADE " pela Liturgia e, caindo em domingo, ocupa o lugar da Missa dominical. Nossa Senhora é invocada com muitos nomes. Uns provenientes de momentos concretos de sua vida (do Parto, das Dores, da Glória ) outros de fatos miraculosos (Loreto,  Pilar, Aparecida ), outros de alguns bons ofícios prestados por ela (das Graças, Medianeira, Auxiliadora ), outros de aparições (Fátima, Lourdes, Guadalupe ), outros por títulos concedidos pela Igreja (Rainha, Mãe da Igreja, Sede da Sabedoria ).
    Todos esses títulos, porém, prendem-se a um dos privilégios de Maria, dogmas de fé : sua conceição imaculada, sua maternidade divina, sua   virgindade antes, durante e depois do parto, sua vida ilibada, sua gloriosa assunção ao céu de corpo e alma. A essas verdades de fé, podemos acreditar : sua participação na paixão do Senhor e sua coroação como rainha do céu e da terra; alguns comentaristas acreditam ainda as três virtudes teologais da fé, esperança e caridade e as duas virtudes fundamentais do Evangelho : a humanidade e a obediência, chegando assim ao número do 12, que seriam as 12 estrelas que  coroam a cabeça da mulher vestida de sol e com a lua sob os pés, do Apocalipse, que lemos como segunda leitura na Missa de hoje (Ap 12,1 ).
    Nossa Senhora Aparecida liga-se ao mistério da conceição imaculada de Maria. Aliás, seu título oficial é Nossa Senhora da Conceição Aparecida. 
A pequena estátua de terracota, resgatada nas águas do Rio Paraíba, em 1717, é uma estátua da Imaculada,  devoção bastante propagada no Brasil pelos missionários franciscanos, que a têm como padroeira e há muitos séculos costumam celebrar aos sábados a Missa votiva da Imaculada Conceição de Maria. Mas hoje a devoção é de todos, desde que o Papa Beato Pio IX, em 1854, proclamou verdade de fé que Maria foi concebida sem pecado. 
     No Evangelho que a liturgia nos propõe para a Missa  hoje, diz-nos que Maria " estava presente ". Por sinal, em família, numa festa de casamento. E não passivamente presente. Mas muito ativa, a ponto de perceber a necessidade dos noivos e interceder por eles. Esta é a presença que queremos de Maria em nossa vida, em casa e na sociedade. Uma presença de mãe atenta, que sabe  exatamente o de que precisamos. Podemos estar precisando de trabalho, de saúde, de paz interior, de conversão e até mesmo de ocasião de desabafo. Cada um de nós achega-se a Maria com seus problemas e necessidades pessoais, de sua família, de sua comunidade. E, em se tratando da Padroeira do País, também com os grandes e pequenos desafios, com as pequenas e grandes esperanças da sociedade brasileira. 
     Maria é, antes de tudo, mãe. Por isso podemos seguir o conselho da Carta aos Hebreus : "Aproximemo-nos confiantimente do trono da graça a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno "(Hb 4,16). O conselho da Carta aos Hebreus é dado, pensando no Cristo Senhor. Ora, o Evangelho de hoje nos mostra justamente Maria intercessora junto do Cristo. Podemos deixar nas mãos dela nossos pedidos, porque ninguém conhece melhor o Cristo, "trono da graça ", do que Maria. 
     Há outra expressão no Evangelho de hoje que deve ser acentuada : "Fazei tudo o que ele vos disser" (v.5).É um pedido que parte de Maria aos que trabalhavam na festa. É um pedido que parte de Maria a um de nós. Maria pede, sim, graças ao Filho e as obtém. Mas ao mesmo tempo pede-nos a fazer aquilo que o Cristo nos ensinou, para que também nós realizamos a nossa parte. Os empregados fizeram a parte deles : encheram as talhas. Penso que todas as vezes que fazemos um pedido a Maria  (ou ao nosso santo protetor ) nossa súplica deve ser ao mesmo tempo um exame de consciência de como estamos vivendo os ensinamentos de Jesus. Não que o nosso bom comportamento seja moeda para a aquisição de graças.
Mas 
porque Deus se alegra em ver-nos bons.
   Aqui entra a história da semente e da terra. A semente, se cair sobre pedra, no meio da estrada ou entre os espinheiros não produzirá frutos (Lc 8,11-15). A graça de Deus precisa de terra boa do nosso  coração. E todo benefício que Deus nos faz é graça. Observe -se que a recomendação de Maria :"Fazei tudo o que ele vos disser " são as últimas palavras que os Evangelhos conservaram dela. Encontramos Maria ainda em outras ocasiões, sobretudo no Calvário (João 19,25) e no Cenáculo  (At 1,14) , mas sua palavra silenciosa é sempre a mesma : "Fazei tudo o que ele vos disser! Com a mesma insistência e cuidado ela às repente hoje para nós. 
    Os empregados que obedecem Jesus, enchendo as talhas, e, depois, levando o vinho novo ao mestre -sala, também dão -nos um exemplo de comportamento. Na Última Ceia Jesus dirá : "Quem escuta minhas ordens e as   cumpre, esse é quem me ama. E quem me ama será amado por meu Pai e eu o amarei e me revelarei a ele"(João 14,21). Muitas vezes nos parecemos àqueles gregos que, no templo, diziam a Filipe : " Queremos ver Jesus! "(Jo 12,21). Jesus nos diz: Eu me revelarei a  quem me ama, e me ama aquele que cumpre as minhas ordens! A frase de Jesus sobrepõe -se à de Maria : Fazei tudo o que ele vos disser ". Observamos que Maria, com seu "faça-se segundo a tua palavra "(Lc 1,38, dito na Anunciação e vivido na fé e na esperança ao longo de seus dias, é modelo para nós em fazer a vontade de  Deus. E Jesus afirmou de si mesmo que o se alimentava da vontade do Pai(Jo 4,34).
    Meus irmãos e irmãs : O vinho das Bodas de Caná, que retorna hoje na festa de Nossa Senhora Aparecida, é símbolo de todas as graças de Deus, sobretudo da maior de todas as graças : a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador. E Jesus é a primeira das graças que Maria sempre nos apresenta e alcança -nos, porque, tendo-o, teremos tudo. A quem possui Cristo, nada lhe falta. E não podemos pedir maior graça de Maria do que o próprio Jesus, seu Filho, que ela está sempre disposta a dar.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS !
- Adélio Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário