.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 6 de outubro de 2019

Justos diante do Pai-Helena Serpa


15 DE OUTUBRO DE 2019

3ª. FEIRA DA XXVIII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Rm 1,16-25


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 1,16-25
Irmãos: 16Eu não me envergonho do Evangelho,  pois ele é uma força salvadora de Deus  para todo aquele que crê,  primeiro para o judeu,  mas também para o grego.  17Nele, com efeito, a justiça de Deus se revela  da fé para a fé, como está escrito:  O justo viverá pela fé.  18Por outro lado, a ira de Deus se revela, do alto do céu,  contra toda a impiedade e iniquidade dos homens  que em sua iniquidade oprimem a verdade.  19Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto aos homens:  Deus mesmo lho manifestou.  20Suas perfeições invisíveis,  como o seu poder eterno e sua natureza divina,  são claramente conhecidas através de suas obras, desde a criação do mundo. Assim, eles não têm desculpa 21por não ter dado glória e ação de graças a Deus como se deve, embora o tenham conhecido. Pelo contrário, enfatuaram-se em suas especulações, e seu coração insensato se obscureceu:
22alardeando sabedoria, tornaram-se ignorantes 23e trocaram a glória do Deus incorruptível por uma figura ou imagem de seres corruptíveis: homens, pássaros, quadrúpedes, répteis. 24Por isso, Deus os entregou com as paixões de seus corações a tal impureza,
que eles mesmos desonram seus próprios corpos. 25Trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, que é bendito para sempre. - Amém.
Palavra do Senhor.

Reflexão - "a fé professada se reverterá em justiça "
A justiça de Deus se revela em vista da nossa fé e quanto mais ela é professada mais se reverterá como justiça, pois, como diz São Paulo: “o justo viverá pela fé”. São Paulo também nos explica que, por outro lado, a ira de Deus se revela pela nossa impiedade quando negamos a verdade de Deus. O pecado da impiedade é justamente aquele que cometemos quando nos colocamos no lugar de Deus. Porque não cremos em Deus, nós nos pomos no Seu lugar desconhecendo o autor de todas as coisas visíveis e invisíveis.  Por meio das obras criadas desde a criação do mundo, Deus manifestou ao homem as Suas perfeições invisíveis, seu poder eterno e sua natureza divina. As obras de Deus revelam a Sua grandeza e Sua Majestade e O fazem digno de louvor, honra e adoração. Nós, porém, na nossa insensatez, teimamos em não dar glórias a Deus e sim, às coisas criadas e a si mesmo. Adoramos a criatura ao invés do Criador. É esse, o pecado da impiedade. Quando queremos tomar o lugar de Deus e nos colocamos no centro atraindo para nós os elogios ou quando cultuamos as outras criaturas.  Na nossa soberba, o nosso coração se obscurece e mergulhamos na impiedade sofrendo as consequências desse pecado, a doença, a desarmonia, o suicídio, a depressão, a intriga, a traição e muitas outras coisas tristes. O próprio Deus nos deixa entregues às paixões do nosso coração e, por isso, passamos a buscar a “felicidade” interior nas ações pervertidas, nas paixões, nas impurezas, no sexo, no dinheiro, na ganância, no poder etc.  O resultado disso, nós presenciamos até mesmo dentro da nossa casa, na nossa família e por onde andamos: - - Você gosta de ser o centro das atenções? - Você é uma pessoa dá a si um valor muito alto? - Você reconhece que só Deus tem poder para solucionar os seus problemas? - Você coloca os bens e as coisas materiais acima das espirituais? - Como você lida com a questão do ter dinheiro, prestígio, fama?

 

Salmo - Sl 18 (19),2-3. 4-5 (R. 2a)


R. Os céus proclamam a glória do Senhor!

2Os céus proclamam a glória do Senhor, *
e o firmamento, a obra de suas móos;
3o dia ao dia transmite esta mensagem, *
a noite à noite publica esta notícia.R.

4Não são discursos nem frases ou palavras, *
nem são vozes que possam ser ouvidas;
5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, *
chega aos confins do universo a sua voz.R. 

Reflexão - A glória de Deus se manifesta por meio das coisas criadas como o céu, o firmamento, o dia e a noite. A natureza toda dá testemunho da grandiosidade de Deus. Por isso, não precisamos de muitos discursos nem de palavras eloquentes para que acreditemos na força e no poder do Senhor. A Sua voz ressoa e se espalha em toda a terra por meio do Seu amor, da Sua misericórdia para conosco.

Evangelho - Lc 11,37-41


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,37-41
Naquele tempo: 37Enquanto Jesus falava,  um fariseu convidou-o para jantar com ele.  Jesus entrou e pôs-se à mesa.  38O fariseu ficou admirado  ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos
antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu:  'Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior
não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós. Palavra da Salvação. 

Reflexão – “justos diante do Pai
Jesus nos ensina a ter coerência nas nossas atitudes e a agir conforme o que há no nosso interior e não somente de fachada como faziam os fariseus que lavavam as mãos antes das refeições para se purificarem, mas seus corações estavam cheios maldade. Deus conhece o nosso coração e sabe bem das nossas intenções, por essa razão, os nossos gestos exteriores, como o nosso ajoelhar ou nos prostrar diante de Deus, um abraço ou um aperto de mão que nós damos ao irmão, não terão sentido se o nosso coração estiver cheio de rancor, de despeito ou de inveja.  Tudo o que fizermos com o intuito de aparecer para impressionar às outras pessoas, mesmo as nossas boas ações, denota hipocrisia ou falsidade. Assim, pois, Jesus nos adverte: “Aquele que fez o exterior é o mesmo que fez o interior”, portanto, fazer somente para agradar ou para cumprir as regras, é insensatez.  A esmola que, por amor a Deus oferecemos ao nosso próximo, valem muito mais do que as regras que obedecemos por obrigação. Por isso, Jesus também afirmou: “daí esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós!” Precisamos, pois, tomarmos consciência do que Jesus nos ensina e avaliar como é que estamos vivendo o nosso dia a dia nas palavras, gestos e ações. A Palavra de Deus purifica o nosso coração e retira a impureza da nossa mentalidade. Se agirmos de acordo com o pensamento de Deus em atitudes coerentes com a graça que recebemos, seremos justos diante do Pai. – Você costuma fazer alguma coisa para chamar a atenção? – Da mesma forma que você pratica o seu coração pensa?
 – Você costuma fazer julgamentos e comentários sobre as ações dos outros?  - Como é a sua atitude diante de alguém que lhe pede uma esmola? – Para você qual é o sentido da esmola?

Um comentário: