.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

“AI DE VÓS...”Olivia Coutinho



Dia 16 de Outubro de 2019

Evangelho de Lc11,42-46

No evangelho que a liturgia  de hoje nos convida a refletir, Jesus continua fazendo  duras críticas aos fariseus e mestres da lei, que embora  tendo o conhecimento  das escrituras, não  viviam o que  falavam.
“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor a Deus.”
Vestidos com manto da bondade, esses  fariseus e mestres da lei, escondiam a dureza de  seus corações. Fechados numa mentalidade egoística, eles eram incapazes de cultivar o amor e a misericórdia em seus corações. Para impressionar o povo, eles pagavam o dízimo de pequenas coisas, como a  hortelã e outras  ervas que os judeus cultivavam, como aromatizantes e condimentos e que nem entravam no preceito mosaico do pagamento do dízimo. Eles pagavam o dízimo sobre essas ervas, com a finalidade de ostentar um acatamento rigoroso das leis. Uma grande falsidade, pois a lei maior, que é a lei do  amor, eles não cumpriam, o principal, eles deixavam de lado como a misericórdia, a justiça....
A hipocrisia tão criticada por Jesus, é um mal ainda presente em  muitas pessoas de nossas comunidades cristãs. São muitos, os que estão dentro da Igreja e que aparentemente vivem numa adoração constante a Deus, mas uma adoração que não traduz em gestos  concretos, em compromisso de abraçar a causa de Jesus, no cuidado com o que lhe é de mais precioso: a vida humana.
 “Ai de vós, fariseus, porque gostais dos lugares de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas... Sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber.”  Assim como podemos andar  sobre as gramas fofas, sem saber que existem túmulos debaixo delas, há muitos, que  aplaudem os fariseus de hoje, sem saber, que existe uma podridão no seu interior. Há pessoas que tem  facilidade em disfarçar, para que ninguém saiba dos seus erros, mas  a Deus ninguém engana, Deus conhece o coração de cada um de nós.
 “Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” Ao invés  de tomar para si, estas palavra de Jesus, que nada mais era, do que um apelo  a conversão, esse mestre da Lei, atacou Jesus, o que  acontece ainda hoje.  Para muitos, é  mais fácil atacar o mensageiro do que acolher a sua mensagem.  Destruindo o mensageiro, os que são do mal, acreditam  que vão se livrar de suas palavras proféticas.  
Jesus aproveita  mais esta  oportunidade, para nos alertar, sobre o perigo de uma  postura muito comum:  ensinar a Lei de Deus, falando o que o outro deve fazer, e e nós mesmos, não fazermos o que ensinamos,  ao contrário de Jesus, que nunca  nos  ensinou algo, que Ele mesmo não  tenha feito primeiro.
Os mestres da Lei  e os fariseus sempre encontravam um subterfúgio para escapar da prática dos mandamentos de Deus, para eles a interpretação era outra. É triste perceber, que esses fariseus  continuam fazendo o mesmo nos dias de hoje:  rezam  “pela conversão dos pecadores” e esquecem que eles  também, são pecadores, como todos nós somos.
Numa sociedade que não preza os verdadeiros valores, que valoriza o visual, muitos, preocupados com a aparência, com o externo, deixam de cuidar do mais importante, que é o seu interior. E assim essas pessoas, vão deixando de lado, os valores da ética, da moral, para viver na  superficialidade, num  eterno faz de conta...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


2 comentários:

  1. Bom dia querida catequista. Um santo e abençoado dia. Sabia reflexão.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir