.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

-ELE VEIO TRAZER A DIVISÃO- Lc 12,49-53-José Salviano


24 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 12,49-53

 


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
49Eu vim para lançar fogo sobre a terra,
e como gostaria que já estivesse aceso!
50Devo receber um batismo,
e como estou ansioso até que isto se cumpra!
51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra?
Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.
52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas,
três ficarão divididas contra duas e duas contra três;
53ficarão divididos:
o pai contra o filho e o filho contra o pai;
a mãe contra a filha e a filha contra a mãe;
a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.'
Palavra da Salvação.

 

Por que Jesus disse que Ele veio trazer a divisão entre as pessoas, inclusive da mesma família? 

É por que a palavra de Deus separa os bons dos maus. Sem nenhuma intenção de discriminar ninguém, ao fazer um sermão, uma homilia, estamos mostrando os dois lados. Os bons e os maus.  Os bons que são aqueles do lado justo, e os maus que praticam a injustiça.

Ao denunciar as crueldades dos injustos, nós já estamos automaticamente separando eles dos que são as vítimas do seu egoísmo, da sua maldade.

E na realidade, não somos nós pessoalmente que fazemos isso, mas sim, a verdade revelada por Jesus, que nós simplesmente estamos comentando diante da assembleia ali reunida.

E esta injustiça está espalhada por todos os lados. Hoje em dia, ficamos em dúvida quando somos abordados por uma pessoa estranha. Ficamos pensando: Quem é?  Ele é do bem, ou do mal? Eu corro perigo, ou não?

Na própria família surgem muitas contradições, muitos gostos e opiniões diferentes. Nem todos os irmãos são iguais. Uns são caridosos, outros são avarentos, uns têm fé, enquanto outros já possuem uma fé superficial, ou mesmo são incrédulos. E aqueles e aquelas que praticam a sua fé, encontrarão obstáculos de opiniões perante os demais.

Mesmo por que existe a FAMÍLIA DE SANGUE E A FAMÍLIA QUE NASCE DA PALAVRA. Naquele episódio quando disse: Quem são minha e meus irmãos? Ele deixou bem claro que existe uma segunda família.  A família daqueles e daquelas que ouvem a sua palavra e a põe em prática.

Logo, dentro de cada família consanguínea, existem duas famílias: A família de sangue, e a família da fé. Do mesmo modo acontece na sociedade do mundo inteiro.

E por isso ocorrem os desentendimentos entre os pertencentes a família de sangue e os da família que ouvem, que lê, e praticam a palavra de Jesus Cristo.  

Se na família é assim, imagine na  macro sociedade! Nesta, é cada por si, é um salve-se quem puder. Ou ainda, quem puder mais chora menos. São discursos mentirosos, saídos da boca dos homens públicos, que irritam os justos seguidores do Evangelho. Outros que usam o nome da Bíblia, o nome de Deus para ganhar dinheiro. E o pior é que tem gente que acredita  neles, e lhes disponibilizam os seus míseros salários. Eles são como sangue sugas que enriquecem sugando o sangue dos fracos.

Aí vem aquele outro também incrédulo que pergunta: Mais Deus onde está? Ele não está vendo tudo isso?

Está, sim, e por que Ele respeita a liberdade que nos deu, Ele não faz nenhum tipo de intervenção. Lembra da parábola do joio e do trigo? Pois é. Jesus disse que se deveria esperar até a colheita quando poderia então separar o joio do trigo.  Deus não separa o joio do trigo, os bons dos maus, enquanto estamos nesta caminhada. Infelizmente temos de conviver todo o tempo uns com os outros.  A separação Ele irá fazer no Juízo Final. Por  isso é bom que tomemos mais cuidado com o uso que fazemos da nossa liberdade!

Eu vim para lançar fogo sobre a terra...

Aí vem outro que pergunta: Mais não foi o mesmo Jesus que disse: Eu vos dou a minha paz?

Sim! Verdade! Ele disse isso aos seus escolhidos, aos seus discípulos, e a todos nós que aceitamos o seu chamado, que aceitamos a sua pessoa como o enviado do Pai, a todo aquele e aquela que se converter e passar a viver uma vida aos olhos de Deus. A esses, Jesus disse: Eu vos dou a minha paz, eu vos deixo a minha paz.

Jesus não nos obriga a segui-lo, embora nos convide todos os dias a conversão. Embora Ele nos bate a porta diariamente para que mudemos de vida, para que deixemos de seguir os caminhos do mal.

Roguemos ao Pai para nós sejamos de fato pertencentes A FAMÍLIA QUE NASCE DA PALAVRA. A família que ouve e pratica  o Evangelho, a família que faz a vontade do Pai.

Porém, que o nosso esforço não seja somente pessoal, que não sejamos egoístas. Nós precisamos buscar a conversão dos nossos irmãos. Precisamos levar a palavra de Jesus aos nossos irmãos separados, aos nossos  irmãos e irmãs que ainda não pertencem a família que nasce da palavra. Para que eles e elas passem a pertencer  a esta família  universal, mostrada por Jesus.

 

Façamos isso e tenhamos um bom dia. José Salviano.  

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário