.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 27 de outubro de 2019

-O REINO DO CÉU É COMO UM BANQUETE- Lc 14,15-24 -José Salviano



05 de Novembro de 2019
Evangelho - Lc 14,15-24

 


Naquele tempo:
15Um homem que estava à mesa,
disse a Jesus:
'Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!'
16Jesus respondeu:
'Um homem deu um grande banquete
e convidou muitas pessoas.
17Na hora do banquete, mandou seu empregado
dizer aos convidados:
'Vinde, pois tudo está pronto'.
18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas.
O primeiro disse:
'Comprei um campo, e preciso ir vê-lo.
Peço-te que aceites minhas desculpas'.
19Um outro disse:
'Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las.
Peço-te que aceites minhas desculpas'.
20Um terceiro disse:
'Acabo de me casar e, por isso, não posso ir'.
21O empregado voltou e contou tudo ao patrão.
Então o dono da casa ficou muito zangado
e disse ao empregado:
'Sai depressa pelas praças e ruas da cidade.
Traze para cá os pobres,
os aleijados, os cegos e os coxos'.
22O empregado disse:
'Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito,
e ainda há lugar'.
23O patrão disse ao empregado:
'Sai pelas estradas e atalhos,
e obriga as pessoas a virem aqui,
para que minha casa fique cheia.
24Pois eu vos digo:
nenhum daqueles que foram convidados
provará do meu banquete.'
Palavra da Salvação.

 

Jesus nos apresenta mais uma de suas parábolas.  O banquete é o Reino dos céus, que foi primeiro oferecido aos descendentes do povo de Deus que esteve prisioneiro no Egito, e que foi libertado pelas mãos fortes do Pai. Com o passar do tempo, este mesmo povo já não era o mesmo. A Lei deixada por Moisés já estava muito acrescentada com preceitos (630) outros, os quais, serviam para manter os privilégios da elite religiosa dos saduceus.

O Pai enviou ao mundo o seu Filho amado, e quando Ele apresenta  o Plano de Deus aos descendentes do povo de Deus, esses o rejeitaram, chamando-o de impostor. Então Jesus mudou a direção da sua missão, e se dirigiu aos gentios, aos pagãos, aos cegos, aleijados, publicanos, prostitutas, etc.

Assim  também acontece nos dias de hoje.  A Igreja, presença vive de Deus na Terra, apresenta a palavra de Deus Pai, e muitos a ignoram, pois confiam mais em seu poder terreno do que na proteção de Deus.

Então, esta mesma palavra é voltada, para as classes médias e baixas das camadas sociais. Pois os pequenos são mais receptivos aos ensinamentos do Evangelho do que os grandes que preferem se agarrar aos seus projetos de vida baseados no dinheiro.

Assim como aqueles primeiro convidados para o banquete que lhe fora preparado por aquele homem da  parábola, muitos  hoje apresentam as mais variadas  desculpas para não ir a Igreja, para não ir à missa,  par anão ingressar os seus filhos no catecismo. Mais no fundo, a verdadeira razão deles fazerem isso, é a sua confiança plena  no seu poder aquisitivo.

Os judeus recusaram a pessoa de Jesus,  porém, Ele não desanimou, não desistiu da sua missão.

Assim também devemos ser.  Quando encontrarmos alguma barreira de rejeição por parte de alguma pessoa arrogante, peçamos forças ao Espírito de Deus e não desistamos. Seguiremos em frente, e se necessário for,  largamos  aquela turma e vamos evangelizar em outro lugar, onde  tem pessoas humildes,  sedentas  da palavra de Deus. 

Muito embora, aqueles e aquelas que rejeitaram  a catequese, também estão necessitados de Deus.  Eles tentam preencher este vazio com o poder do dinheiro, e cada vez mais eles ficam num vazio maior, pois somente Deus nos completa, somente Deus nos preenche, somente Deus nos satisfaz!

É interessante vermos  aqueles que estão lá no teto da pirâmide social, como eles nunca  estão satisfeitos com o que têm!  Eles ganham polpudos salários, e ainda  dão um jeito de conseguir mais dinheiro...

E fazem isso o tempo todo, e continuam insatisfeitos. E isto é uma prova de que  nada substitui  a presença de Deus em nossas vidas!

Outros que têm bem pouco, são muito mais felizes, do que aqueles que ganham rios de dinheiro muitas vezes de procedência duvidosa...

Caríssimas e caríssimos. O Banquete de Deus está preparado. Está esperando por você todos os dias  na celebração da Santa Missa  que acontece aí na igreja, ou na capela mais próxima de você. Todos os dias, inclusive aos domingos. Pelos menos aos domingos, procure aceitar o convite de Deus para participar deste banquete celestial.

Vá, eleve a sua família.  Vá e entrega  a sua vida nas mãos  daquele que criou tudo, Aquele que pode tudo.

E com certeza Ele vai receber você e os seus entes queridos de braços abertos.  Pois haverá  muita alegria nos Céus, quando  um pecador se arrepende e se volta para Deus.

Seja você hoje, um  motivo dessa alegria celestial! Repense a vida em que você está levando, e você verá que muitas das coisas que até agora você  achou ser as mais importantes em sua vida, não valem nada diante da alegria de pertencer ao Reino de Deus!

Converta-se. Mude sua vida, e você só terá a ganhar  com isso.

 

 

Fica com Deus. José Salviano.

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir